quinta-feira, 13 de março de 2014

"Vale de Prazeres"

Ontem foi dia de btt na companhia do Nuno Eusébio.
Como esta semana tirou uns dias de férias, combinámos uma voltinha asfáltica para hoje.
Juntei-me ao Nuno, com a minha "ézinha", pelas 08h30, na Rotunda da Racha e fizemo-nos à estrada.
A ideia era ir tomar o cafezinho da manhã e o pastelito de nata, a São Miguel D'Acha e rumarmos depois a Vale de Prazeres.
Deixámos a cidade e seguimos por Escalos de Baixo e Escalos de Cima, descendo a S. Gens.
A subida de S. Miguel foi hoje liderada pelo Nuno, que me arrastou por ali acima, ao seu ritmo peculiar e, conforme combinado, parámos na padaria/pastelaria junto ao cruzamento norte, para o cafezinho e o tal pastelito de nata.
Boa conversa, boa camaradagem e tempo com fartura para desfrutar dum bom momento, enquanto as bikes nos aguardavam à porta do estabelecimento. "Também elas, sem pressa, nem stress!"
Depois de abandonarmos a pastelaria, descemos à Ribeira do Taveiró e cruzámos a sua ponte medieval, para subirmos suavemente à Orca, onde pudemos desfrutar da bela panorâmica sobre a Serra da Gardunha,, banhada por uma magnífica manhã de sol, e que hoje, bem aproveitámos.
Chegámos a Vale de Prazeres e depois de passar pela sua rua principal, de empedrado irregular, cruzámos a linha férrea e iniciámos a subida daquela vertente da serra até ao chafariz, sensivelmente a meio, para quem vem de Alpedrinha.
Alí parámos para comer algo e beber a fresca água da fonte e atestar bidons, calmamente sentados, numa das mesas de pedra ali existentes.
Descemos a Alpedrinha e no cruzamento norte da Soalheira, resolvemos fazer um desvio à povoação, ir cumprimentar a "Paulinha" e beber uma mini bjeca pretinha, nas bombas locais.
Atravessámos a aldeia e regressámos à N.18 pela estradinha panorâmica, entre quintarolas, que vai entroncar com a estrada que vem do Louriçal, junto ao topo norte da Barragem da Marateca.
Pouco circulámos na N.18, algo perigosa para os ciclistas e, na rotunda, resolvemos passar pela Lardosa e seguirmos para os Escalos de Cima.
Chegámos à cidade pouco depois das 12h30, com 90 kms pedalados numa espetacular manhã, onde a primavera já mostra as suas cores e temperatura amena.
 
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC

Sem comentários: