sábado, 28 de novembro de 2015

"Granja de Belgais"

Hoje foi dia de ir passear a fininha.
Marcamos encontro para as 9h00 na Rotunda da Racha e resolvemos ir até à Granja de Belgais, um bonito casario em pleno Vale do Rio Ponsul.
Abandonamos a cidade em direção a Alcains, pela N.18 e depois de cruzarmos a vila, seguimos para os Escalos de Cima.
Com paragem programada para os Escalos de Baixo, lá seguimos até aquela aldeia e efetuamos a paragem para a matinal dose de cafeína no café "O Lanche".
Já com a dose cafeínica absorvida, seguimos até ao alto da Monheca, onde fletimos á direita para a estradinha panorâmica que nos levou até Belgais, um bonito local, quase no meio de nenhures, que criou nome com a casa das artes, no tempo da pianista Maria João Pires, passando depois a turismo rural e agora sem o fulgor de outrora, mas ainda sim, um local a visitar.
Retomamos ao alto da Monheca pelo mesmo trajeto, agora em sentido inverso, com uma paragem a meio, para observar durante algum tempo uma bonita corsa que sorrateiramente se furtava aos caçadores de uma montaria nos matagais circundantes.
Com nova passagem pelos Escalos de Baixo, rumamos à cidade, onde chegamos pelas 12h00, com 56 kms pedalados de forma descontraída e em modo contemplativo.
Houve ainda tempo para a "abaladiça", com uma bebida para sacia a sede e dois dedos de conversa, no café do João carteiro.
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC

Sem comentários: