Hoje juntei-me à malta dos "Escalas Abaixo" para uma bela incursão na sempre bela Serra da Gardunha.
Pelas 07h30 Fui buscar o David Vila Boa na minha "fragonete" e fomos até à Casa do Guarda de Alcongosta, o ponto de partida e chegada deste fantástico passeio de btt.
A malta foi-se juntando pelo caminho e chegamos ao ponto de encontro todos juntos.
Estava um friozinho de congelar moleirinhas, mas a rapaziada estava ali para um belo aquecimento, Não pela acumulado altimétrico mas pela camaradagem e companheirismo, pelos bonitos trilhos enriquecidos pelas belas e quentes cores outonais e pelas espetaculares paisagens, maioritariamente sobre a Cova da Beira.
Descemos um pouco e pela encosta norte fomos subindo e descendo, até que chegamos à Quinta do Convento, onde paramos para o cafézinho matinal.
Antes e numa descida rápida, um dos companheiros teve uma queda aparatosa, felizmente sem consequências e teve que abandonar o grupo, por danos na sua bike, que o impediam de continuar.
Um dos elementos do grupo foi buscar um carro para o transportar.
Nada mais havia a fazer senão continuar, pois contratempos destes pode acontecer a qualquer um.
Já com o cafézinho tomado entramos no Fundão e pelo estradão da estalagem, subimos a Alcongosta, que cruzamos, para descer seguidamente á passagem inferior sob a A23, que dá passagem para as Donas, que ladeamos.
Por bonitos trilhos vestidos com cores outonais, chegamos ao Alcaide, uma bonita aldeia beirã situada nas terras altas do Fundão, encostas da Gardunha de invernos rigorosos e verões quentes.
Por um série de trilhos catitas e coloridos singles, subimos à N.18, que cruzamos para subirmos quase á cumeada, com uma bonita vista panorâmica sobre os extensos vales, que ligam a serra á cidade de Castelo Branco.
Descemos até ao início da calçada romana de Alcongosta e enfrentamos a última subida do dia ao Parque de merendas da Casa Florestal, onde tinhamos estacionado as viaturas.
Depois das bikes arrumadas, e dois dedos de conversa, regressamos à cidade, satisfeitos com mais uma enriquecida manhã de btt, na companhia du excelente grupo de rapaziada, que gosta e partilha estes momentos de puro e lúdico btt.
30 kms fora suficientes para nos "encher o papinho" de bons trilhos e lindas panorâmicas, com as lindas côres outonais a enriquecerem esta bela manhã de btt.
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC
Comentários