Avançar para o conteúdo principal

"Rota da Estrela"

No passado fim de semana e terça feira seguinte, feriado da cidade, houve romaria, hoje foi um pouco mais complicado, mas ainda assim, uma outra "romaria" pelo espírito e pelo empenho de 14 amigos que se juntaram num raid convívio para "trepar" ao cume mais alto de Portugal na Serra da Estrela.
Foi uma ideia da malta da "Btthal e Assapar", que progamaram e organizaram esta bela e prolongada manhã de pedalada.
A malta juntou-se no parqueamento do Monteverde na Covilhã, pelas 09h30, mas houve três "meninos" (AC, FMike e Álvaro) que acharam que era pouco "empeno" e resolveram partir de Castelo Branco de bike em direcção à Covilhã e ali se juntarem ao grupo para culminar o raid na Torre.
Depois da foto de grupo lá partimos à conquista do ponto mais alto de Portugal, a 2000 metros de altitude (1993 exactos, segundo creio).
Havia malta com bikes de fre ride e pneus cardados de 2.25, FS e HT's também com pneus cardados, algumas apenas com roda fina, uma tunada, a minha, com roda fina, forqueta rígida e pedaleiro 30/39/50 com cassete 12/25 e duas "asfálticas"
E a malta alegremente "gingava" barreira acima para cumprir os cerca de 25 kms que separam o Monteverde do alto da Torre.
O pelotão começou logo a alongar-se derivado não só à diferença de "performances" do pessoal, como também das diferenças nas bikes, que aqui tiveram bastante peso, pois a Serra não é "pera doce" e requer muito bom senso de quem pretende realmente chegar ao alto.
Cada um fez a subida ao seu ritmo e dentro das suas capacidades e quase todos atingiram o objectivo.
O tempo cá por baixo estava bom para a subida com o sol a querer fazer-nos companhia e a temperatura a ajudar, pois o aquecimento corporal estava logo à partida garantido.
A partir do centro de limpeza de neve, o tempo alterou-se completamente transformando-se num vento gélido e com algumas rajadas fortes.
A partir da curva apertada que dá acesso ao túnel, o gelo e neve fizeram-nos companhia até final, aumentado consideravelmente, assim como o nevoeiro, em cada km de subida até ao final.
O frio fazia "mossa", os pneus da minha bike iam congelados, pois começaram a ficar branquinhos, a minha barba e os pêlos que assomavam sob as calças pareciam estalacites de gêlo.
O que inicialmente era suor e que me encharcava as luvas passou a ser gêlo autentico, congelando-me completamente as mãos que já não sentia, de tal forma que até tinha dificuldade em pedalar de pé com receio que as mãos me escorregassem do guiador.
Mas a obstinação e o gosto pela aventura, fazem-nos por vezes ultrapassar obstáculos que se nos dermos ao trabalho de pensar muito em questões de "prós e contras", nunca sequer poríamos a hipótese de começar.
O espírito de sacrifício, fortalece a mente e dá outro valor às nossas pequenas conquistas.!!!"
Admirei o sacrifício de alguns companheiros, que conheço bem e que sendo a primeira vez que se aventuraram a subir à torre, o fizeram de forma obstinada e com muito valor, tanto mais que o tempo do dia de hoje, especialmente a partir das Penhas, era terrível e então nos kms finais era aterrador. " Tiro-lhes o chapéu!!!"
Alguns tinham lá no alto a viatura de apoio à espera para os transportar à Pousada da Juventude nas Penhas, onde poderiam tomar banho e era servido o almoço, outros regressaram de bike, que com o friozinho que estava, devia gelar até aos ossos!!!
Água bastante quentinha era o que nos esperava para um banho retemperador e depois da malta quase toda reagrupada atacámos o almoço, a parte menos boa do dia. Sopa um pouco salgada e a jardineira com demasiado picante, não agradou certamente a toda a gente.
Mas quase sempre e como diz o ditado . . . "não há bela sem senão", porém não teve qualquer influência no belo convívio que envolveu estes 14 companheiros e respectivas famílias que nos acompanharam e deram apoio a esta nossa obstinada aventura.
São momentos como este que fortalecem a amizade e nos faz gostar cada vez mais de desfrutar uns passeios e umas voltinhas de bike!!!
Vamos já pensar no próximo!!! . . . eu alinho.

Fiquem bem
Vêmo-nos nos trilhos
AC
Slideshow


Comentários

FMicaelo disse…
Como sempre, uma excelente reportagem. Fica aqui o meu obrigado e o do BTTHAL pela presença, pelo convivio, pelos conselhos amigos, pela amizade. Venham outras iguais ou melhores que esta!
Anónimo disse…
Agradeço também o apoio moral e as dicas de última hora (na véspera à tarde), de quem tem já tem muito calo nestas andanças. Quanto às dicas, essas, mantive-as bem presentes durante toda a subida e muito, mas muito, me ajudaram!
Quem sabe... sabe!
Abraço
Jorge Palma

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel