Avançar para o conteúdo principal

"V Peregrinação a Fátima em Btt"

Pelo 5º. ano consecutivo e na companhia de 9 amigos, conclui no passado fim de semana, mais uma Peregrinação a Fátima em Btt.
O Nuno Eusébio, o Luís Lourenço, o Carlos Pio, o Jorge Oliveira, o Álvaro, o José Luís, o Abílio Fidalgo, o João Afonso e o Silvério, foram os meus companheiros nesta minha obstinação anual.
Saímos cedo da cidade, pouco depois das 07h, com exceção do Abílio Fidalgo que juntou à malta ao final do dia, para participar no segundo dia.
O pequeno almoço foi na Bolaria Rodense onde ninguém deu a "nega" a um bolinho acabado de ser confecionado.
passámos a ponte para a outra província, o Alentejo, e pedalámos durante algum tempo junto à margem direita do Rio Tejo e num espetacular single track, até às Fisgas do Tejo.
Aqui, seguimos ladeando a Ribeira do Fivenco, também por um bonito single track, subindo depois pelo eucaliptal para descer a S. Simão e ir ganhando altitude até Nisa, onde parámos na Churrasqueira para almoçarmos.
Entre bifanas e frango assado, sempre acompanhado por umas "belas loiras", na maioriada rapaziada, lá saciámos temporáriamente a fome e a sede.
Fomos então em direção à Barragem do Fratel, com passagem por alguns trilhos bastante interessantes e pelas aldeias de Monte Claro e Falagueira.
Crtuzámos a Barragem pelo paredão e após algumas centenas de metros em asfalto, entrámos nos trilhos até Gardete, voltando ao asfalto até à Barragem da Pracana.
Subimos à Central Elétrica e por estradões, fomos até à Zimbreira, enfrentando algumas duras rampas até ao alto da serra.
Com passagem pelo Vilar da Lapa e Vale do Grove, chegámos a Mação, onde ficámos hospedados na Residêncial Mansinho.
Afastar a sede não foi tarefa fácil. As loirinhas circulavam para a nossa mesa em corropio.
Após o jantar, bem servido e de escolha prévia, alguns companheiros foram "apanhar ar" para outras bandas, enquanto que os restantes se ficaram pela residencial a acompanhar o jogo de futebol entre o Benfica e o Beira-Mar.
Logo pela manhã, perdemos um companheiro, o José Luís, que teve que regressar a casa por não se sentir bem, passando a noite a vomitar.
Mas tinhamos também um novo companheiro, o Abílio Fidalgo, que nos iria acompanhar no segundo dia, a pedalar, pois já se nos juntara à hora do jantar do dia anterior.
Saímos de Mação após o pequeno almoço, pelas 08h00, e rumámos ao Penhascoso, seguimdo depois por Queixoperra e Entrevinhas, para pararmos logo de seguida, no Sardoal, para a matinal dose de cafeína.
Já a pensar na bela sandes de presunto e na bjeca escurinha (à pression), seguimos para a Carreira do Mato, com passagem pelas aldeias de Carvalhal, Souto, Ribeira da Brunheta, onde nos divertimos num single track bem catita, seguindo-se o Carregal.
Aquele local ainda se mantinha como há dois anos atrás, quando por ali passámos.
Seguiu-se a Aldeia do Mato e descemos à Praia Fluvial para voltarmos a subir até Martinchel.
Cruzámos a Barragem do Castelo de Bode e fomos até Tomar pelas Fontainhas e Vale Florido, entrando na cidade pelo Recinto da Igreja de Santa Maria dos Olivais.
Ali parámos um pouco para uma foto de grupo e fomos até à zona do jardim da cidade, banhado pelo Rio Nabão.
Procurámos local para almoçar e abancámos no castiço restaurante "Salsinha Verde" junto à Praça da República.
Toda a gente comeu um arrozinho de pato divinal.
A moleza estava a ganhar terreno após aquela horinha á boa mesa.
Saimos da cidade pela estrada de Ourém, virando à esquerda para Brasões e parámos junto ao bonito Aqueduto de Pegões para um par de fotos.
Seguiram-se a Fonte da Longra, Fagulhos e Fungalvaz, para entrarmos numa das zonas que em mais adoro para praticar btt, a carismática Serra d'Aires e Candeeiros.
Daí até Fátima, foi no meu entender, encher o papinho de bons trilhos, onde penso que toda a malta "curtiu", mesmo os que ainda não estão habituados a pisa este tipo de terreno.
A pedra foi rainha, rasgada por fantásticas trialeiras e mais para o final, uns belos singles rasgando o arvoredo até à entrada triunfal, pelos Valinhos, na espetacular Via Sacra.
Os familiares já nos esperavam, seguindo-se um belo "picnic", onde fomos mimados por umas quantas belas iguarias, à descrição e bebidas para todos os gostos.
Obrigado a todos por me acompanharem nesta obstinação anual e para o ano, se tudo correr de feição, lá irei novamente, nos dias 5 e 6 de Outubro.
 
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC

Clip de Vídeo
 

Comentários

Já o tinha dito e repito, dois dias espectaculares de Puro BTT, em que tive a oportunidade de por em prática a politica dos 4P's + A's e me permitiu absorver tudo o que de bom tem este desporto/hobby! Um percurso com direito a todos os tipos de trilhos que se possam imaginar num passeio de BTT e em grande parte, para mim, a estrear o que é sempre uma motivação adicional. De realçar o convívio saudável entre os amigos que se juntaram nesta peregrinação, tanto durante o tempo de pedaladas como nos momentos de descanso, e por fim reforçado com alguns familiares proporcionando um bom e grande momento de boa disposição. Foi mais uma passeio de BTT/peregrinação que como sempre deixa água na boca e vontade de repetir. Parabéns a todos pelo desempenho e pela concretização do objectivo.
Embora bastantes vezes lembrado por todos, tenho de mencionar o quanto foi sentida a falta do Zé Luís no 2º dia.
Um abraço para todos
SIlvério
FMicaelo disse…
Mais uma excelente peregrinação, num modo que nunca fiz - BTT. Um ano deste irei concerteza. è bonito ver-se assim uma rapaziada toda junta a curtir os trilhos, com bons momentos entre todos. Quem sabe se pro ano vos farei companhia!

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de moto pelo Alto Douro Vinhateiro"

"O que é bonito neste mundo, e anima, é ver que na vindima de cada sonho fica a cepa a sonhar outra aventura." (Miguel Torga) Com a  excelente companhia dos amigos Luís Miguel, João de Deus e Marta Farias, fomos "desbravar" algumas das encantadoras estradinhas panorâmicas do Alto Douro Vinhateiro. A saída foi programada para as 07h00 e, já na companhia do Luís Miguel, fomos até Penamacor, onde o João e a Marta já nos aguardavam junto às bombas de combustíveis locais. Já agrupados rumamos ao norte cruzando Meimoa, Vale da Srª da Povoa, Terreiro das Bruxas, Santo Estevão e Sabugal. A partir desta vila e com a bonita visão do seu famoso castelo das cinco quinas, entramos em terras de Ribacoa, onde o frescura matinal nos atormentou um pouco e nos fez reconhecer que o verão já lá vai e as temperaturas vão já sofrendo metamorfoses, sobretudo em algumas zonas e, esta é uma delas. Logo após abandonarmos o Sabugal, viramos à direita para as Quinta