Avançar para o conteúdo principal

"Preparativo do Raid às Termas de Monfortinho"

Numa brilhante ideia do amigo Abílio Fidalgo vai realizar-se no próximo dia 22 de Junho um Raid em Btt com ligação entre a cidade de Castelo Branco e as Piscinas das Termas de Monfortinho.
A ideia é envolver as respectivas famílias, que partirão para as Piscinas durante a manhã e após a nossa chegada, partilharão connosco um belo repasto (almoço) e um fantástico dia nas referidas piscinas.
Estejam atentos à vossa Caixa de Correio (Mail).
Mas, para que a ligação às Termas de Monfortinho fosse viável, era necessário efectuar o levantamento dos trilhos a percorrer e foi isso que eu o Fidalgo e o Rui fizemos no passado Sábado.
Saímos de Castelo Branco pelas 07h15 em direcção à Mata e descemos para a Nogueira, onde cruzámos a Ribeira de Alpreade ainda com bastante caudal e que serviu para lavar as meias e os sapatinhos.
Entrámos então no Monte do Bicho de Ferro que atravessámos até ao estradão que vem de Oledo e segue até Idanha-a-Nova, onde parámos para tomar o pequeno almoço no "Carlos", já com 34 kms percorrridos.
Dalí rumámos à Barragem Marechal Carmona, descendo pela Calçada Romana, situação que vai ser alterada, para anular umas pequenas subidas e a perigosidade da descida da referida calçada, que molhada como estava, quando alí passámos, tornou-se um pouco perigosa com a falta de aderência da bike.
Chegados ao paredão da barragem fomos brindados com a espectacularidade da paisagem que dali se podia apreciar, em tons cinzentos, tal como o dia. Era simplesmente deslumbrante!!!
Junto ao descarregador inventámos um single track a contornar a água, bastante divertido e continuámos em direcção a Alcafozes, onde a dificuldade se traduziu apenas numa suave subida até à parede onde a organização da Maratona Internacional de Idanha montou uma passagem para a transpor.
Depois foi rolar até Alcafozes, com chegada à povoação através dum bonito single track e com nova paragem no "Café Texas" para a dose de "Sagrespan".
Dalí seguimos para Toulões, não sem primeiro tirarmos a foto de grupo junto ao Avião que homenageia os aviadores, junto ao recinto da Senhora do Loreto e após consulta das cartas militares pelo Fidalgo e pelo Rui, aí vamos nós na "mecha" estradões abaixo, até um bonito olival que contornámos entre erva alta e florida, dando uma imagem espectacular, até encontrarmos o portal que cruzava um pequeno ribeiro.
Até Toulões foi um saltinho, pedalando alegremente em bonitos trilhos e entrando na povoação pela zona norte, com uma vista fabulosa antes da descida final.
Nova paragem para mais uma dose de "Sagrespan", pois a quilometragem assim o obrigava e isto é rapaziada que não aguenta muitos kms sem " o produto oleante de articulações".
Já refeitos das mazelas e com o estômago aconchegado, partimos em direcção à Torre por trilhos variados e de imensa beleza quase sempre bordejando e atravessando pequenos cursos de água até que do alto se avistou a pequena aldeia.
Não parámos na Torre e continuámos até às Piscinas das Termas de Monfortinho, pois já faltava apenas cerca de uma dezena de kms.
Até lá foi um instante e após entramos na zona das Piscinas, triunfantes, contornámos ainda a barragem num trilho circular, bastante engraçado, onde finalizámos com mais uma "Sagrespan" em jeito de prémio, para culminar a nossa aventura.
Depois dum retemperador banhinho de água quente, seguiu-se um belo almoço servido em "buffet" e que nos pôs de novo a brilhar.
O regresso à cidade foi feito de carro e com a alegria de mais uma aventura, que apenas serve de introdução à verdadeira, que se iniciará no dia 22 do corrente mês, na companhia de todos aqueles que que queiram participar neste evento.
O Fidalgo irá mandar mail à malta com alguns pormenores e a "ementa" do almoço.
São cerca de 75 kms de prazer, a pedalar por belas e imensas paisagens e diversificados trilhos, na companhia de amigos e com rumo a um belo repasto, agora acompanhados pelas nossas famílias e amigos.
Pedalem de forma diferente. Esqueçam os kms e pensem na amizade e em toda a envolvente de que vamos ter o prazer de desfrutar.
Atrevam-se!!!
Quem quiser alinhar nesta iniciativa pode contactar o mail abilio.fidalgo@gmail.com, ou deixar um comentário neste post.

Fiquem bem
Vêmo-nos nos trilhos
Até lá
AC
Clique para ver mais fotos
C.Branco # T. Monfortinho

Comentários

LR disse…
Óptima ideia para raid. As fotos são o melhor testemunho.
LR
BikesTrilhoseTralhos
Boas,

podem contar comigo para o Raid! Dia 22 lá estaremos para a dose de "Sagrespan"... eh eh eh!

Apesar que certezas... só mais lá perto da data!

Parabéns pelo reconhecimento!

(Carlos Pio)

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel

PPS PR1 e PR2 - Caminho de Xisto do Fajão e Ponte de Cartamil,"

"Eu escolho viver, não apenas existir." (James Hetfield) Em dia de mais uma das minhas caminhadas, sempre na companhia da minha cara metade e excelente companheira nestas minhas passeatas pela natureza, fomos até à bonita Aldeia de Xisto de Fajão. Fajão, é uma aldeia de contos, que convive com as escarpas quartzíticas dos Penedos de Fajão, encaixada numa pitoresca concha da serra, alcandorada sobre  o Rio Ceira, perto da sua nascente, cuja configuração faz lembrar antigos castelo naturais. Chegamos à aldeia pouco depois das 08h30, sob intenso nevoeiro, que nos criou alguma apreensão sobre se daríamos, ou não, inicio à caminhada. Mas a impressão era de que a neblina estava a levantar e o sol começaria a iluminar o bonito Vale sobre o Rio Ceira, rodeado pelos impressionantes Penedos de Fajão e pela Bela Serra do Açor. A beleza que ainda não à muito tempo caracterizava aquela zona, era agora um pouco mais cinzenta, depois da devastação causada pelos fogos