terça-feira, 18 de março de 2008

"Maxiais II"

Manhã algo fria e mais uma terça feira pedalante.
Pelas 08h lá nos juntámos no Parque Infantil da Pires Marques, 5 "habitués" deste contagiante vício de pedalar e conviver, descobrir novos locais para pisar com as nossas "irrequietas biclas" e desfrutar trilhos e paisagens sempre em busca de aventura e emoção.
AC, F.Mike, João Valente; Filipe e Agnelo, foram os protagonistas dos 55 kms percorridos hoje, sempre com a cidade como horizonte, desfrutando de alguns bonitos single tracks e trilhos variados.
Saímos da cidade um pouco mais tarde que o habitual, derivado ao atraso do Agnelo, que hoje resolveu dormir mais um pouco.
Rumo à Cova dos Gagos, aí vamos nós em busca dum novo single para desfrutar em descida e numa área de matagal (zona depilatória), terreno lavrado e travessia de pequenos ribeiros e a terminar numa passagem bastante estreita a requerer alguma técnica, que não é bem o meu caso, pois logo no final da lavrada andei a praticar o salto mortal em frente. eh eh eh!!!
Passámos os Maxiais para desfrutarmos outro single track com início numa zona de pinhal e a continuar após a passagem dum pequeno ribeiro, entre muros de xisto até ao arrabalde da povoação.
Continuámos em direcção às Olelas, com uma pequena paragem numa tapada repleta de flores primaveris, que nos convidou a um par de fotos para mais tarde recordar.
Subimos às Olelas por um novo acesso, desconhecido da maioria dos pedalantes cá do burgo, bem bonito por sinal e com um enquadramento paisagístico diferente.
Já no estradão lá no alto, enveredámos por outra zona de single track para entrarmos num Retaxo mais profundo, onde pedalámos por algumas ruelas bem no interior, em direcção à Sra da Guia, passando junto à capela em direcção aos Cebolais de Baixo, onde estava prevista a paragem principal, para tomar café.
Alí nos entretivemos um pouco a bebericar o café e a dar dois dedos de conversa, continuando depois o nosso passeio de hoje em direcção à zona de Sarnadas, mudando o rumo na Fonte Nova para apanharmos o estradão que passa nas traseiras das bombas da galp na antiga IP2 e que ladeámos até à Represa, onde nos esperava uma "doce" surpresa.
Assim que chegámos junto ao Restaurante do Ramalhete, o "Ti Oliveira", meu colega de outras lides e avô do João Valente, assomou logo à janela e já não havia volta a dar, senão contornar a casa e entrar pelo outro portão, pois a garrafinha da bela e cintilante "giribita" aguardava ansiosa que nos reuníssemos em seu redor.
O "Ti Oliveira" lá foi buscar os copitos para esta "casual" ocasião e depois, "salute!!!", que deu direito a uma dobradinha, para alguns, claro!!!
Entretanto o Agnelo já tinha regressado pela via mais rápida, pois surgiu-lhe um compromisso inopinado e o resto da rapaziada lá seguiu em direcção às belas ruínas das Benquerenças Velhas, zona onde me dá um gozo enorme pedalar e que é "recheada" de belos single tracks, para depois cruzarmos as restantes Benquerenças, de Baixo e de Cima, para passarmos sob a A23 que ladeámos até ao Valongo, onde nos despedimos do João e continuámos para o centro, onde terminámos a nossa volta de hoje, pelas 13h00, já com o tempo a ameaçar uma chuvinha.
Foram 55 kms bem divertidos e com a malta já habitual nestes passeios semanais e que proporciona sempre uma manhã repleta de boa disposição e sã camaradagem.
A quem lê este blog, gosta realmente de btt e sente o "bichinho" a mexer, junte-se a nós nas terças e domingos, com concentração na Pires Marques pelas 08h e vão ver que o "papão" só existe mesmo na nossa infância. eh eh eh!!!

Fiquem bem
Vêmo-nos nos trilhos
AC
slideshow

1 comentário:

LR disse...

Caro "AC",
Tenho a perfeita noção que não vou ser original, mas...parabéns pelo excelente blog! Vou dar o meu modesto contributo para a merecida divulgação em http://bikestrilhosetralhos.blogspot.com.
Cumprimentos e boas pedaladas.
LR