Avançar para o conteúdo principal

Rota do Gaio 2008

Depois do excelente passeio dos Bombeiros Voluntários de Castelo Branco, a tão esperada Rota do Gaio.
Nada de novo a assinalar!!!
A qualidade que o RARN já nos habituou, ficou evidenciada nesta III edição da Rota do Gaio e onde não só a qualidade e diversidade dos trilhos percorridos e o enquadramento paisagístico, com a visita a dois importantes cursos de água da região, o Rio Ocreza e a Ribeira do Tripeiro tiveram nota de destaque, mas também a qualidade dos participantes, e aqui não cabe referir os seu dotes técnicos, ou a sua performance desportiva, mas sim a capacidade de conviver e animar um dos melhores "PASSEIOS" da região, onde a camaradagem e divertimento foi uma constante na maioria dos que aderiram a este passeio.

Todos nós que gostamos de pedalar, ficamos rendidos a estes eventos, que quase podemos apelidar de "familiares" e onde se convive desde a partida até à chegada.
Encontramos amigos que já não víamos hà algum tempo, conversamos sobre variados temas, mesmo nos trilhos e no final, o almoço é um dos pontos altos, onde nos sentamos à mesa, quase sempre preferencialmente junto dos amigos e malta conhecida, onde "atacamos" a comidinha e "bebericamos" animadamente, sem nos preocuparmos com prémios e outras "tretas", que são sempre a parte "menor" destes acontecimentos.
Revi amigos, conheci outros companheiros, falei dos meus temas preferidos, convivi e diverti-me "à brava" com as mais diversificadas situações, devorei um excelente almoço em animada cavaqueira, conheci belos trilhos e explêndidas paisagens, que melhor prémio poderia aspirar!!!
Apenas que o Roberto não desista e continue a animar a malta com Gaios, Xistos, de dia ou de noite, com mais ou menos kms, a subir ou a descer, tanto faz!!! A malta quer é curtir e conviver.
Quando é o próximo?????????????????????????
Estive presente, com alguns dos meus amigos.
Saí de casa pelas 07h55 e fui buscar o Marcelo junto ao Terminal onde carregámos a sua "bike" na minha "jipose".
Já não fomos ao encontro com a restante malta que se reuniu na Padaria de Montalvão, junto ao Modelo, por já ser um pouco tarde e presumirmos que já tivessem abalado.
Chegámos ao Palvarinho e já havia movimento com as "descargas" e verificação das "máquinas".
A malta foi chegando, foram-se cumprimentado e fomo-nos aproximando do secretariado para receber o dorsal.
Pouco depois o Roberto já "esbracejava" no coreto chamando o pessoal, pois a hora da partida tinha chegado.
A malta juntou-se e notou-se a preocupação de alguns participantes em se manterem na linha da frente, prontos para o arranque.
Eu e a "rapaziada" com quem costumo pedalar, mantivemo-nos afastados dessa "guerrilha" e ficámos nas "covas" com as digitais afinadas e prontas a atacar uma ou outra paisagem e alguns "instantâneos" para mais tarde recordar.
Deu-se a partida a a malta "arrancou" em busca do Gaio e logo ao segundo km um single espectacular que infelizmente não pude desfrutar derivado ao "engarrafamento", mas vou lá voltar!!!
seguiu-se uma espectacular descida a necessitar chegar o "rabinho" um pouco atrás, não fosse por ali acontecer algum "mortal" inopinado e depois da subidinha seguinte segui-se uma sequência de sobe e desce que animou a malta, com as devidas excepções, pois há rapaziada que "resmunga" quando é a subir e "resmunga" quando é a descer, vá lá um "gajo" perceber!!!
Depois da descida para o Rio Ocreza, onde até a pala do capacete estorvava a visão, eh eh eh, aquela "pedalada" a acompanhar o rio foi linda e logo a subidinha "marota", para tornar a descer para a Ribeira do Tripeiro e pedalar naquele belo e "artesanal" single track.
Foi pena foi eu ter-me "cortado" um pouco na passagem das pedras, mas ganhei coragem e finalizei passando a ponte e a zona de saída a pedalar para afrontar depois nova subida que nos levou até aos Pereiros e mais à frente o esperado abastecimento à entrada da aldeia de Mendares, farto e diversificado, que até tive dificuldade em escolher o que haveria de comer. eh eh eh!!!
Depois foi "llanear", como dizem "nuestros hermanos" até à Serrasqueira, onde nos esperavam uns "miúdos" que nos ofereciam um "copito de bela aguardente" e mais à frente, numa garagem, a "injecçãozinha bebível de sagrespan", vulgarmente conhecida por sagres mini, para dar coragem aos mais necessitados, na rápida descida para a Praia Fluvial do Muro, onde nos rendemos aquela beleza selvagem.
Para ajudar a afrontar a "subidita" que se seguia, havia necessidade de passar pelo grelhador, onde se poderia "degustar" umas rodelitas de chouriço, morçela, ou farinheira, assadinhas na brasa e podendo ser acompanhadas com um tintol de "autor desconhecido" e que eu, feito "ceguinho" não me apercebi!!!! Irra, estou cada vez mais cegueta. Como é que fui passar ao lado da "chouriça assada, sem me aperceber!!! Acho que estou a perder qualidades!!!
Depois da subida e já com o "casario" do Palvarinho à vista, seguimos pela esquerda em direcção a Salgueiro do Campo, por trilhos entre estevais, até entrarmos em asfalto que seguimos uma centena de metros para entrarmos de novo nos trilhos, numa bela passagem e aí, apercebí-me que ía-mos mesmo desfrutar os espectaculares "singles" que são, se assim se pode chamar para a malta betêtista, o "ex-libris" do Palvarinho, o que equivale a dizer, que foi um final em grande e cheio de adrenalina.
Segui-se o almoço nas instalações da Associação, a que ninguém ficou indeferente, quer pela qualidade, quer pela simpatia dos cooperantes, culminando com a "malta" toda em alegre cavaqueira e salutar convívio. Pudera, já com a barriguinha cheia. eh eh eh!!!

Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos
AC
Album fotográfico
(clique na imagem)
Rota do Gaio 2008

Comentários

Anónimo disse…
Excelente reportagem!Excelentes fotos!O sr.Cabaço tem mesmo jeito para a coisa eh!eh!Os meus parabens!MATEUS

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel