Avançar para o conteúdo principal

"Sierra de Gata . . . Côres de Outono"

Partilhar as fabulosas côres de Outono pelo magnífico "Castañar del Ojesto" na sempre linda "Sierra de Gata" é já um clássico, que partilho com os amigos, transformando este dia numa festa, onde a animação e os já clássicos trilhos por "senderos milenares" são o mote para este singelo dia de Btt.
Este ano, contei com a participação do meu irmão Luís, Sandro Gama, Pedro Ferrão, Nuno Gomes, Leonel Cordeiro, Paula Pita e o Bruno Anselmo.
O percurso deste ano teve como ponto de partida e de chegada, "a mui hermosa Valverde del Fresno" uma povoação raiana bem conhecida dos portugueses.
Abandonei a cidade pelas 07h00, acompanhado pelo Sandro Gama, em direção ao ponto de encontro, nas bombas de combustível de S. Gens, onde já se encontrava o Bruno Anselmo
.Pouco depois chegou a restante rapaziada e depois dos cumprimentos e larachas da praxe, fomos tomar o cafézinho.
Rumamos depois a Espanha, deixamos as viaturas aparcadas junto ao restaurante "A Laura" e preparamos as bikes e restante material.
Demos então início ao nosso passeio, saindo de Valverde em direção ao Vale del Xálima com a intenção de desfrutarmos de alguns dos seus maravilhosos "senderos".
Por coincidência, estava também a decorrer um passeio organizado pelos "nuestros hermanos", mas não havia qualquer interferência da nossa parte, pois eles iam em direção à Serra da Malcata e nós para San Martin de Trevejo.
Pedalamos ainda por alguns dos single tracks que coincidiam com a parte final do trajeto, mas lá mais à frente cruzamos a EX-205 rumo a San Martin de Trevejo, onde chegamos depois de cruzar parte da Sierra de Cachaza.
Chegamos a San Matin de Trevejo, uma belíssima povoação sierragatina com um expressivo e fabuloso casco histórico situada num dos confins "del Xalima", bem aos pés do imponente Pico Jalama.
Abancamos na "Pizzeria" para uma alimentação mais consistente, pois a hora já o aconselhava e degustamos uns belos "bocadillos acompanhados de umas robustas cañas".
Dali seguimos para a grande dificuldade do dia, no sentido ascendente . . . a subida do Puerto de Santa Clara pelo Castañar de Ojesto".
Magnífico, brutal, idílico, épico! Coloquem-lhe o adjetivo que quiserem, ou chamem-lhe apenas bonito ou belo, mas para mim, aquela subida pela sua famosa calçada romana, o caminho milenar que cruza o impressionante "castañar", um dos mais densos da extremadura, nunca me deixa indiferente!
Subi-lo de btt, é uma verdadeira aventura, que um bom amante desta irrequieta nodalidade desfuta em pleno.
E assim foi. Com início no Pilón de las Huertas e ladeando o Rio de la Vega, este animado grupo lá foi conquistando aquela calçada bem pedregosa, com as diversas peripécias sempre presentes nestas manifestações lúdicas, com inúmeras paragens para fotos, para filmar, ou simplesmente porque a bike teimou em não subir esta ou aquela pedra.
Ainda antes de atingir o topo, o "Teso de la Nave", fizemos uma pequena paragem junto à bonita cascata que ladeia o caminho.
Já no topo, fletimos à esquerda e demos início à descida a Eljas. Adrenalínica, brutal. Ali a pedra era rainha!
Começamos por pedalar sempre com os olhos postos naquelas bonitas formações montanhosas denominadas "As Torres" e fomo-nos embrenhando num espetacular "sendero" de dificil progressão, muito pedregoso, onde tinhamos que ir buscar todo o potencial do nosso kit de unhas.
Aqui o btt tem outra expressão! àAs máquinas (bicicletas) têm que o ser e o material é posto a prova de forma brutal. Se chegares lá abaixo com a bike inteira, podes crer que tens uma boa máquina!
O gajo que a monta, se lá conseguir chegar em cima dela, também já se pode vangloriar de dar "uns toques!
Toda a malta adorou  o "magano" daquele "sendero".
Já em Eljas fomos "molhar o bico" ao bar da Plaza Mayor e malhar mais um par de "cañas e uns pinchos" antes de "galgar4" os últimos 6 kms que nos levariam até ao final, Valverde del Fresno".
Para abandonar aquele belo "poblado", tinha reservado para a rapaziada mais uma maldadezita, (não é que eu seja mau cachopo) e descemos ao vale por mais uma bela calçadita romana, bem curvilínea, em modo de teste à capacidade de viragem das respetivas bikes. 
Chegamos a Valverde e antes de chegarmos junto das viaturas, demos ainda uma pequena volta por algumas das belas "calles" antes de darmos por terminado o nosso passeio.
Já com as bikes arrumadas e com outro visual, despedimo-nos do Leonel, da Paula e do Nuno que tinham que regressar mais cedo a Coimbra e eu, o meu irmão Luís, o Ferrão, o Sandro e o Bruno, abancamos no restaurante "A Laura" para um final feliz em volta de "unas tapas e unas cañas", que fomos degustando calmamente, em conversa amena entre bons amigos.
Fiquei bastante agradado com a presença destes bons amigos e enquanto puder, estas pequenas "ramboias" serão sempre um motivo para a malta se encontrar e "pintar a manta" num qualquer recanto, daquela maneira que a malta sabe e gosta!
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC

Comentários

Bruno Anselmo disse…
Um dia em pleno...bom convívio, repleto de trilhos e paisagens soberbas.
Obrigado. Um abraço,

Bruno Anselmo

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel