" I Passeio BTT de Tinalhas"

Pensamento:
"Nunca faças da tua vida um rasqunho, pois talvez não tenhas tempo de passá-lo a limpo"
(autor desconhecido

.o0o.
Hoje, de manhã, quando olhei pela janela vi um dia cinzento e com indícios de chuva.
Preparei-me, coloquei a bike no tejadilho da "jipose" e fui ter com o João Valente junto ao Elefante Azul , como préviamente combinado.
Carregámos a bicla dele e lá fomos nós em direcção a Tinalhas para participar no "I Passeio BTT organizado pela Associação de Dinamização e Salvaguarda Patrimonial daquela localidade".
Quando chegámos ao Largo da Junta de Freguesia, a azáfama já era notória com betêtistas a preparar as bikes e pedestrianistas a aconchegarem as sapatilhas, pois a hora de início do passeio estava já próxima e havia que atacar os trilhos.

Deslocámo-nos ao "secretariado" para receber os respectivos dorsais e uma t-shirt alusiva ao evento e lá fomos nós tratar também das nossas bikes.
Por ali demos uma voltinha cumprimentado amigos, aqui e acolá e fomos ao café "A Bomba" (que nome!!!) injectar por via oral, o nosso "doping" que consistiu numa bica bem tirada por uma simpática senhora.
Já dopados, quero dizer, preparados para enfrentar a contenda, lá nos deslocámos para a grelha de partida.
Apesar de mais de 60 inscritos no passeio, notei a falta de comparência de alguns "pedalantes cá do burgo"

Mas como somos uns faladores e descuidados inveterados, deixámos abalar toda aquela malta, ficando na cauda do pelotão umas centenas de metros.
Entretanto a manhã apresentava-se agora solarenga e convidativa pelo que pedalar era mesmo um prazer.
Logo no primeiro quilómetro deparámos com o pelotão, não de betêtistas, que esses a nossa vista já não alcançava, mas sim dos participantes do pedestre, que simpáticamente abriram alas para nós passarmos, eu o Roberto e o João Valente que entre aplausos lá continuámos a nossa "jorna". Foi o primeiro momento divertido de muitos em que participámos durante todo o percurso.

Ainda antes do terceiro quilómetro, o João Valente furou, proporcionando apesar do percalço, o segundo momento divertido, com "nhanha" nas mãos e mãos na "nhanha" eheheh!!! (quem terá sido).
O percurso foi sendo absorvido por estes três amantes do pedal, com paragens aqui e alí para registar alguns momentos e paisagens espectaculares.
Alguns kms antes do abastecimento encontrámos o Jorge e o Gilberto, que nos acompanharam até a Barragem da Marateca, onde parámos para nos divertirmos um pouco, sendo brindados pelo Gilberto com algumas acobracias aquáticas.
Houve tempo para tudo, até para nos divertirmos.
Chegámos nos últimos lugares, é certo, mas por opcão e a idéia era mesmo chegar antes de ser servido o almoço e isso conseguímos e com exito.

Tivémos tempo ainda para "emborcar duas escorregadiças imperiais" seguidas dum banho retemperador com água bem quentinha e sem o perigo de deixar cair o sabonete. eheheh!!!
Sobre o passeio em si, pouco tenho a dizer, mas que define certamente esta primeira organização da SUMAGRE.
- Simpatia e bem receber.
- A escolha de trilhos espectaculares e com lindas paisagens.
- Trajecto todo ele ciclável e ao alcance de qualquer praticante.
- Altimetria moderada (509 de acumulado em 44 kms)
- Banhos com água quente
- Almoço farto e bem servido, por pessoas cuja simpatia e bem querer servir, merece ser referenciado.
"Um exemplo a seguir"!!!

Aos organizadores deste I Passeio BTT de Tinalhas, o meu obrigado por esta bela manhã de btt e contem comigo para as vossas próximas organizações.