domingo, 15 de julho de 2012

"Ratinhos e Vale de Pousadas"

Hoje fui ter com a rapaziada às "Docas" para uma voltinha de Btt.
Compareceram também o Fidalgo, o Nuno Eusébio, o Álvaro, o Pedro Antunes e o Dário.
Como e expetativa neste domingo era para os lados do Tostão e Serrasqueira,  fomos abastecer de cafeína a Vale de Pousadas.
Saímos já pelas 08h15 e fomos até à Serra das Olelas, com passagemn pelo Monte do Rei e Vales da Dona e das Quedas.
Cruzámos os subúrbios do Retxo e pelo Vale do Gamão fomos até á Barragem das Sarnadas, onde tomámos o rumo ao Monte dos Ratinhos.
Chegámos a Vale Pousadas acompanhando a Ribeira dos Tamujais e parámos no Café, no largo principal da aldeia, para o cafézinho da praxe.
Já recuperados, continuámos o nosso passeio de hoje, saindo da aldeia pela Vidigueira, em direção a Alfrívida, com passagem pela Vinha do Torão.
Fizemos um pouco de asfalto e entrámos no trilho para o Monte da Macarra e, um pouco antes do arraial, subimos por um engraçado trilho, seguindo uma curva de nível até ao Chão da Amoreira, onde entrámos no estradão até ao VG do Curral.
Descemos até ao limite do Monte do Pereiral e virámos para o Ribeiro do Barco, cujo leito agora seco cruzámos, em direção aos Maxiais, onde chegámos após longa ascensão.
Entrámos no café da povoação para nos hidratarmos com uma "jola" fresquinha.
Até à cidade seguimos já por asfalto, pois o calor já apertava um pouco.
Chegámos pelas 12h30, com 59 kms percorridos numa manhã animada e por trilhos mais a sul.
Efetuámos uma última paragem na Pastelaria Chocolate, na Quinta Dr. Beirão, onde nos mantivemos algum tempo numa animada tertúlia, enquanto nos refrescávamos com uma bela série de imperiais fresquinhas e uns tremocimhos a acompanhar.

Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC


Sem comentários: