segunda-feira, 2 de junho de 2008

"Preparativo do Raid às Termas de Monfortinho"

Numa brilhante ideia do amigo Abílio Fidalgo vai realizar-se no próximo dia 22 de Junho um Raid em Btt com ligação entre a cidade de Castelo Branco e as Piscinas das Termas de Monfortinho.
A ideia é envolver as respectivas famílias, que partirão para as Piscinas durante a manhã e após a nossa chegada, partilharão connosco um belo repasto (almoço) e um fantástico dia nas referidas piscinas.
Estejam atentos à vossa Caixa de Correio (Mail).
Mas, para que a ligação às Termas de Monfortinho fosse viável, era necessário efectuar o levantamento dos trilhos a percorrer e foi isso que eu o Fidalgo e o Rui fizemos no passado Sábado.
Saímos de Castelo Branco pelas 07h15 em direcção à Mata e descemos para a Nogueira, onde cruzámos a Ribeira de Alpreade ainda com bastante caudal e que serviu para lavar as meias e os sapatinhos.
Entrámos então no Monte do Bicho de Ferro que atravessámos até ao estradão que vem de Oledo e segue até Idanha-a-Nova, onde parámos para tomar o pequeno almoço no "Carlos", já com 34 kms percorrridos.
Dalí rumámos à Barragem Marechal Carmona, descendo pela Calçada Romana, situação que vai ser alterada, para anular umas pequenas subidas e a perigosidade da descida da referida calçada, que molhada como estava, quando alí passámos, tornou-se um pouco perigosa com a falta de aderência da bike.
Chegados ao paredão da barragem fomos brindados com a espectacularidade da paisagem que dali se podia apreciar, em tons cinzentos, tal como o dia. Era simplesmente deslumbrante!!!
Junto ao descarregador inventámos um single track a contornar a água, bastante divertido e continuámos em direcção a Alcafozes, onde a dificuldade se traduziu apenas numa suave subida até à parede onde a organização da Maratona Internacional de Idanha montou uma passagem para a transpor.
Depois foi rolar até Alcafozes, com chegada à povoação através dum bonito single track e com nova paragem no "Café Texas" para a dose de "Sagrespan".
Dalí seguimos para Toulões, não sem primeiro tirarmos a foto de grupo junto ao Avião que homenageia os aviadores, junto ao recinto da Senhora do Loreto e após consulta das cartas militares pelo Fidalgo e pelo Rui, aí vamos nós na "mecha" estradões abaixo, até um bonito olival que contornámos entre erva alta e florida, dando uma imagem espectacular, até encontrarmos o portal que cruzava um pequeno ribeiro.
Até Toulões foi um saltinho, pedalando alegremente em bonitos trilhos e entrando na povoação pela zona norte, com uma vista fabulosa antes da descida final.
Nova paragem para mais uma dose de "Sagrespan", pois a quilometragem assim o obrigava e isto é rapaziada que não aguenta muitos kms sem " o produto oleante de articulações".
Já refeitos das mazelas e com o estômago aconchegado, partimos em direcção à Torre por trilhos variados e de imensa beleza quase sempre bordejando e atravessando pequenos cursos de água até que do alto se avistou a pequena aldeia.
Não parámos na Torre e continuámos até às Piscinas das Termas de Monfortinho, pois já faltava apenas cerca de uma dezena de kms.
Até lá foi um instante e após entramos na zona das Piscinas, triunfantes, contornámos ainda a barragem num trilho circular, bastante engraçado, onde finalizámos com mais uma "Sagrespan" em jeito de prémio, para culminar a nossa aventura.
Depois dum retemperador banhinho de água quente, seguiu-se um belo almoço servido em "buffet" e que nos pôs de novo a brilhar.
O regresso à cidade foi feito de carro e com a alegria de mais uma aventura, que apenas serve de introdução à verdadeira, que se iniciará no dia 22 do corrente mês, na companhia de todos aqueles que que queiram participar neste evento.
O Fidalgo irá mandar mail à malta com alguns pormenores e a "ementa" do almoço.
São cerca de 75 kms de prazer, a pedalar por belas e imensas paisagens e diversificados trilhos, na companhia de amigos e com rumo a um belo repasto, agora acompanhados pelas nossas famílias e amigos.
Pedalem de forma diferente. Esqueçam os kms e pensem na amizade e em toda a envolvente de que vamos ter o prazer de desfrutar.
Atrevam-se!!!
Quem quiser alinhar nesta iniciativa pode contactar o mail abilio.fidalgo@gmail.com, ou deixar um comentário neste post.

Fiquem bem
Vêmo-nos nos trilhos
Até lá
AC
Clique para ver mais fotos
C.Branco # T. Monfortinho

2 comentários:

LR disse...

Óptima ideia para raid. As fotos são o melhor testemunho.
LR
BikesTrilhoseTralhos

Associação Papa-léguas de Alcains disse...

Boas,

podem contar comigo para o Raid! Dia 22 lá estaremos para a dose de "Sagrespan"... eh eh eh!

Apesar que certezas... só mais lá perto da data!

Parabéns pelo reconhecimento!

(Carlos Pio)