Avançar para o conteúdo principal

"Em busca do genuíno bísaro"

Pensamento:
"O pensamento faz o homem, por isso o bom pensamento é a coisa mais importante da vida"
(James Allen

.o0o.
Numa manhã magnífica para a prática do btt, compareceram na Pires Marques 9 aventureiros prontos para dar início à busca do esquívo "bísaro", algures perdido em terras "Escalenses": AC, Fidalgo, Álvaro, Marco, Filipe Salvado, Jorge Palma, Filipe, Pedro Marquês e Agnelo.
Lá partimos pelas 08h15 com rumo a Sta Apolónia, onde o Agnelo aventou a hipótese de pisarmos alguns dos trilhos que anteriormente tinha feito num nocturno.
Toda a gente concordou, abortando a idéia inicial de irmos para os lados da Lardosa e, logo a seguir ao "single" das Piscinas, virámos à direita para o Casal da Curtinha, onde fomos recebidos por um corpulento e mal humorado cão, felizmente preso com uma grossa corrente, mas que, mesmo assim, não deixou de impor respeito.
Continuámos até cruzarmos a N.233 e seguimos até à N.352, que faz a ligação Escalos de Cima - Escalos de Baixo e subimos para o Vale do Cio, continundo pelo Penedo de Ferro até Chegarmos à Mata, onde não chegámos a entrar, seguindo depois por um novo trilho pela zona da Barrussa e tapada do Zé Lopes até atingirmos a N.240, já próximo do local onde íamos degustar o "bacorinho"
Como ainda era um pouco cedo e a "coisa" estava programada para as 11h, que era quando aqueles "ditos cujos" abandonariam a toca (forno), demos ainda uma voltinha em redondo lá para os lados da Balorca, para entrar nos Escalos de Baixo pelo Chafariz, onde alguns companheiros aproveitaram para atestar os camelbacks.
Dirigimo-nos então ao Restaurante "O Chafariz", onde o Sr Mendonça nos permitiu dar uma mirada naqueles belos espécimes suínos, acabadinhos de saír do forno e que pareciam dormir, bem aconchegadinhos na travessa que os transportara.
Na rua e numa mesa estratégicamente colocada, lá nos sentámos debaixo da sombra artificial criada pelos guarda sol.
Começaram então a chegar à mesa umas belas e rechonchudas sandes de leitão, muito bem aviadas e acompanhadas dumas esbeltas garrafas de cerveja sagres, vulgo bjecas, tão fresquinhas, que ao primeiro toque labial provocaram arrepios.
Estávamos nós entretidos naquela azáfama de destruir à dentada aquelas belas sandes de leitão, e eis que chega à mesa uma travessa de leitão, bem ornamentada e oferta da casa, para reforçar este original abastecimento após umas pedalantes horas por cabeços e vales que alí nos conduziram e que bem substituiu as famosas barrinhas energéticas.
Depois do farto abastecimento, outra surpresa ao perguntar. Quanto é??
3 euros a cada um por 1 sandes de leitão, 2 bjecas e uma travessa de leitão. Oba!!!
Nunca mais vou abandonar a minha bicla enquanto ela me transportar para estes locais de encanto. eheheh!!! (gastronómicamente falando, diga-se!!)
Pois é, meus amigos!!!
O porco bísaro é uma raça autóctone que não conseguímos efectivamente encontrar por estes lados, pois é oriunda da zona transmontana e onde é fundamental na gastronomia da região, não só lo leitão assado, como noutros pratos regionais e também muito apreciado no "fumeiro".
Encontrámos sim, outra raça, a mais comum e que degustámos com prazer, fruto da mestria e bem saber preparar o famoso leitão à moda da bairrada pelo e que pode ser encontrado e degustado no Restaurante "O Chafariz" aqui bem perto da cidade, em Escalos de Baixo.
Depois!!!
Bem, depois é que a porca torceu o rabo, pois tinhamos que regressar à terra dos albicastrenses.
Numa pose menos relaxada e numa posição algo mais chegada à frente, com a velocidade de cruzeiro substancialmente reduzida, lá rumámos à Vinha do Marco, Monte Brito e Alagão, para entrarmos na cidade pelas Fontainhas cerca das 13h, com 47 kms percorridos de forma bem alegre e divertida.
Apenas dois pormenores criaram uma pequena mancha nesta bela e divertida manhã de btt.
Logo no início o Filipe partiu a corrente da sua bike, situação por ele prontamente resolvida, pois já aderiu à nova moda do "link de ligação" e, quando circulávamos em direcção à Mata, a aparatosa queda do Fidalgo, felizmente sem consequências graves, apenas algumas escoriações no braço e perna. (As melhoras Fidalgo!!!, Não te esqueças de tomar as injecções bebiveis "Sagrespan", eheheh)
Fiquem bem
Terça Feira há pedalada. Concentração pelas 08h na Pires Marques.
Até lá
AC

Comentários

Varadero disse…
Estou que nem posso, só por ver o que perdi!!! Ainda por cima tinha a bici e mochila prontinha, só que por circunstancias de ultima hora tive de ficar em casa...... Até à próxima volta, cumprimentos a todos...
JValente disse…
Varadero..junta-te ao grupo!

Camelbag, jersey, calçoes, hidrapak no frigorifico a noite toda...tudo prontinho para uma manhã impec! Na hora de acordar, não acordei! Deixei-me dormir! Apanhei cá uma arrelia!
Enfim...
Excelente volta!

Abraço
João Valente
rider disse…
No Domingo fui para Leça da Palmeira.
Bem que me lembrei deste passeio, mas terá de ficar para a próxima.
Ainda bem que tudo correu bem, ou melhor, quase tudo.

Então o Fidalgo cai antes de beber ...
"Ó Fidalgo ... bebe antes de pedalar" eh eh eh

As melhoras.

rarn
Fidalgo disse…
Tirando uns arranhões, o corpo dorido e uma dorzita no peito ( não sei se não será alguma costela rachada) eswtá tudo bem. Agora tenho que recuperar até sabado, rota do feijão frade.
Não sei se não tenho que seguir o conselho do Roberto, e beber antes de pedalar.
Boas pedaladas para todos e ´não façam como eu.
Abílio Fidalgo
Jorge Palma disse…
Foi uma bela voltinha sim senhor, com um belo bacorinho para encher o fatinho!!!
As melhoras para o Fidalgo.
Até sábado na Rota do Feijão Frade.

Jorge Palma

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel