Avançar para o conteúdo principal

"II Passeio BTT # Rota do Feijão Frade"

Pensamento:
"A verdadeira amizade deixa marcas positivas que o tempo jamais poderá apagar."
(autor desconhecido)


.o0o.
Inserido na II Feira do Feijão Frade, na Lardosa, decorreu hoje naquela localidade, o também II Passeio de BTT com a mesma denominação e ao qual eu não poderia faltar, não fosse ele idealizado e organizado pelo meu amigo Pinto, o que à partida era o garante de boa organização, belos trilhos e poucas subidas como é seu apanágio, além do empenho que coloca neste tipo de organizações.
Hoje, era esperado um dia algo chuvoso e com rajadas de vento fortes, segundo a meteorologia, mas apesar de durante todo o dia prevalecer a ameaça de chuva, esta conteve-se, pelo menos nas zonas onde decorreu o evento e durante a Feira.
Saí de casa pelas 08h na minha mini jipose e com a bicla pronta a devorar trilhos e aí vou eu direito ao campo de futebol da Lardosa, local da concentração.
Quando cheguei já por ali havia grande azáfama e algumas caras conhecidas. Um pouco de conversa aqui e ali, e dirigí-me ao secretariado para efectuar o pagamento da inscrição e receber o saco com os brindes, onde não faltou o saquinho do feijão frade.
A malta entretanto foi chegando e pouco depois das 09h foi dada a partida em direcção ao recinto da feira, onde seria dada a partida oficial.
160 betêtistas de todas as classes e idades puseram-se em marcha alargando aquele colorido a que já estamos habituados.
Juntei-me à malta do BTTHAL e como já vem sendo hábito, seguimos na cauda do pelotão, pois lá para a frente há muito pó na confusão com as "sprintadelas" e a luta quase titânica dos ganhadores de passeios para ver quem chega primeiro à meta, mesmo sabendo que o prémio é uma valente "seca" à espera dos restantes para irem almoçar.
Mas avancemos. . .
No recinto da feira foi dada a partida real e o pelotão, por pouco tempo, depressa se desmembrou, seguindo em direcção ao Vale da Torre, passando na zona das hortas dos Escalos de Cima, cruzando a Ribeira do Vale do Freixo para encostar à Ribeira de Alpreade e dar início à grande subida do dia, segundo a organização.
Entre bonitos trilhos e estradões, lá chegámos à zona do primeiro abastecimento, no Vale da Torre, onde só não se alimentou quem não quiz, pois havia sandes, fruta e bebida em abundância e à descrição.
Continuámos depois em direcção à Póvoa da Atalaia por trilhos que eu ainda não conhecia e que gostei bastante de percorrer, com algumas passagens bem interessantes, além da espectacularidade do moinho, naquela bonita zona verde e frondosa, complementada pela ponte romana, ou medieval, não sei, que me fez por ali permanecer bastante tempo alheado do restante.
Éramos uns quantos que por alí ficámos na brincadeira e a "metralhar" nas digitais.
Entrámos seguidamente em trilhos já meus conhecidos até S. Fiel, onde se encontrava o segundo abastecimento, também ele farto em fruta, bebidas e barras energéticas e por alí nos mantivemos na galhofa, com novas bricadeiras e diabruras, até que tivémos mesmo que arrancar, pois a hora já era tardia e a malta da organização que nos seguia já devia estar farta de empurrar estes "gaijos".
Depois foi só rolar quase sempre em largos e arenosos estradões sempre contornando a Barragem da Marateca, numa dança constante até chegar à Lardosa, com excepção da bonita passagem da ribeira naquele estreito pontão e porreiros singles "made in ovelha".
A chegada à zona da meta, de fazer inveja a muitas organizações "pros", fez a malta entrar de peito inchado e até deu para ser entrevistado.
E esta heim!!!
Cheguei ao final na companhia do Micaelo e enquanto esperámos pelo resto do grupo ainda tivemos que beber uma bjeca para arrefecer o radiador e depois outra para comemorar a chegada do grupo "são e salvo".
Foram 66 kms plenos de divertimento e boa disposição, num percurso delineado por belos trilhos e com um acumulado de 675m, acessível a qualquer praticante regular.
Quanto à organização. . .
Não é fácil por em marcha um evento destes, como alguns possam pensar, porém, fiquei satisfeito com o percurso e com a forma simpática e colaborante como fui recebido e vi receber.
A sinalização do percurso estava, no meu entender, bastante correcta e bem visível, não dando origem a grandes enganos.
De louvar e um exemplo para, infelizmente na nossa zona, outras organizações, uma carrinha logo atrás do ultimo participante ia recolhendo as fitas e limpando o lixo deixado por alguns meninos imitadores de prós, a quem há que explicar que as jerseys todas janotas que usam, têm dois, ou três bolsinhos atrás, onde cabem perfeitamente os envólucros das barrinhas energéticas e as garrafinhas de plástico vazias, que poderiam descarregar em vários caixotes do lixo que eu ví durante o trajecto, ou em último caso à chegada.
O almoço era farto e cada um servia-se como queria e bem lhe apetecia. Um luxo!!!
Para o ano contem comigo e não deixem extinguir estes belos passeios, que só é pena não ser guiado para acalmar algum "frenesim" e ajudar e integrar alguns companheiros "bicicletantes" no espírito destes "PASSEIOS", que são fundamentalmente o convívio, fomentar a camaradagem e somar novos amigos.
Fiquem bem
AC

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Açudes da Ribeira da Magueija"

Com o dia a acordar liberto de chuva e com nuvens pouco ameaçadoras, juntei-me ao Jorge Palma, Vasco Soares, António Leandro, Álvaro Lourenço, David Vila Boa e Ruben Cruz na Rotunda da Racha e resolvemos ir tomar o cafezinho matinal ao Cabeço do Infante. Fomos ao encontro do Paulo Jales, que se juntou ao grupo na Avenida da Europa e lá fomos em pedalada descontraída e na conversa dar a nossa voltinha asfáltica. O dia, bastante fresco mas solarengo, convidava mesmo a um bom par de pedaladas. Passámos a taberna Seca e descemos à velha ponte medieval do Rio Ocreza, onde fomos envolvidos por um denso nevoeiro junto ao leito do rio e por um friozinho que se foi dissipando na subida aos Vilares, assim como a neblina, que nos abandonou logo que iniciámos a subida. Passámos por S. Domingos e paramos mais à frente, no Cabeço do Infante para a dose de cafeína da praxe. Dois dedos de conversa e cafezinho tomado, foi o mote para voltarmos às bikes. O David e Ruben separaram-