Avançar para o conteúdo principal

Transpirenaica - "Roncesvalles - Etxalar"

Dia 13 - "Ronvescalles - Etxalar" - 75 kms.

Um bom "desayuno" no "comedor" da Posada, foi o início para mais uma dura etapa da travessia pirenaica, a penúltima, para atingir os longos areais de Hondaríbia e o "Tren Sud Express", em Irun, que nos traria de retorno a casa.
Começámos logo com a suave ascensão ao Puerto Ibañeta, que tão gratas recordações me trouxe da minha aventura de asfáltica de Castelo Branco a Lourdes (França) em 2002, recordando a lindíssma e adrenalínica descida do puerto a Arnéguy, a pequena povoação fronteiriça com ligação a S. Jean Pied Port, onde terminei essa já longínqua etapa.
Chegados ao alto de Ibañeta, o primeiro de referência para os peregrinos de Santiago, virámos à esquerda, sempre em ascensão, pedalando numa das mais importantes zonas de passagem de aves migratórias entre a Península Ibérica e o Norte da Europa.
Tinhamos já entrado em território Francês.
Seguiu-se uma longa e suave descida entre bonitos e sombrios bosques até Banca, povoação fronteiriça que nos fez entrar de novo em território espanhol.
A dura subida que tivemos que enfrentar ao Collado d'Ellorrieta, foi longa e brutal. A mais longa e esforçada deste dia. Quer pelas duras secções de pendente que tivemos que ultrapassar, quer pela beleza da sua paisagem, onde os longos e verdes prados se "espraiavam" até onde a nossa vista podia alcançar..
Estávamos agora a pedalar na zona de Baztan, famosa pelos seus magníficos e panorâmicos vales.
Parei  nas proximidades de um pequeno e abandonado refúgio de pastores, denominado  "El Bondazar" e numa fresca e abundante sombra, aproveitei para trocar as pastilhas de travão da minha esforçada Trek 6700, já gastas pelos kms percorridos e pela dureza do terreno.
Já com os discos mais aconchegados pelo novo kit de travões,  lancei-me com os meus companheiros na descida a Erratzu, por uns trilhos soberbos e onde pedalar dava um gozo imenso.
Passámos por Bozarte e parámos em Ordoki, onde almoçámos num típico restaurante, cuja sala se assemlhava a uma velha adega, transformada para o efeito.
Foi castiço e a ementa foi do nosso agrado.
Já com o papinho cheio subimos a mais um collado, noutra das caras dos Valles de Baztan, com uma ou outra subida com forte pendente, para depois, já lá no alto, nos rendermos à beleza dos imensos prados sulcados de pequenas manadas de cavalos selvagens, na sua maioria ponéis, em perfeito contraste com os profundos verdejantes vales, onde se acantonavam belíssimos "pueblos" de montanha.
Passámos anda nas proximidades de alguns bunkers provenientes das guerras napoleónicas, antes de começarmos a descer para Euskisaroi.
As grandes dificuldades já tinham ficado para trás e pedalávamos agora em direção a Etxalar.
Chegámos àquela bonita povoação e em vão procurámos alojamento.
Valeu-nos a proprietária do Bar onde abancáramos para bebericar umas fresquinhas "cañas" que nos indicou o Hotel Etxalar Spain, a cerca de 3 kms, onde acabámos por ficar alojados.
Faltava já uma única etapa para concluir este repto pirenaico. Os meus olhos ansiavam já por ver o mar, as minhas narinas por cheirar a sua maresia e os meus pés, pos sentir aquela fina, ou mesmo grossa areia, das extensas e belas praias de Hondarríbia.
Separavam-me desse ansiado momento apenas 56 kms, que ligariam a última montanha ao mar.

Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC


Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel