Avançar para o conteúdo principal

"Maxiais II"

Manhã algo fria e mais uma terça feira pedalante.
Pelas 08h lá nos juntámos no Parque Infantil da Pires Marques, 5 "habitués" deste contagiante vício de pedalar e conviver, descobrir novos locais para pisar com as nossas "irrequietas biclas" e desfrutar trilhos e paisagens sempre em busca de aventura e emoção.
AC, F.Mike, João Valente; Filipe e Agnelo, foram os protagonistas dos 55 kms percorridos hoje, sempre com a cidade como horizonte, desfrutando de alguns bonitos single tracks e trilhos variados.
Saímos da cidade um pouco mais tarde que o habitual, derivado ao atraso do Agnelo, que hoje resolveu dormir mais um pouco.
Rumo à Cova dos Gagos, aí vamos nós em busca dum novo single para desfrutar em descida e numa área de matagal (zona depilatória), terreno lavrado e travessia de pequenos ribeiros e a terminar numa passagem bastante estreita a requerer alguma técnica, que não é bem o meu caso, pois logo no final da lavrada andei a praticar o salto mortal em frente. eh eh eh!!!
Passámos os Maxiais para desfrutarmos outro single track com início numa zona de pinhal e a continuar após a passagem dum pequeno ribeiro, entre muros de xisto até ao arrabalde da povoação.
Continuámos em direcção às Olelas, com uma pequena paragem numa tapada repleta de flores primaveris, que nos convidou a um par de fotos para mais tarde recordar.
Subimos às Olelas por um novo acesso, desconhecido da maioria dos pedalantes cá do burgo, bem bonito por sinal e com um enquadramento paisagístico diferente.
Já no estradão lá no alto, enveredámos por outra zona de single track para entrarmos num Retaxo mais profundo, onde pedalámos por algumas ruelas bem no interior, em direcção à Sra da Guia, passando junto à capela em direcção aos Cebolais de Baixo, onde estava prevista a paragem principal, para tomar café.
Alí nos entretivemos um pouco a bebericar o café e a dar dois dedos de conversa, continuando depois o nosso passeio de hoje em direcção à zona de Sarnadas, mudando o rumo na Fonte Nova para apanharmos o estradão que passa nas traseiras das bombas da galp na antiga IP2 e que ladeámos até à Represa, onde nos esperava uma "doce" surpresa.
Assim que chegámos junto ao Restaurante do Ramalhete, o "Ti Oliveira", meu colega de outras lides e avô do João Valente, assomou logo à janela e já não havia volta a dar, senão contornar a casa e entrar pelo outro portão, pois a garrafinha da bela e cintilante "giribita" aguardava ansiosa que nos reuníssemos em seu redor.
O "Ti Oliveira" lá foi buscar os copitos para esta "casual" ocasião e depois, "salute!!!", que deu direito a uma dobradinha, para alguns, claro!!!
Entretanto o Agnelo já tinha regressado pela via mais rápida, pois surgiu-lhe um compromisso inopinado e o resto da rapaziada lá seguiu em direcção às belas ruínas das Benquerenças Velhas, zona onde me dá um gozo enorme pedalar e que é "recheada" de belos single tracks, para depois cruzarmos as restantes Benquerenças, de Baixo e de Cima, para passarmos sob a A23 que ladeámos até ao Valongo, onde nos despedimos do João e continuámos para o centro, onde terminámos a nossa volta de hoje, pelas 13h00, já com o tempo a ameaçar uma chuvinha.
Foram 55 kms bem divertidos e com a malta já habitual nestes passeios semanais e que proporciona sempre uma manhã repleta de boa disposição e sã camaradagem.
A quem lê este blog, gosta realmente de btt e sente o "bichinho" a mexer, junte-se a nós nas terças e domingos, com concentração na Pires Marques pelas 08h e vão ver que o "papão" só existe mesmo na nossa infância. eh eh eh!!!

Fiquem bem
Vêmo-nos nos trilhos
AC
slideshow

Comentários

LR disse…
Caro "AC",
Tenho a perfeita noção que não vou ser original, mas...parabéns pelo excelente blog! Vou dar o meu modesto contributo para a merecida divulgação em http://bikestrilhosetralhos.blogspot.com.
Cumprimentos e boas pedaladas.
LR

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de moto pelo Alto Douro Vinhateiro"

"O que é bonito neste mundo, e anima, é ver que na vindima de cada sonho fica a cepa a sonhar outra aventura." (Miguel Torga) Com a  excelente companhia dos amigos Luís Miguel, João de Deus e Marta Farias, fomos "desbravar" algumas das encantadoras estradinhas panorâmicas do Alto Douro Vinhateiro. A saída foi programada para as 07h00 e, já na companhia do Luís Miguel, fomos até Penamacor, onde o João e a Marta já nos aguardavam junto às bombas de combustíveis locais. Já agrupados rumamos ao norte cruzando Meimoa, Vale da Srª da Povoa, Terreiro das Bruxas, Santo Estevão e Sabugal. A partir desta vila e com a bonita visão do seu famoso castelo das cinco quinas, entramos em terras de Ribacoa, onde o frescura matinal nos atormentou um pouco e nos fez reconhecer que o verão já lá vai e as temperaturas vão já sofrendo metamorfoses, sobretudo em algumas zonas e, esta é uma delas. Logo após abandonarmos o Sabugal, viramos à direita para as Quinta