sábado, 14 de julho de 2012

"Fundão"

Como é habitual, sábado é dia de pedaladas asfálticas.
Assim, na companhia do amigo Paulo Jalles, fomos hoje tomar a matinal dose de cafeína à cidade do Fundão.
Saímos da cidade pelas 08h e com passagem pela zona Industrial de Alcains e Alpedrinha, chegámos ao Fundão e parámos na Pastelaria Arte e Tradição, onde bebi a malguinha cafeínica e o Paulo, a sua habitual água das pedras.
Dois dedos de conversa e seguimos o nosso passeio de hoje, rumando ao Vale d'Urso, com passagem por Souto da Casa e Vale Mendinho.
Aqui, atestámos os bidons de água na fonte local, a debitar bastante nesta altura do ano e continuámos a nossa ascensão ao alto da Paradanta, com uma bela panorâmica sobre a Serra do Açor.
Estávamos a contornar a Serra da Gardunha e, no cruzamento para o Casal da Fraga, virámos à direita para Almaceda, com passagem pelas aldeias de Pereiros e Partida.
A partir daqui o vento aumentou substancialmente, causando-nos bastante dificuldade na progressão.
Em Almaceda parámos na Pastelaria da Padaria e tomámos uma bebida fresca para criar alento para a subida à Portela da Lameira.
Passámos a Lameirinha e Salgueiro do Campo e chegámos à cidade um pouco antes das 13h, com 115 kms pedalados num percurso circular, pelas caras sul e norte da bonita Serra da Gardunha.


Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC

Sem comentários: