Avançar para o conteúdo principal

"A roçar a Gardunha"

Em mais um dia de escape ao stress quotidiano em que nos esquecemos da azáfama diária e pegamos nas nossas bikes para em conjunto com a nossa imaginação, com ela criarmos um binómio que nos liberte e nos leve por trilhos e caminhos em busca de paz e de ar puro, na companhia de alguns amigos.
Para isso compareceram nesta terça feira o FMike, o Carlos Salles, o Dino, o Álvaro e eu AC.
Hoje sem a companhia habitual do Filipe, que teve uma queda na última volta e danificou a bike, lá fomos ao encontro da aventura, desta vez lá para os lados da Atalaia.
Com quilometragem a rondar os 80 kms e querendo estar em Castelo Branco cerca das 13h, preguei uma pequena partida à rapaziada e impus um ritmo um pouco mais rápido que o habitual.
Fí-lo porque o grupo de hoje era homogénio e bastante à vontade para este tipo de andamentos, caso contrário teria escolhido outro percurso.
Lá saímos da Pires Marques, pelas 08h15, rumando a Alcains e passando a Estação seguimos pelas hortas dos Escalos em direcção ao Vale do Freixo onde após encostarmos à Ribeira de Alpreade subimos para o Carapeteiro.
Aí voltámos à direita e num trilho um pouco técnico apontámos azimute ao Vale da Torre, onde entrámos por uma quelha pedregosa, que deliciou a malta.
A contar com uma bjeca fresquinha no clube lá da terra, batemos com o nariz na porta.
Razão tinha o Dino ao dizer que na vez anterior ali tinhamos chegado pelas 11h00 e agora chegámos uma hora mais cedo, motivo pelo qual ainda estava fechado. Será!!!
Abandonámos então a povoação frustados e com a goela sêca seguindo pelo pequeno single da horta, cada vez mais estreito, entrando seguidamente em asfalto por duas centenas de metros até entramos no caminho para o Monte das Areias e Fadagosa para nos embrenharmos nos pomares de pessegueiros e cerejeiras até à Azenha da Ponte Nova (Ponte Romana), virando à esquerda começarmos a subida para a Ponte Velha com o seu belo açude, onde parámos para comer uma bucha e umas apetitosas cerejinhas trazidas pelo Carlos, mas de casa, entenda-se!
Continuámos o nosso passeio em direcção à Soalheira passando pelas Baganheiras e parando finalmente no Bar dos Bombeiros para a apetecida bjeca fresquinha. Que bem soube!!!
Já com o radiador arrefecido e a tubagem oleada, rumámos à Lardosa e passando o Por da Vaca chegámos a Alcains e pouco depois a Castelo Branco, pelas 12h55 com 80 kms percorridos a bom ritmo.
Desculpem lá qualquer coisinha, para a próxima prometo que vou mais calminho!!! eh eh

Fiquem bem
Vêmo-nos nos trilhos
AC

Comentários

Anónimo disse…
Mais uma bela volta de terça feira ,e "rápida"!!!
Com muita pena minha não pude estar presente por ter a bike danificada devido a uma queda e ter o joelho dorido,mas na próxima lá estarei para mais uma aventura (sem queda,espero eu!).
Um abraço

Filipe
LR disse…
Resumindo...enquanto eu, não tenho tido "oportunidade" de pegar na bike (eu sei que ninguém me perguntou nada eh eh eh) desde o inicio de Maio...há "companheiros betetistas" que em 3 dias fazem 2 "passeios ligeiros" com o acumulado de 200 kms! Isto é que eu chamo "ter pedalada!" Deve ser da(s) sagrespan!
LR
BikesTrilhoseTralhos

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de moto pelo Alto Douro Vinhateiro"

"O que é bonito neste mundo, e anima, é ver que na vindima de cada sonho fica a cepa a sonhar outra aventura." (Miguel Torga) Com a  excelente companhia dos amigos Luís Miguel, João de Deus e Marta Farias, fomos "desbravar" algumas das encantadoras estradinhas panorâmicas do Alto Douro Vinhateiro. A saída foi programada para as 07h00 e, já na companhia do Luís Miguel, fomos até Penamacor, onde o João e a Marta já nos aguardavam junto às bombas de combustíveis locais. Já agrupados rumamos ao norte cruzando Meimoa, Vale da Srª da Povoa, Terreiro das Bruxas, Santo Estevão e Sabugal. A partir desta vila e com a bonita visão do seu famoso castelo das cinco quinas, entramos em terras de Ribacoa, onde o frescura matinal nos atormentou um pouco e nos fez reconhecer que o verão já lá vai e as temperaturas vão já sofrendo metamorfoses, sobretudo em algumas zonas e, esta é uma delas. Logo após abandonarmos o Sabugal, viramos à direita para as Quinta