Hoje, na sempre agradável companhia do Vasco Soares, fomos até ao Ingarnal, uma pitoresca aldeia, cravada quase no cume do Cabeço do Zibreiro, na abas da Serra da Gardunha.
O ponto de encontro foi, como é hábito, na Rotunda da Racha e, com o ponteiro horário já a abandonar as 9h, saímos em direção a Almaceda, passando pelo Salgueiro do Campo e Lameirinha.
Entrámos em Almaceda pelo terrivel piso empedrado e parámos na padaria local, também pastelaria, para a matinal dose de cafeína.
Desta vez, troquei o pastelito de nata por uma cremosa bola de Berlim, sendo acompanhado pelo Vasco após alguma indecisão. Como me parece ser um pouco mais virado para o chocolate, umas lindas fatias de bolo com aquela bonita cor aveludada, estavam a baralhar-lhe os neurónios. Mas no final, acho que ficou satisfeito com a decisão, pois as bolinhas de berlim, estavam divinais!!!
Atenção!!! Não me "divorciei" daqueles deliciosos bolinhos, que se assemelham a "malguinhas" . . . os pasteis de nata . . . apenas já não havia!
Comemos o bolinho, bebericámos o café calmamente e saímos da pastelaria, de peito feito, para enfrentar aqueles kms ascendentes até à Lomba, a cumeada que divide o Ingarnal, da Foz do Giraldo.
Até ao Ingarnal, a pendente não ultrapassou os 11%, com amédia a situar-se nos 5/%, mas a partir da entrada na aldeia, estes valores alteram-se substancialmente, com a média a situar-se nos 15% e com uma pendente máxima de 18%.
Valores declarados, eventualmente superiores, são com certeza publicidade enganosa, agora muito em voga, nos télélés da moda!!!
A mim, particularmente, custam-me "c'mó catano", mas, "caracoleando", ainda lá vou chegando,
à maldita "Lomba".
A componente paisagística, vista lá do alto é simplesmente fantástica. Obriga-me sempre a uma breve paragem para absorver aquelas paisagens únicas e registá-las com a minha digital.
Já satisfeitos e com as forças um pouco recuperadas, descemos de novo a Almaceda, pois é um lugar de volta atrás, para as asfálticas" e regressámos à cidade.
No regresso, o ritmo foi um pouco mais animado, pois a hora de almoço não vinha ao nosso encontro e teríamos que ser nós a chegar a horas da segunda refeição do dia, e isso, aconteceu!
Pelas 13h chegámos à cidade, com 81 kms percorridos pelas bonitas estradas cá do nosso condado e com a visita a uma linda e acolhedora aldeia, agora um pouco abandonada . . . O Ingarnal!
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos ou fora deles.
AC
Comentários
Abraço e boas pedaladas