Uma visita a Castelo Novo"

Ontem, apesar de ainda um pouco combalido da empenadela na Sertã, fui dar umas pedaladas descontraídas com a minha "ézinha" na companhia do Jorge Palma.
Abandonamos a cidade já depois das 08h00 e rumámos à Povoa de Rio de Moinhos via Caféde.
Paramos no Café Flor do Outeiro para a matinal dose de cafeína, pastelzinho de nata e dois dedos de conversa, bem amena e sem stress.
Tomamos depois o rumo à barragem de Santa Águeda, sempre bela e luzidia até que chegammos á rotunda de entrada na Lardosa.
Depois de umas centenas de metros na N.18, fletimos à esquerda e como nova passagem junto à barragem, agora na estrada que segue para S. Fiel, viramos agora à direita para uma estradinha entre quintarolas que nos levou até à Soalheira.
Desta vez não cruzamos a povoação no sentido habitual, mas sim em direção à rotunda sul, onde cruzamos a A23 pela passagem superior seguindo para o apeadeiro.
Aqui cruzamos a linha férrea e envoltos numa explendorosa paisagem com a Serra da gardunha como pano de fundo, fomos até à Atalaia do Campo.
Aqui encontramos o Pinto Infante numa das suas calmas pedaladas e a quem acompanhámos até à Póvoa da Atalaia, despedindo-nos daquele companheiro já na N.18.
Nós continuamos pela bonita e estreita estradinha panorâmica que sobe a Castelo Novo pelo Escaldado e Borracheiro.
Seguimos a estrada até ao seu término, na Fábrica de Águas do Alardo, depois de uma boa subida, que termina num bonito miradouro, onde se pode admirar a bonita aldeia histórica, parte da Gardunha e uma vasta planície, a perder de vista.
Cruzamos depois toda a aldeia pelas suas ruas que revelam antigos solares, paredes meias com casas populares em pedra, pequenas varandas de madeira e restos de calçada romana.
Paramos no adro da igreja matriz, com vista privilegiada para a Torre de menagem do antigo castelo, transformada em torre sineira e à passagem pelo pelourinho manuelino, paramos no belo fontanário para abastecer de água. Uma bonita aldeia histórica situada na encosta oriental da serra da Gardunha, a cerca de 650 metros de altitude, que se destaca-se pelo seu harmonioso traçado concêntrico e pelo bom estado da estrutura urbana. Vale bem a pena uma visita, aproveitando um dos seus bem orientados Pr's que dão a conhecer a aldeia e área circundante, com informação priveligiada. A família seguramente que agradece!
Deixamos a aldeia em boa velocidade, aproveitando o sentido descendente até entrarmos de novo na N.18, que seguimos até à rotunda da Lardosa, que contornamos para entrar na aldeia, parando no Café Maurício para tomar uma bebida fresca, pois a primavera está aí, com as suas temperaturas amenas.
A hora do almoço ia-se aproximando e rumamos à cidade com passagem pelos Escalos de Cima.
Uma bela manhã primaveril na companhia do Jorge, com umas pedaladas descontraídas cá pelas bonitas estradinhas do nosso condado e traduzidas em 83 agradáveis kms, bem soleados e já a solicitar calçãozinho e manga curta.