"Ratinhos e Vale de Pousadas"

Hoje fui ter com a rapaziada às "Docas" para uma voltinha de Btt.
Compareceram também o Fidalgo, o Nuno Eusébio, o Álvaro, o Pedro Antunes e o Dário.
Como e expetativa neste domingo era para os lados do Tostão e Serrasqueira,  fomos abastecer de cafeína a Vale de Pousadas.
Saímos já pelas 08h15 e fomos até à Serra das Olelas, com passagemn pelo Monte do Rei e Vales da Dona e das Quedas.
Cruzámos os subúrbios do Retxo e pelo Vale do Gamão fomos até á Barragem das Sarnadas, onde tomámos o rumo ao Monte dos Ratinhos.
Chegámos a Vale Pousadas acompanhando a Ribeira dos Tamujais e parámos no Café, no largo principal da aldeia, para o cafézinho da praxe.
Já recuperados, continuámos o nosso passeio de hoje, saindo da aldeia pela Vidigueira, em direção a Alfrívida, com passagem pela Vinha do Torão.
Fizemos um pouco de asfalto e entrámos no trilho para o Monte da Macarra e, um pouco antes do arraial, subimos por um engraçado trilho, seguindo uma curva de nível até ao Chão da Amoreira, onde entrámos no estradão até ao VG do Curral.
Descemos até ao limite do Monte do Pereiral e virámos para o Ribeiro do Barco, cujo leito agora seco cruzámos, em direção aos Maxiais, onde chegámos após longa ascensão.
Entrámos no café da povoação para nos hidratarmos com uma "jola" fresquinha.
Até à cidade seguimos já por asfalto, pois o calor já apertava um pouco.
Chegámos pelas 12h30, com 59 kms percorridos numa manhã animada e por trilhos mais a sul.
Efetuámos uma última paragem na Pastelaria Chocolate, na Quinta Dr. Beirão, onde nos mantivemos algum tempo numa animada tertúlia, enquanto nos refrescávamos com uma bela série de imperiais fresquinhas e uns tremocimhos a acompanhar.

Alvaiade, Perdigão e Vila Velha de Rodão"

Hoje, com um pelotão mais numeroso, fomos tomar o cafézinho matinal à Bolaria Rodense, em Vila Velha de Rodão. Abandonamos a cidade pouco depois das 08h30 e rumamos ao Perdigão, com passagem por Sarnadas de Rodão e Alvaiade. Seguimos depois pela estradinha panorâmica que liga o Perdigão a Vila Velha de Rodão, usufruindo da bonitas paisagens sobre a Serra das Talhadas e Vilas Ruivas. Depois da pequena tertúlia na Bolaria Rodense e já com os níveis repostos, rumamos à cidade, com passagem pelo Coxerro e Sarnadas. Aqui voltamos a encontrar o Joaquim Cabarrão e o Salvado, que deram uma volta mais pequena e juntos seguimos até à entrada da cidade, onde nos voltamos a separar, pois o restante grupo foi pela variante à Carapalha. Numa manhã já bem primaveril, alinharam para esta bonita volta, além de mim, o Jorge Palma, Tó Pinto, Fernando "Caraíbas", Sr. Silva, António Leandro e o João Salavessa.  Foram 75 kms, repletos de divertidas pedaladas, na companhia deste animado grupo de …

"Hoje fomos à romaria"

A manhã acordou hoje límpida e solarenga, num bom incentivo para um bom par de pedaladas asfálticas. Quando saí da garagem já o Álvaro e o Leandro me esperavam. Juntos fomos até à Rotunda das Violetas, ao encontro do Luís Lourenço e do Nuno Eusébio. Pouco depois chegou o Jorge Palma. Para não perder a prática tive ainda que mudar a câmara de ar da minha roda traseira que vinha com um pequeno furo, originado por uma limalha. Já com a "ézinha" pronta a rodar, fizemo-nos à estrada, abandonando a cidade pela Milhã, rumo ao Juncal do Campo pela estradinha panorâmica da Quinta de Valverde. Cruzamos a aldeia e entroncamos na N.12, onde fletimos à direita, rumo ao Padrão, uma pequena aldeia que este fim de semana se encontra engalanada para a festa da Nossa Senhora da Saúde. Entramos na aldeia e fomos tomar o cafezinho matinal no bar junto ao adro da igreja, gentilmente servido por um senhor, creio que festeiro, que fez questão de oferecer os cafezinhos e que agradecemos. Descemos …

"Rota do Bucho/2016"

Pelo segundo ano consecutivo, resolvi editar a Rota do Bucho, com um passeio pelos trilhos de Malpica do Tejo, uma bonita aldeia onde tenho raízes, que termina à mesa com um belo bucho de ossos à boa moda malpiqueira. Convidei um "magote" de amigos, dos quais dezasseis disseram presente. O ponto de reunião, foi desta vez na Pastelaria Cantinho dos Sabores, na Rotunda da Racha, onde tomamos o cafézinho matinal. Pelas 08h20 partimos em pelotão auto rumo a Malpica do Tejo, onde o Rui e a Sandra Tapadas já nos aguardavam. A previsão era de vento forte e alguns aguaceiros e desta vez o S. Pedro não nos "despontou", mandou mesmo umas belas rajadas de vento e umas belas bátegas de água, que nos atingiram por três vezes, um pouco no início desta pequena aventura, sensivelmente a meio, quando estávamos à vista de um local de abrigo, a aldeia de Lentiscais e no final, em jeito de banho. Pelas 09h00, como planeado, abandonávamos a aldeia rumo ao Monte do Couto do Alberto, en…