sábado, 26 de setembro de 2015

"Monforte da Beira - Feira Sabores d'Aldeia"

Hoje, na companhia do Álvaro Lourenço e António Leandro, fomos até Monforte da Beira, dar uma espreitadela na Feira dos Sabores d'Aldeia - Festa da Bica e do Azeite.
Abandonamos a cidade pelas 08h00 e rumamos a Olêdo, com passagem por Escalos de Baixo, Escalos de Cima e S.Gens.
Cruzamos a aldeia e seguimos para Idanha a Nova, descendo à Sra da Graça, onde paramos no café local para a matinal dose de cafeína, (café) que segundo reza a história, é originária da Etiópia (planta) e que tomamos calmamente sentados na esplanada, dando dois dedos de conversa.
Voltamos a montar as "finórias" e rumamos agora ao Ladoeiro, que cruzamos entrando na estrada panorâmica que nos levou até Monforte da Beira.
O ambiente já era de festa quando ali chegamos com as barracas de produtos já montadas e a maioria já em atividade.
Depois de uma breve passagem, paramos no adro da igreja onde estacionamos os nossos veículos sem motor e fomos buscar um bom bocado de chouriço (paio) na barraquinha da Ilda de Malpica do Tejo e uma bela Bica de Azeite na Barraquinha da aldeia (Monforte).
Depois de se conseguir um canivete emprestado, fomos buscar umas imperiais e mesmo ali, bem sentadinhos numa das mesas ali colocadas, degustamos aqueles dois belos sabores d'Aldeia. E que bem que souberam.
Por ai estivemos algum tempo, em conversa amena e na pratica da degustação, até que devolvemos a navalhita e demos por terminada a visita aquele certame de sabores d'aldeia.
A sopinha ali cozinhada mesmo ao nosso lado nas saudosas panelas de ferro, que algumas recordações me trazem, já estava quase pronta, mas já não esperamos, senão seria uma longa manhã gastronómica.

Antes de abandonarmos a povoação fomos ainda até ao Café do Joaquim Padeiro para mais um cafézinho, que nos foi gentilmente oferecido e regressamos à cidade depois deste bonito passeio lúdico/gastronómico.

Depois do esforço dispendido nas subidas dos Enfestos de do "Puerto de los Gitanos", houve que recuperar, com uma paragem na "Ministra", para nos refrescarmos com uma bjeca, ao jeito de "abaladiça", depois de concluidos os 87 kms deste nosso porreirinho passeio de hoje, enriquecido por uma bela manhã solarenga e o saboroso petisco dos Sabores d'Aldeia.
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC

Sem comentários: