Avançar para o conteúdo principal

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio".
É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!!
Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo.
Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo.
Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pedalar.
Iniciámos o percurso em alcatrão, atravessando a ponte sobre a Ribeira de Bogas virando seguidamente à direita, sempre em alcatrão.
Já próximo da Urgeiriça entrámos então nos trilhos onde logo ali se poderia ver uma antevisão do que nos esperava, pela beleza do trilho sempre sobranceiro à ribeira com as suas hortas bem "amanhadas" e viçosas.
Saímos do trilho para entrar em Bogas de Baixo subindo ao alto da povoação, onde numa viragem à direita procurámos de novo a companhia da Ribeira de Bogas ladeando-a por longos kms em belos estradões pelo Vale de Galegos, Carvalhal, Antas e Lodeiro até chegarmos à pacata Aldeia de Bogas do Meio que cruzámos pelas suas ruas peculiares, agora em direcção a Bogas de Cima sempre com a Ribeira de Bogas no nosso campo visual. Lindo!!!
À chegada a Bogas de Cima fomos logo presenteados com a bela visão da "Casa Redonda" uma bela construção em xisto de forma arredondada e muito bela e que nos distraiu um pouco para a subida paralela ao santuário até virarmos à direita, agora em direcção ao Cabeço Alto e Alto de S. Domingos numa longa subida até atingirmos o Parque Éólico, com um calor de abrazar e nem as longas élices em lento movimento giratório nos amenizavam a temperatura corporal, cujo suor corria em bica por todo o corpo.
Mas a paisagem que dali se podia avistar era simplesmente "brutal" fazendo-nos esquecer a dificuldade da subida e valer a pena aquele pequeno empeno para poder depois desfrutar de toda aquela plenitude.
Sobre a direita um bonito vale, onde se vê acantonada lá no fundo a Aldeia de Boxinos e o Vale do Abutre rodeados de parques eólicos e sobre a direita os Vales do Godinho, Cavadinha, Passarinhas, Valeiras, Torgalho, D. Bento e da Ucha, salpicados aqui e ali por pequenas aldeias, sobressindo as maiores, S. Martinho e Barroca do Zêzere.
Depois de conquistada a subida ao Alto de S. Domingos, lançámo-nos numa descida alucinante em direcção a Silvares onde na parte final da descida ladeámos alguns pomares de cerejeiras "anãs", assim lhes chamo por serem bastante pequenas, pouco maiores que arbustos e completamente carregadas de fruto. Nunca tinha visto tal!!!
Chegados à estrada alcatroada, logo alí existe uma bela fonte natural de água proveniente da serra e bem fresquinha que nos saciou a sede e encheu os camelbacks.
Já reabastecidos continuámos em direcção ao Cabeço do Pião, onde é feita a lavagem do minério estraído das Minas de Volfrâmio da Panasqueira, agora em estado algo degradado, entrando num dos trilhos (single tracks) para mim mais bonitos de todo o percurso, o Percurso Rupestre das Escombreiras e que segundo me disse o Nuno era o habitualmente percorrido pelos mineiros nas suas deslocações para as Minas e regresso a casa.
Alguns kms mais à frente entrámos em Barroca do Zêzere, uma bonita aldeia ladeada pelo Rio Zêzere, que continuou a ser a nossa companhia até final.
Ali parámos num café local para beber um par de bjecas e mascar um punhado de amendoins, gentilmente oferecido pelo proprietário e antes de sair da aldeia fui efectuar uma pequena visita à Escola Primária, uma das primeiras onde a minha esposa esteve colocada à quase trinta anos, fazendo-me recordar os tempos em que a ía levar aos domingos à noite e buscá-la nas sextas feiras à tardinha. Velhos tempos de alguma dureza!!!
Após passar a rudimentar ponte que cruza o Rio Zêzere, entrámos num espectacular e técnico single track que nos deliciou, sempre junto à margem do rio passando pelo Milheiral, Vale de Mariboa e Alagoas até chegarmos a Dornelas do Zêzere.
Alí cruzámos o rio para a outra margem através numa estreita passagem no paredão da pequena barragem para do outro lado efectuarmos uma pequena subida até, felizmente, ao bar da Associação Recreativa e Cultural de Alqueidão (ARCA), onde abocanhámos mais uma bjeca, bem fresquinha para arrefecer a "mioleira" que certamente já viria a ferver. De novo reabastecidos, continuámos, sempre ladeando o Rio Zêzere que nos surpreendia constantemente com as suas multiplas paisagens, sempre belas, passando pelos Vales do Pereiro, Milheiral e Carregal até chegarmos à Aldeia de Janeiro de Cima, onde o Nuno fez questão de me mostrar o bonito museu da Casa das Tecedeiras, continuando seguidamente a nossa aventura em direcção a Janeiro de Baixo, nosso destino final, que culminou no ponto de partida, a bonita Praia Fluvial.
Após um banho retemperador, seguiu-se o ataque a uma bela bifana no pão e uma bjeca final, pois ainda tinha que conduzir a minha "jipose" até Castelo Branco.
O Nuno Diaz ficou em Janeiro de Baixo com a família e eu regressei à base.
Foi um dia bastante agradável com um passeio por trilhos e locais de sonho e que recomendo vivamente a toda a gente que gosta de Btt e de estar em contacto com a natureza.
Quem fizer este percurso, certamente nunca mais o vai esquecer. É de uma beleza indescritível!!!
Vão ter a oportunidade de o fazer no mês de Setembro, em data ainda por definir.
O Nuno Diaz em tempo útil dará a conhecer à malta a data para podermos usufruir duma bela manhã de btt e onde as famílias nos poderão acompanhar, podendo também elas desfrutar das pontencialidades da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo, na margem direita do Rio Zêzere.

Fiquem bem
Vêmo-nos nos trilhos
Até lá
AC
Mais Fotos
Rota do Volframio

Comentários

rider disse…
Depois desta reportagem só a participação poderá ser melhor.

O Nuno Dias que defina já uma data para o pessoal planear a vida ;-)

1 Abraço
luantes disse…
Simplesmente genial

Um percurso lindissimo que aualquer mortal gostaria de conhecer
Pena é que este blog não tenha tido um seguimento regular
Venham daí continuem a mostrar nos as vossas aventuras aqui ou noutras paragens
Parabéns

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel