Avançar para o conteúdo principal

"Subida à Sra da Graça > Monte Farinha"

Organizado pelo amigo José Cavaca, decorreu ontem a subida ao Monte Farinha, vulgo Sra da Graça, em Mondim de Basto.
21 entusiastas deste salutar desporto aderiram de pronto a esta bonita aventura, tendo eu e o Silvério Correia ido de Castelo Branco.
A concentração foi em Orjais, na residência do Sr. Fernando Prata, de onde partimos já depois das 07h.
Distribuidos por várias viaturas e as bikes acomodadas numa viatura comercial, rumámos a Amarante, onde demos início a esta explêndida aventura.
Os bombeiros locais acolheram-nos, facilitaram-nos o parqueamento das viaturas e disponibilizaram o balneário para que tomássemos banho com água quentinha no final.
O meu obrigado aos Bombeiros de Amarante.
A chegada a Amarante deu-se cerca das 10h30 e depois de preparadas as bikes e restante material, lá partimos em direção ao alto do mítico Monte Farinha.
Sempre em alegre cavaqueira, lá fomos conquistando km após kms em direção a Fermil de Basto, localidade de viragem para Mondim de Basto, onde efetuámos uma paragem para a ingestão cafeínica.
2 kms depois, foi a viragem para o alto da Sra da Graça, que cada um conquistou ao seu ritmo.
Fiz a subida na companhia do Silvério, que a conquistou pela primeira vez e, para mim, foi gratificante rever de novo todo aquele explêndor paisagístico. Tinha subido àquele local pela última vez em Agosto de 2008.
A alegria estava estampada no rosto de todos os meus companheiros e, já todos juntos, cada um absorveu à sua maneira aquele mítico local, onde a envolvente paisagística é deveras espetacular.
Tirámos uma foto de grupo para mais tarde recordar e descemos de novo a Mondim de Basto, onde parámos para reagrupar.
O regresso era para ser feito por outro percurso, mas o piso bastante degradado, demoveu-nos e optámos por regressar pelo mesmo percurso que tinhamos percorrido até ali.
Acabou por não ser bem assim, pois à passagem por Fermil de Basto, seguimos em frente em vez de tomarmos a direção de Celorico de Basto.
Ainda fizémos uma boa "mão cheia" de kms, uns mais do que outros, até que demos pelo engano, pois já tinhamos passado por Muxões e iamos em direção a Fafe.
regressámos então a Fermil e tomámos o rumo certo até Amarante, onde chegámos na altura em que começou a chover.
Foi um percurso maravilhoso, ainda que tivesse que ser alterado pelo estado da estrada que o amigo José Cavaca tinha delineado, na qual iríamos pedalar ladeando o bonito Rio Tâmega.
Depois do banhinho tomado, fomos até ao bar e lanchámos pois a tarde já ia adiantada.
Estava preparada uma surpresa final!!!
Já com toda a malta reagrupada de novo na casa do Sr Fernando Prata, seguiu-se uma GRANDE e animada Tertúlia entre amigos, onde a animação e o companheirismo foram a nota presente.
Já agora, tenho também que realçar o feito de outro elemento que nos acompanhou desde a Guarda e que cumprindo todo o percurso, também ele subiu ao alto da Sra da Graça e connosco regressou. Um belo e suculento LEITÃO, com que nos deliciámos acompanhando uma enorme panóplia de outras iguarias, que se apinharam na mesa onde nos sentámos, para devorar aquele belo repasto.
Alegria e boa camaradagem não faltaram e senti-me previlegiado por poder fazer parte deste belo lote de amigos e companheiros do pedal.
O regresso a casa foi feito já com o relógio a querer começar a contar outro dia e com a chuva, que pacientemente aguardou que acabássemos a nossa jornada ciclística a jorrar em força até passarmos a Gardunha.
Um dia que vou guardar no baú das boas recordações!!!












Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos,
ou fora deles
AC


Comentários

Luantes disse…
Epah
Vocês pedalam para caraças
ir até Mondim de Basto é obra
Terão a recompensa de poder apreciar lindos recantos deste nosso País
Contactar outras gentes e outros usos e costumes
Gosto de pedalar convosco (virtualmente)
voltaremos a encontrar nos por aqui a qualquer altura
AC disse…
Obg Sr Antunes pelos seus comentários.
De fato, a minha maior recompensa é poder apreciar a beleza de alguns recantos deste nosso País, partilhando-a, sempre que possível, com amigos, ou juntando-me a estes, para partilhar, quando por eles idealizado.
Abraço.
paulo rodrigues disse…
Boa tarde AC.
Conciso, sucinto q/b, simplesmente espectacular.
5 estrelas... Embora verdinho nestas andanças, estou convicto de que nos iremos encontrar mais vezes e disfrutar do companheirismo ciclista.
Abraço,
Paulo Rodrigues
AC disse…
Olá Paulo
Obg pelo seu comentário.
o dia . . . esse sim, foi 5 ***** e repleto de companheirismo e sâ camaradagem.
Certamente que nos iremos encontrar em qualquer outra ocasião.
Abraço
AC

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de moto pelo Alto Douro Vinhateiro"

"O que é bonito neste mundo, e anima, é ver que na vindima de cada sonho fica a cepa a sonhar outra aventura." (Miguel Torga) Com a  excelente companhia dos amigos Luís Miguel, João de Deus e Marta Farias, fomos "desbravar" algumas das encantadoras estradinhas panorâmicas do Alto Douro Vinhateiro. A saída foi programada para as 07h00 e, já na companhia do Luís Miguel, fomos até Penamacor, onde o João e a Marta já nos aguardavam junto às bombas de combustíveis locais. Já agrupados rumamos ao norte cruzando Meimoa, Vale da Srª da Povoa, Terreiro das Bruxas, Santo Estevão e Sabugal. A partir desta vila e com a bonita visão do seu famoso castelo das cinco quinas, entramos em terras de Ribacoa, onde o frescura matinal nos atormentou um pouco e nos fez reconhecer que o verão já lá vai e as temperaturas vão já sofrendo metamorfoses, sobretudo em algumas zonas e, esta é uma delas. Logo após abandonarmos o Sabugal, viramos à direita para as Quinta