Avançar para o conteúdo principal

" I Passeio BTT de Tinalhas"

Pensamento:
"Nunca faças da tua vida um rasqunho, pois talvez não tenhas tempo de passá-lo a limpo"
(autor desconhecido


.o0o.
Hoje, de manhã, quando olhei pela janela vi um dia cinzento e com indícios de chuva.
Preparei-me, coloquei a bike no tejadilho da "jipose" e fui ter com o João Valente junto ao Elefante Azul , como préviamente combinado.
Carregámos a bicla dele e lá fomos nós em direcção a Tinalhas para participar no "I Passeio BTT organizado pela Associação de Dinamização e Salvaguarda Patrimonial daquela localidade".
Quando chegámos ao Largo da Junta de Freguesia, a azáfama já era notória com betêtistas a preparar as bikes e pedestrianistas a aconchegarem as sapatilhas, pois a hora de início do passeio estava já próxima e havia que atacar os trilhos.

Deslocámo-nos ao "secretariado" para receber os respectivos dorsais e uma t-shirt alusiva ao evento e lá fomos nós tratar também das nossas bikes.
Por ali demos uma voltinha cumprimentado amigos, aqui e acolá e fomos ao café "A Bomba" (que nome!!!) injectar por via oral, o nosso "doping" que consistiu numa bica bem tirada por uma simpática senhora.
Já dopados, quero dizer, preparados para enfrentar a contenda, lá nos deslocámos para a grelha de partida.
Apesar de mais de 60 inscritos no passeio, notei a falta de comparência de alguns "pedalantes cá do burgo"

Mas como somos uns faladores e descuidados inveterados, deixámos abalar toda aquela malta, ficando na cauda do pelotão umas centenas de metros.
Entretanto a manhã apresentava-se agora solarenga e convidativa pelo que pedalar era mesmo um prazer.
Logo no primeiro quilómetro deparámos com o pelotão, não de betêtistas, que esses a nossa vista já não alcançava, mas sim dos participantes do pedestre, que simpáticamente abriram alas para nós passarmos, eu o Roberto e o João Valente que entre aplausos lá continuámos a nossa "jorna". Foi o primeiro momento divertido de muitos em que participámos durante todo o percurso.

Ainda antes do terceiro quilómetro, o João Valente furou, proporcionando apesar do percalço, o segundo momento divertido, com "nhanha" nas mãos e mãos na "nhanha" eheheh!!! (quem terá sido).
O percurso foi sendo absorvido por estes três amantes do pedal, com paragens aqui e alí para registar alguns momentos e paisagens espectaculares.
Alguns kms antes do abastecimento encontrámos o Jorge e o Gilberto, que nos acompanharam até a Barragem da Marateca, onde parámos para nos divertirmos um pouco, sendo brindados pelo Gilberto com algumas acobracias aquáticas.
Houve tempo para tudo, até para nos divertirmos.
Chegámos nos últimos lugares, é certo, mas por opcão e a idéia era mesmo chegar antes de ser servido o almoço e isso conseguímos e com exito.

Tivémos tempo ainda para "emborcar duas escorregadiças imperiais" seguidas dum banho retemperador com água bem quentinha e sem o perigo de deixar cair o sabonete. eheheh!!!
Sobre o passeio em si, pouco tenho a dizer, mas que define certamente esta primeira organização da SUMAGRE.
- Simpatia e bem receber.
- A escolha de trilhos espectaculares e com lindas paisagens.
- Trajecto todo ele ciclável e ao alcance de qualquer praticante.
- Altimetria moderada (509 de acumulado em 44 kms)
- Banhos com água quente
- Almoço farto e bem servido, por pessoas cuja simpatia e bem querer servir, merece ser referenciado.
"Um exemplo a seguir"!!!


Aos organizadores deste I Passeio BTT de Tinalhas, o meu obrigado por esta bela manhã de btt e contem comigo para as vossas próximas organizações.

Fiquem bem
AC

Comentários

pjfa disse…
Já estou mesmo a ver que o pessoal de Castelo Branco marcou presença pela positiva.
Temos de "contagiar" os restantes com esse espírito.

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel