domingo, 21 de outubro de 2012

"Na senda do GR10"

Hoje fui até às docas ao encontro da malta que por ali se costuma agrupar.
Apesar da ameaça de chuva, a manhã manteve-se impecável para a prática deste nosso lúdico desporto.
Contas feitas, éramos 14 companheiros ávidos por umas pedaladas campestres.
Lá partimos para os trilhos, já depois das 08h e hoje, por sugestão do Pedro Antunes, na senda do GR10, na sua passagem pela antiga praia fluvial dos Gaviões, presentemente desativada e ao abandono.
Saímos da cidade pelo Montalvão em direção ao "Ramalhete", junto ao apeadeiro do Retaxo, onde tomámos a matinal dose de cafeína.
Passámos pelos Amarelos e cruzámos a via férrea, para mais à frente passarmos no Vale do Morgado e descermos à Praia Fluvial dos Gaviões.
Um local bonito e ao abandono e por onde passa o GR10, em direção ao Parque das Nações, em Lisboa.
Uma passagem difícil e perigosa e que, verdade seja dita, evito a todo o custo. O paredão do açude tem na parte final uma zona de musgos e algas em zona pedregosa, bastante escorregadia e traiçoeira. Uma queda naquele local é certamente dolorosa.
Passado o paredão com extrema cautela, fizemos um single track não ciclável, até um caminho de asseiro, que nos levou a outra zona, onde tivemos que carregar a bike até ao outro lado da barroca, onde apanhámos então o caminho que nos levou aos Bugios.
O Pedro Antunes nunca por ali tinha passado e tinha interesse em conhecer aquela passagem do GR10.
Pois bem, já conhece!
Seguimos depois por estrada até à ponte sobre o Rio Ocreza e voltámos aos trilhos, logo a seguir á ponte, até ao cruzamento para o Chão das Servas, à entrada da Sarnadinha.
A partir de Alvaiade seguimos pelo estradão paralelo a A23 e IP2, com passagem pelo Santuário da Sra da Paz e Rodeios.
Subimos às Olelas e rumámos à cidade.
A  rapaziada, hoje, contráriamente ao habitual, não conseguia manter-se unida e homogenizar andamentos, andando tudo espalhado pelos trilhos e alguns, a partir de certo momento, a abandonarem o grupo e seguir por alcatrão.
Nas Olelas, eu mesmo acabei por tentar encurtar um pouco o tempo, pois estava um pouco justo no horário.
Acabei por fazer 67 kms e chegar a casa fora do horário que inicialmente tinha previsto. "Mea culpa"
 
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC

1 comentário:

Fidalgo disse...

Com muita pena minha, mas hoje tive que bater em retirada pois tinha compromissos que não me permitiam chegar tarde. Acabei por chegar por volta do 12h40m, mas quando tirei o camel back das costas, reparei que tinha perdido o casaco. Agarrei no carro e fiz o troço de estrada até aos Bugios, mas casaco nem vê-lo. Para a semana que vem tenho que repetir a volta, para tentar enccontrar o casaco, que ainda por cima tinha no bolso uma coisa importante. Com estas voltas acabei por andar a correr... Peço desculpa por ter debandado mas dias não são dias e este decididamente não era o meu...