Avançar para o conteúdo principal

"Uma manhã à Camões"

Numa manhã primaveril, límpida e cheia de sol, reuniram-se na Pires Marques 5 aventureiros para mais uma jornada de Btt, desta vez lá para os lados da minúscula Aldeia de Camões, não o berço do épico Poeta e Aventureiro, mas sim cá bem no nosso interior e desta vez visitada por outro tipos de aventureiros, os betêtistas cá do burgo AC; Filipe; Micaelo; Marco e Carlos Salles, foram os protagonistas!!!
Saímos da cidade pelo já conhecido, afamado, célebre, celebérrimo portal do frigorífico, para rumarmos à longínqua aldeia de Camões, (de bicla, claro!!!) em busca de aventura e divertimento.
Passámos a Tapada das Figueiras e entrámos em asfalto até à Ponte do Rio Ocreza na EN.551, para seguidamente virarmos à Esquerda em direcção ao Santuário de Nossa Senhora de Valverde, onde fizemos uma breve paragem para uma sessão fotográfica.
Continuámos palmilhando uma diversidade de trilhos entre quintarolas até chegarmos à EN.112, junto às Bombas de Combustível ao Cruzamento do Palvarinho, onde estacionámos as bikes para no café das bombas nos deliciarmos com o viciante cafézinho.
Depois dumas brincadeiras, já usuais neste grupo, sempre virado diversão e camaradagem, lá tivemos que aguardar que o FMike atestasse a sua alvinegra "trekinha", que já se encontrava na reserva, ou seria ele??? eh eh eh!!!
Dalí partimos rumo ao Palvarinho já com a comichão no corpinho a pensar no também afamado single track do Palvarinho, do qual é padrinho o amigo Roberto, que últimamente tem faltado aos treinos domingueiros.
Já com o Salgueiro como horizonte, passámos junto ao Campo de futebol daquela povoação, agora bastante mais limpo do que da última vez que ali passámos e que estava "imundo" de bolas de paintball, a aguardar remoção, aquando dum prova ali efectuada.
Depois de pedalarmos por alguns trilhos espectaculares, avistámos a Aldeia de Chão da Vã, onde nos dirigímos para mais uma pequena paragem e abastecimento, mas a táctica saiu gorada, por engano num das pitorescas ruas da aldeia, levando-nos directamente à saída, de caras a uma arfante subida e optámos por continuar sem efectuar a paragem.
Tinhamos já pedalado uma centena de metros quando ouvímos o "roncar" dum tractor e ao apercebermo-nos que seguia duas centenas de metros à nossa frente, o Mike colocando-se em posição de combate atacou a máquina e não descansou enquanto não a ultrapassou, levando-me na sua roda e também o Filipe, chegando lá ao alto com mais uma vitória sobre uma máquina "roncante", eh eh eh!!!
Um pequeno compasso de espera pelos restantes companheiros e seguimos já com o azimute virado para a Aldeia de Camões que deveria estar por alí algures.
Após umas largas centenas de pedaladas por trilhos ladeados de imensas e coloridas paisagens, lá vislumbrámos a pequena aldeia que atacámos conseguindo mais uma conquista e que era o objectivo de hoje.
Entrámos na aldeia e mirando-a exaustivamente à esquerda e à direita, nem vivalma, "nem uma agulha bolia na quieta melancolia daquelas casinhas de xisto."
Descemos então à ribeira para efectuarmos uma pequena filmagem e tudo correra bem, não fosse a pequena "vendetta" do Filipe que me fez molhar o rabinho umas três vezes, assim como ao Mike, alegando que a máquina não tinha filmado, isto só por ter chamado "chinfrineira" à musiquinha com que ele em tempos nos brindou no acordeão do "Pescaça" nos Lentiscais.
Mas deixa lá. . . tocas mal, mas alegras-me na mesma!!! eh eh eh!!!
Depois de digerido mais este episódio, toca a pedalar já de regresso à cidade, passando ainda pelas imediações da Aldeia de Serrasqueira, para atacar a rápida descida para a sempre bonita Praia do Muro, onde como não podia deixar de ser, fizémos nova paragem para limpar a vista com aquelas lindas paisagens e efectuar mais uns disparos com as nossas inseparáveis digitais.
Mais uma foto de grupo para mais tarde recordar e toca a "trepar" por "d'arriba" até ao planalto já de caras para o Palvarinho, onde apontámos os "cockpits" das biclas ao café junto à igreja, desta vez a abrir. Mesmo na hora H.
"Emborcámos" a desejada "Sagrespan", já quase a "Ex-Libris" do grupo, umas filmagens e umas brincadeiras e toca a pedalar que já se fazia tarde e havia malta com compromissos laborais.
Já não fizemos o single e a técnica descida para a Ponte de Ferro e toca a descer por "d'abaixo" até à ponte e desta vez subimos em direcção ao Monte da Barreira por nova subida, um pouco mais suave e agora menos técnica, para "galgarmos" ao citado cabeço pela zona rudimentarmente asfaltada e rumarmos à Cova do Gato, para entrar na cidade pelas 13h10, com 58 kms percorridos plenos de divertimento e sã camaradagem.
Apareçam no Domingo pelas 08h na Pires Marques, para uma espreitadela à Romaria, após umas pedaladas junto ao Rio.

Fiquem bem
Vêmo-nos nos trilhos
AC
Slideshow

Filme

Comentários

Anónimo disse…
Nossa que paisagem LINDA!!!!!!!!
Sem falar na disposição de vcs!
Amei este lugar!!!
LR disse…
Caro AC,

Mais uma excelente reportagem. Castelo Branco parece ser um verdadeiro paraíso para betetistas. Em cada visita, fico impressionado com os "cenários" apresentados. Que pena a "Pires Marques" ficar a mais de 200 kms de Lisboa!

LR
bikestrilhosetralhos.blogspot.com
FMicaelo disse…
Acabei de fazer uma cobertura para o meu selim com a pele do crocodilo que lhe mordeu o rabo! Eheheheheh... Foi mesmo um primeiro de Abril bem passado! Quanto aos tractores ainda havemos de apanhar boleia num... nem que seja a subir a Estrela!

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel