Avançar para o conteúdo principal

"Troia - Sagres" - a obstinação do homem

.o0o.
Já há alguns anos que estava tentado fazer o TROIA - SAGRES, mas por este, ou por aquele motivo, fui adiando.

Sou um pouco obstinado e o espírito de aventura ainda não me abandonou.


Por isso:
Sábado, dia 15 de Dezembro de 2007, lá estarei junto à saída do Ferry, em TROIA, para dar início a esta mítica aventura de 208 kms em btt com roda fina, de que é pai o António Malvar da Ciclonatur.(www.ciclonatur.pt)

O TRÓIA-SAGRES NÃO É UMA ORGANIZAÇÃO DA CICLONATUR, nem é uma organização sequer.
É tão sómente o resultado de um convite que faço aos meus amigos para virem comigo fazer esta ligação por estrada de BTT e ajudarem-me a levar por diante esta minha obstinação anual.
São 208 Kms medidos com roda 26, pneu de estrada 26x1.0 com o conta Kms afinado para um perímetro de 2030mm.
A bicicleta a utilizar é uma BTT, de 1 ou mais lugares, caracterizada como tal por apresentar: guiador de BTT, rodas 26 e apoios no quadro para cantilevers ou travão de disco. Tudo o restante é da livre escolha de cada um. (por António Malvar)

Efectuei para o evento um pequeno "tuning" à minha SEVEN HT, colocando-lhe um pedaleiro de estrada triplo ,(Shimano Tiagra 50x39x30) uma cassete de 11x23 dentes, pneus 26x1.0, bar-ends e uns punhos Specialized Body Geometry.

Na próxima semana, ou logo que esteja "curado" do empeno, vou contar como foi a minha aventura neste Troia-Sagres 2007.

A obstinação do homem, consegue operar grandes transformações e mover gentes e vontades. Se tem sido verdade numa perspectiva macroscópica ao longo da história da Humanidade, não o é menos nos pequenos acontecimentos do dia-a-dia. Conforme podemos verificar no site da Ciclonatur (www.ciclonatur.pt), o Tróia-Sagres nasce da necessidade de contrariar a sensação do passar dos anos, e no prosseguimento de um teste, duro e difícil. (por Fernando Carmo)
Fiquem bem
Vêmo-nos nos trilhos
AC

Comentários

Fidalgo disse…
Boa viagem. Pode ser que um dia lhe faça companhia, por agora acho que são muitos quilometros.
Um abraço.
Varadero disse…
Deve ser uma bonita aventura!

Já agora deixo aqui uma outra proposta de longo curso, a 1ª Ultra-maratona de Portugal em Serpa - 160Km de trilhos... dia 12 de Abril de 2008
rider disse…
Olá

Pode ser que um dia tb me aventure nessa imensa viagem.

Resta-me desejar ao Amigo AC uma óptima viajem.

Já agora, cuidado com a BT, estamos em tempo de tolerância zero :-)
Anónimo disse…
A minha participação na Maratona de Lisboa( 42 kms...a penantes)comprometeu bastante a preparação do BTT...Foi o mês de Novembro todo sem montar a Trek, substituída pelo par de Nikes...
Pode ser que para o Ano tenha um companheiro...Boa Sorte nessa extraordinária Aventura....Um Abraço...Martim Nunes

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas"
Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando.
Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura.
O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas.
Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela "posta", que es…

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela."
(Albert Einstein)
Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pelo Rio Unhais. Voltamo…

"Trilho das Bufareiras e Penedo Furado"

"Às vezes ouço passar o vento; e só de o ouvir passar, vale a pena ter nascido"
(Fernando Pessoa)
Numa espécie de homenagem ao primeiro dia de primavera, que se apresentou como tal, solarengo e luminoso, fui mais a minha "Maria" fazer um pequeno passeio pedestre, ali para os lados de Vila de Rei. Saímos de casa já com os ponteiros do relógio a aproximarem-se das 09h00 e fomos até à Padaria do Montalvão, onde tomei a matinal dose de cafeína. Seguimos depois para a Praia Fluvial do Penedo Furado, para caminharmos um pouco pelo Trilho das Bufareiras e percorrer os recém inaugurados passadiços do Penedo Furado. Já a manhã ia a meio quando iniciamos a nossa caminhada, que teve inicio na Praia Fluvial, seguindo durante umas centenas de metros a Ribeira de Codes, pelos novos passadiços, até ao pequeno ribeiro da zona das cascatas. São 532 metros lineares, que trazem ainda mais beleza ao local e facilitam o acesso às cascatas. Terminada a passagem pelos passadiços, entramos…