Avançar para o conteúdo principal

"Aí está o verão"

Pois é!!! o Verão já chegou e com ele as temperaturas acima dos 30 graus que começam já a molestar a rapaziada e a aumentar substancialmente a ingestão de líquidos.

Mesmo assim juntaram-se na Pires Marques pelas 08h um grupo de 6 companheiros do pedal para tranquilamente calcorrearmos uns quantos trilhos.
AC, Filipe; Carlos Salles, Jorge Palma, Dino e Martim, foram os elementos que hoje se agruparam para rumar aos Cebolais de Baixo com passagem no Vale dos Gagos e Maxiais, onde após uma bonita passagem num trilhos entre paredes de xisto, efectuamos uma descida de uma centena de metros em lage irregular e bastante pedregosa que deliciou a rapaziada.
Continuámos num constante sobe e desce até à Serra da Olelas, por novos trilhos e single tracks, descendo depois para o Retaxo, que cruzámos pelas suas estreitas ruelas até à Sra da Guia onde rápidamente alcançámos os Cebolais de Baixo, onde parámos para o cafézinho matinal, comer algo e dar dois dedos de conversa.
Dalí embrenhámo-nos na encruzilhada de estradões que rompem aquela zona, rumando às Sarnadas, onde chegámos após cruzar a N.18.
Desta vez não houve a paragem habitual naquela povoação e continuámos em direcção ao Apeadeiro do Retaxo (Represa) para finalmente "abocanharmos" a apetecida "sagrespan" tanquílamente sentados na esplanada, onde até deu para ler o jornal "A Bola ".
Pedalámos então por estradões até à abandonada Aldeia de Benquerenças Velhas, onde para mim é um gozo pedalar naquele bonito e um pouco técnico single track.
Entrámos seguidamente na Povoação de Benquerenças de Cima e apontámos azimute a Castelo Branco, onde entrámos pela Barragem da Talagueira e Piscinas Municipais pelas 13h, com 57 kms percorridos tranquilamente, que o calor já aperta.

Fiquem bem
Vêmo-nos nos trilhos
Até lá
AC

Comentários

Jsim disse…
Boas.
Peço desculpa por estar a utilizar este meio (pois isto não é bem um comentário), mas não consegui encontrar outra forma de o contactar.
O caso é o seguinte: eu não sou de Castelo Branco, estou cá a trabalhar à pouco tempo, e comecei a andar de bike com alguns dos meus colegas à cerca de 3 meses. Só que nós conhecemos poucos trilhos. E pelo que eu já vi, deve ser das pessoas que conhece mais trilhos aqui na zona. E que passam em sitios espectaculares. O que lhe queria pedir era se podia adicionar aos seus posts, um mapa do percurso que fizeram (eu sei que costumam andar às terças e domingos, pois o encontro é em frente a minha casa, mas nós costumamos andar ao sabado ou ao domingo à tarde......mas agora com o calor, vou ver se convenço os meus colegas a ir de manha.....e se vocês não se importarem de nós irmos com vocês ainda melhor). Aguardo o seu contacto (jorge.simoes75@gmail.com)
Melhores cumprimentos
Jorge Simões
P.S: não precisa de publicar este "comentário"

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Açudes da Ribeira da Magueija"

Com o dia a acordar liberto de chuva e com nuvens pouco ameaçadoras, juntei-me ao Jorge Palma, Vasco Soares, António Leandro, Álvaro Lourenço, David Vila Boa e Ruben Cruz na Rotunda da Racha e resolvemos ir tomar o cafezinho matinal ao Cabeço do Infante. Fomos ao encontro do Paulo Jales, que se juntou ao grupo na Avenida da Europa e lá fomos em pedalada descontraída e na conversa dar a nossa voltinha asfáltica. O dia, bastante fresco mas solarengo, convidava mesmo a um bom par de pedaladas. Passámos a taberna Seca e descemos à velha ponte medieval do Rio Ocreza, onde fomos envolvidos por um denso nevoeiro junto ao leito do rio e por um friozinho que se foi dissipando na subida aos Vilares, assim como a neblina, que nos abandonou logo que iniciámos a subida. Passámos por S. Domingos e paramos mais à frente, no Cabeço do Infante para a dose de cafeína da praxe. Dois dedos de conversa e cafezinho tomado, foi o mote para voltarmos às bikes. O David e Ruben separaram-