quinta-feira, 28 de agosto de 2014

"Hoje foi dia de mato"

Logo pelas 07h, juntei-me ao Vasco Soares, na Rotunda da Racha, para mais um passeio velocipédico, desta vez de btt.
Também por ali apareceram o Silvério, com a fininha e o Leandro, que ia de passagem.
Problema resolvido e dois para cada lado . . . uns para o mato e outros para o asfalto!
Abandonámos a cidade pelo Quinteiro e tomámos o rumo ao Forninho do Bispo, passando depois pelo Monte do Zeferino e pelo Cutileiro, em direção à Rebouça, onde entrámos no estradão que segue para a Belgais.
Depois de passar o malhão do Monte das Sesmarias, virámos à esquerda e seguimos para o Casal dos Mourões e mais à frente entrámos na Capa Rota, onde tive que dar um jeito no percurso inicialmente programado, por causa das novas aramadas que por ali abundam.
Encontrado o caminho, passámos a Risca do Ouro e descemos à Ribeirinha, que transpusemos por uma passagem singular e que nos deu acesso ao caminho para a Balorca e Escalos de Baixo.
Na aldeia, fizemos uma breve paragem para a matinal dose de cafeína e cruzamos a povoação rumo ao Vale da Figueira.
Chegámos á estação de Alcains, que contornámos e seguimos umas centenas de metros pela variante, fletindo depois à direita em direção ao Monte da Ordinha.
Entrámos depois alguns metros na N.18, para virarmos o azimute à Povoa de Rio de Moinhos, com passagem pelo Lameiro do Salgueiro, Pontão e Porto Mieiro, onde encontrámos o amigo Pinto Infante, que nos fez companhia num par de mini jolas, no café ali perto.
Cruzada a póvoa, seguimos para a Nave Redonda, vale do Nuno, Barroca da Senhora e Quinta de Valverde, onde de mais á frente voltámos ao asfalto, na M551,  até virarmos para a Tapada das Figueiras, entrando na cidade pelo velho parque de campismo.
Houve ainda tempo para nos entretermos um pouco na esplanada do Café Lusitano, para a "abaladiça", despedindo-nos depois com um "até à próxima", depois de 63 kms pedalados numa manhã bem passada, betêtando por trilhos e  carreirinhos cá do nosso condado.
 
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC

Sem comentários: