"Alfrívida e Tamujais"

Hoje, apeteceu-me ir dar mais uma voltinha vadia, desta vez com a minha "santa", com o azimute virado a sul.
Abandonei a cidade pelas 07h45, com a ideia de ir tomar o cafézinho matinal a Alfrívida, regressando pelos Tamujais e Sarnadas de Rodão.
Subi à serra das Olelas e desci ao Retaxo e, com passagem pelos Cebolais, embrenhei-me nos trilhos, rumo a Alfrívida.
Serpenteando por cabeços e vales, com alguns recantos, novos para mim, e que já há algum tempo aguardava, vontade ou oportunidade para os visitar.
Valeu a pena! Bonitos e inóspitos fizeram-me sentir como o peixinho na água . . .como eu gosto, em modo aventura e contemplativo.
Cheguei a Alfrívida e fui até ao restaurante "O Rato", onde tomei a matinal dose de cafeína, nas calmas, pois a manhã estava por minha conta e os trilhos também não iriam mudar de sítio.
Cruzei o vale que procede a aldeia e tomei o rumo ao Vale de Pousadas, que ladeei, seguindo para os Tamujais, onde pretendia ladear a sua bonita bacia hidrográfica, no Monte da Coutada.
Subi depois à Serrasqueira também por um traçado novo e fiz um pouco de asfalto para adiantar um pouco, voltando a entrar nos trilhos na proximidade da Atalaia.
Já por trilhos segui para Sarnadas, que cruzei, ladeando depois o IP2 até à Represa, onde voltei a subir às Olelas, descenso a serra pelo lado do complexo turístico.
Até à cidade foi um instante e pelas 12h30 estava de novo no ponto de partida, após uma rica manhã repleta de bonitos trilhos, pedalados em modo vadio, rodeado de belas panorâmicas, cruzando vales e cabeços, sob um sol radioso e temperatura amena.

"Passeio de moto pelo Alto Douro Vinhateiro"

"O que é bonito neste mundo, e anima, é ver que na vindima de cada sonho fica a cepa a sonhar outra aventura."
(Miguel Torga)
Com a  excelente companhia dos amigos Luís Miguel, João de Deus e Marta Farias, fomos "desbravar" algumas das encantadoras estradinhas panorâmicas do Alto Douro Vinhateiro.
A saída foi programada para as 07h00 e, já na companhia do Luís Miguel, fomos até Penamacor, onde o João e a Marta já nos aguardavam junto às bombas de combustíveis locais.
Já agrupados rumamos ao norte cruzando Meimoa, Vale da Srª da Povoa, Terreiro das Bruxas, Santo Estevão e Sabugal.
A partir desta vila e com a bonita visão do seu famoso castelo das cinco quinas, entramos em terras de Ribacoa, onde o frescura matinal nos atormentou um pouco e nos fez reconhecer que o verão já lá vai e as temperaturas vão já sofrendo metamorfoses, sobretudo em algumas zonas e, esta é uma delas.
Logo após abandonarmos o Sabugal, viramos à direita para as Quintas de S. Bartolomeu e por Rap…

"Asfáltica vadia por terras de Ribacoa"

"Se formos felizes por dentro, nada nos aprisionará por fora"
Ontem e mais uma vez com a agradável companhia do Jorge Varetas, fomos dar uma volta de bicicleta por Terras de Ribacoa, com partida e chegada na bonita vila beirã do Sabugal, situada num pequeno planalto da Serra da Malcata. Com o caudal do Rio Coa a seus pés, acolhe-se à sombra do seu esbelto e forte castelo medieval das 5 quinas, como é conhecido. Pelas 06h30 abandonamos a cidade rumo àquela vila beirã e pelas 08h30 dávamos início à nossa pequena aventura velocipédica rumo às Termas do Cró, com passagem pelas Quintas de São Bartolomeu e Rapoula do Coa. Fomos dar uma espreitadela à fachada das termas recentemente reabilitadas, com hotel, SPA e balneário termal. Fomos depois até Cerdeira do Coa, onde paramos após cruzarmos Peroficó. Não consigo resistir a uma paragem nesta localidade para apreciar aquele encantador local do Rio Noémi e a sua espetacular ponte românica de seis arcos. Tive que mostrar aquele lugar …

"Augas Blancas - Rabacallos"

"Dia após dia os erros do passado perdem força e os desejos do futuro ganham corpo"
Após um primeiro dia fantástico com uma boa caminhada pelas "Pasarelas del Rio Mao", eu e a minha "Maria" resolvemos manter-nos por mais um dia na região e fazer-mos outro passeio pelas encostas do Rio Sil.
Saímos da pousada após um calmo e tranquilo pequeno almoço e fomos até Chandrexa, já nas proximidades de Parada de Sil para efetuarmos mais um passeio pedestre pelas "Augas Blancas y Rabacallos".
Estacionamos a viatura num parque defronte da igreja de Santa Maria de Chandrexa e ai demos inicio ao percurso que tinha preparado com alguma antecedência.
Por uma estreitinha estradinha "vecinal" passamos A Caseta, A Peña e Purdeus, entre bonitos bosques de castanheiros e chegamos a Calvos, um pitoresco lugarejo com situação priveligiada e panorâmica fantástica sobre o Rio Sil.
Sempre em sentido descendente e por um belo "sendero" rodeado de casta…