segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

"Rota do Leitão 2014"

Organizado pelo Pedro Tavares e com a excelente parceria do João Caetano, realizou-se mais uma vez no Vale do Clérigo a sempre desejada Rota do Leitão.
Trata-se de um passeio informal, entre amigos e que termina à mesa na degustação do belo leitão assado, num ambiente bem castiço e acolhedor . . . a adega!!!
Este ano, e como não poderia deixar de ser, a "coisa" esteve primorosa!
Um bom magote de amigos juntaram-se no café no Vale do Clérigo. Depois dos cumprimentos da praxe, seguiu-se o cafezinho para aquecer a alma e o corpo e fomos até ao Centro de Dia do Peral deixar as viaturas, pois era ali que iriamos tomar banho no final.
Regressámos ao ponto de partida e pouco depois, já próximo das 09h30, demos inicio ao passeio.
Num constante sobe e desce, o percurso delineado pelo Pedro Tavares, contemplava este ano acompanhar as ribeiras de Espinho, Sarzedinha, Rio Ocreza e Ribeira da Fraga.
Começámos por descer à ribeira do Espinho que seguimos durante algum tempo, continuando depois a ladear a ribeira da Sarzedinha até à sua foz, no Rio Ocreza, que nos proporcionou bela imagens e panorâmicas.
Na Azenha da Várzea das Pedras, tínhamos um belo reforço para retemperar forças, depois da adrenalina proporcionada pela passagem no belo single que percorremos até à aquela azenha.
A malta sempre animada lá ia pedalando e confraternizando, bem disposta e na brincadeira.
Já com o reforço no corpinho, abandonámos aquele bonito local e ladeámos durante algum tempo o Rio Ocreza, que deixámos para enfrentar a última subida do dia, agora com a ribeira da Fraga a fazer-nos companhia.
Depois do banho, fomos até ao café no Vale do Clérigo e em modos de preparação para o que nos esperava, "oleámos a tubagem" com uns branquinhos.
Já com a família junta, que entretanto foi chegando, chegou também a ordem de recolha aquele bonito "Santuário de Baco", a adega.
Seguiu-se o momento esperado com a aparição dos belos bacorinhos que a malta degustou e adorou.
Um belo momento gastronómico, onde o ambiente festivo e de sã camaradagem, foi uma constante.
Obrigado Pedro Tavares por mais este belo evento!
 
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC
 
Video 1
 



Video 2

Sem comentários: