quarta-feira, 16 de julho de 2014

"Um passeio até à aldeia dos balcões"

Ontem foi dia de passeio asfáltico.
Com partida pelas 07h00 da Rotunda da Racha, eu, o Nuno Antunes, o Jorge Palma e o Vasco Soares, fomos fazer uns kms asfálticos até Medelim, a bonita aldeia dos balcões, com passagem pela Sra da Graça.
Saímos da cidade rumo ao Ladoeiro, com passagem pelos Escalos de Baixo.
A cafezada matinal foi no Café Valente, no Ladoeiro, a primeira paragem desta nossa jornada velocipédica.
Seguimos depois para a Sra da Graça, já com o calor a puxar um pouco pela transpiração e subimos a Idanha a Nova.
à saída da vila virámos à direita e seguimos para Proença a Velha, que cruzámos pelo seu terrível empedrado e continuámos até Medelim, também conhecida por Aldeia dos Balcões, seguramente a povoação beirã que ostenta maior número de balcões, contam-se 116 exteriores e 23 interiores, sem incluir os de arquitectura mais erudita que se encontram nas casas senhoriais. O Balcão é constituído por uma escada em granito de grandes lajes terminado num patamar de acesso ao piso superior rodeado ou não de guardas inteiriças também em granito.
Com o calor já a apertar. fizemos nova paragem no café junto à rotunda, para nos refrescarmos com uma bebida e dar dois dedos de conversa.
Deixámos aquela bonita aldeia e seguimos para a Bemposta, por uma estradinha panorâmica, cujo piso se encontra um pouco degradado, mas sem grande dificuldade para os nossos "veículos" de duas rodas.
Viemos depois a entroncar na N233, virando à esquerda para S. Miguel D'Acha.
Descemos a S.Gens e Subimos aos Escalos de Cima, a última povoação que passámos, antes de entra na cidade, ainda cedo e com tempo mais que suficiente para nos sentarmos calmamente na esplamada do Café Lusitano para umas bebidas frescas e a nossa já habitual tertúlia.
100 kms, 4 amigos e algumas das bonitas estradinhas cá do nosso belo interior, foram a ementa para mais uma excelente manhã de pedalada asfáltica.
 
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC 

Sem comentários: