Hoje foi, quase que se pode dizer, uma volta de trabalho, pois tínhamos "dois" para despachar.
Mas, como somos uns tipos porreiros, resolvemos ir entrega-los em mão!
Apesar de ontem, dia de Sky Road (descanso hoje para os participantes albicastrenses) e hoje, dia dos Trilhos da Raia, compareceram nas Docas 10 companheiros com vontade de dar umas pedaladas.
Eu, Pedro Antunes, Álvaro Lourenço, Nuno Eusébio, Zé Luís, Nuno Dias, Abílio Fidalgo, Luís Lourenço, Pedro Barroca e João Caetano.
A volta teve que ser "artilhada" para que os "atletas" Nuno Eusébio e Zé Luís ficassem, um em Alpedrinha e outro na Lardosa.
Saímos pouco depois das 08h em direção à Atacanha, onde virámos à esquerda com rumo à Quinta de Valverde.
Passámos pelo Penedo do Corvo e enfrentámos "3 toneladas" de subida, para seguidamente descermos ao Santuário da Sra. da Encarnação.
Cruzámos a N.352 e mais à frente a Ribeira da Ribeirinha, entrando no estradão para o Carrapiço.
Aqui, mudámos de estradão e contornámos o Vale Paviola, para descermos ao pontão sobre o Rio Ocreza, onde este larga as suas águas na barragem de Santa Águeda.
Continuámos até à estrada panorâmica para S. Fiel, também denominada "Caminho dos Moleiros" e após duas centenas de metros, contornámos a Quinta da Rosmaninheira e seguimos pelo estradão até à Soalheira.
Parámos no Café do Cravo para a matinal dose de cafeína.
Já aconchegadinhos "despachámos" o Nuno Eusébio para Alpedrinha, "a solo", pois aquela vila estava hoje fora da nossa área de jurisdição.
Mas antes, teve de pagar os cafezinhos à laia de "portes de envio" pois a "vidinha" anda danada!!!
Com o Nuno a rumar a Alpedrinha via Serra da Gardunha, seguimos para a Lardosa pelos Lameiros de Almeida e entrámos na aldeia pelo Tanque.
Nova paragem, novo "despacho". Desta vez calhou ao Zé Luís, ao balcão do "Tá-se Bem".
Apesar da cantilena "ah e tal . . . só tenho cinco euros", não colou. Teve que despejar o porta moedas em cima do balcão.
Contado o dinheirinho, havia pouco mais de oito euros.
Deu para duas rodadas de "branquinhos". Uns com e outros sem! Porreiro!!
Para o Zé tivemos que fazer mais kms, por isso, os "portes de envio" foram um pouco superiores.
Como o Zé ficou "teso", despachámo-lo logo ali e seguimos para a cidade, via Seixeira, Folha da Lardosa, Alcains, Casal do Valado, Quinta da Espadaneira, Monte Brito, Curral do Prego e Fonte da Mula.
Pelo caminho ainda arranjámos mais um para "despachar", o Abílio Fidalgo. Mas esse, fomos mesmo levá-lo ao domicílio e aceitámos receber os "portes" em géneros. Umas bjecas e uns pistachios que caíram que nem ginjas.
Contas feitas, foram três "despachos", 67 kms de animada cavaqueira, excelente convívio e um bom "magote" de amigos que gostam deste salutar e lúdico desporto, que praticam de forma animada e descontraída.
Pelas 12h45 estávamos na cidade, prontinhos para o banhinho retemperador e um almocinho calórico.
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC
Comentários