sábado, 21 de março de 2015

"Contornar a Gardunha"

Na companhia do Jorge Palma e do Álvaro Lourenço, fomos hoje até ao Fundão, contornando a Serra da Gardunha.
Pouco passava das 08h00 quando saímos da cidade rumo ao Salgueiro do Campo, onde mudaríamos de direção para S. Vicente da Beira, onde chegamos após passagem por Juncal, Freixial e Tinalhas.
A manhã até se encontrava agradável, apesar de muito nublada e ameaçadora de chuva, que não se veio a concretizar.
Paramos na pastelaria Amoroso para o cafezinho matinal e dois dedos de conversa, seguindo depois rumo ao Vale Mendinho, por Casal da Fraga, alto da Paradanta e vale de Urso.
Entroncamos depois na N.230 que nos levou até ao Fundão com passagem pelo Souto da Casa.
A paragem na pastelaria Arte & Tradição é da praxe e o pastelinho de cereja também, com exceção para o Jorge que se mandou a um belo "pastelão", que mais parecia um bolo de aniversário.
Tudo isto acompanhado com um chazinho de framboesa, que até nem soube nada mal. Hoje fizemos uma desfeita às bjecas, que passaram para segundo plano.
Deixamos a bonita cidade do fundão e rumamos a Alpedrinha subindo a vertente mais suave da Serra da Gardunha, para pararmos sensivelmente a meio da descida para atestar os bidons na boa água serrana que brota na velha fonte.
Depois de Alpedrinha rolamos mais fluidos até à cidade, onde chegamos pelas 12h45, com 100 kms pedalados numa manhã acinzentada e com uma temperatura bem amena, propícia a estes salutares e lúdicos passeios asfálticos.
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC

Sem comentários: