Avançar para o conteúdo principal

"Subida à Sra da Graça > Monte Farinha"

Organizado pelo amigo José Cavaca, decorreu ontem a subida ao Monte Farinha, vulgo Sra da Graça, em Mondim de Basto.
21 entusiastas deste salutar desporto aderiram de pronto a esta bonita aventura, tendo eu e o Silvério Correia ido de Castelo Branco.
A concentração foi em Orjais, na residência do Sr. Fernando Prata, de onde partimos já depois das 07h.
Distribuidos por várias viaturas e as bikes acomodadas numa viatura comercial, rumámos a Amarante, onde demos início a esta explêndida aventura.
Os bombeiros locais acolheram-nos, facilitaram-nos o parqueamento das viaturas e disponibilizaram o balneário para que tomássemos banho com água quentinha no final.
O meu obrigado aos Bombeiros de Amarante.
A chegada a Amarante deu-se cerca das 10h30 e depois de preparadas as bikes e restante material, lá partimos em direção ao alto do mítico Monte Farinha.
Sempre em alegre cavaqueira, lá fomos conquistando km após kms em direção a Fermil de Basto, localidade de viragem para Mondim de Basto, onde efetuámos uma paragem para a ingestão cafeínica.
2 kms depois, foi a viragem para o alto da Sra da Graça, que cada um conquistou ao seu ritmo.
Fiz a subida na companhia do Silvério, que a conquistou pela primeira vez e, para mim, foi gratificante rever de novo todo aquele explêndor paisagístico. Tinha subido àquele local pela última vez em Agosto de 2008.
A alegria estava estampada no rosto de todos os meus companheiros e, já todos juntos, cada um absorveu à sua maneira aquele mítico local, onde a envolvente paisagística é deveras espetacular.
Tirámos uma foto de grupo para mais tarde recordar e descemos de novo a Mondim de Basto, onde parámos para reagrupar.
O regresso era para ser feito por outro percurso, mas o piso bastante degradado, demoveu-nos e optámos por regressar pelo mesmo percurso que tinhamos percorrido até ali.
Acabou por não ser bem assim, pois à passagem por Fermil de Basto, seguimos em frente em vez de tomarmos a direção de Celorico de Basto.
Ainda fizémos uma boa "mão cheia" de kms, uns mais do que outros, até que demos pelo engano, pois já tinhamos passado por Muxões e iamos em direção a Fafe.
regressámos então a Fermil e tomámos o rumo certo até Amarante, onde chegámos na altura em que começou a chover.
Foi um percurso maravilhoso, ainda que tivesse que ser alterado pelo estado da estrada que o amigo José Cavaca tinha delineado, na qual iríamos pedalar ladeando o bonito Rio Tâmega.
Depois do banhinho tomado, fomos até ao bar e lanchámos pois a tarde já ia adiantada.
Estava preparada uma surpresa final!!!
Já com toda a malta reagrupada de novo na casa do Sr Fernando Prata, seguiu-se uma GRANDE e animada Tertúlia entre amigos, onde a animação e o companheirismo foram a nota presente.
Já agora, tenho também que realçar o feito de outro elemento que nos acompanhou desde a Guarda e que cumprindo todo o percurso, também ele subiu ao alto da Sra da Graça e connosco regressou. Um belo e suculento LEITÃO, com que nos deliciámos acompanhando uma enorme panóplia de outras iguarias, que se apinharam na mesa onde nos sentámos, para devorar aquele belo repasto.
Alegria e boa camaradagem não faltaram e senti-me previlegiado por poder fazer parte deste belo lote de amigos e companheiros do pedal.
O regresso a casa foi feito já com o relógio a querer começar a contar outro dia e com a chuva, que pacientemente aguardou que acabássemos a nossa jornada ciclística a jorrar em força até passarmos a Gardunha.
Um dia que vou guardar no baú das boas recordações!!!












Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos,
ou fora deles
AC


Comentários

Luantes disse…
Epah
Vocês pedalam para caraças
ir até Mondim de Basto é obra
Terão a recompensa de poder apreciar lindos recantos deste nosso País
Contactar outras gentes e outros usos e costumes
Gosto de pedalar convosco (virtualmente)
voltaremos a encontrar nos por aqui a qualquer altura
AC disse…
Obg Sr Antunes pelos seus comentários.
De fato, a minha maior recompensa é poder apreciar a beleza de alguns recantos deste nosso País, partilhando-a, sempre que possível, com amigos, ou juntando-me a estes, para partilhar, quando por eles idealizado.
Abraço.
paulo rodrigues disse…
Boa tarde AC.
Conciso, sucinto q/b, simplesmente espectacular.
5 estrelas... Embora verdinho nestas andanças, estou convicto de que nos iremos encontrar mais vezes e disfrutar do companheirismo ciclista.
Abraço,
Paulo Rodrigues
AC disse…
Olá Paulo
Obg pelo seu comentário.
o dia . . . esse sim, foi 5 ***** e repleto de companheirismo e sâ camaradagem.
Certamente que nos iremos encontrar em qualquer outra ocasião.
Abraço
AC

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel