Avançar para o conteúdo principal

"Cornos do Diabo"

Já desde o ano passado que ando para realizar este percurso que desenhei, mas, por este ou por aquele motivo, ainda não tinha realizado.
Tenho de começar a despachar os "projetos" que tenho na gaveta, porque se estou à espera de melhor oportunidade, ou dos outros, fico na maioria das vezes a ver televisão no meu coçado sofá.
Desta vez tive a sorte de me calhar como companheiro de aventura, o meu amigo Dário, cuja filosofia, nesta "coisa" de dar ao pedal, é quase gémea, falta-lhe apenas o tempo que eu tenho disponível para estas "entradas" em terrenos agrestes, paisagens únicas e trilhos a desafiarem os nossos limites.
Nesta passada quinta feira, foi o dia escolhido para este fantástico dia.
Combinei encontro com o Dário pelas 06h30 e rumámos á lagoa Comprida, em plena Serra da Estrela.
O cenário não podia ser mais bonito para início de volta campestre.
Chegámos à zona de mercado junto ao paredão da barragem e estacionámos a minha fragonete. nem vivalma!
Preparámos as bicicletas e fizemo-nos aos trilhos.
Iniciámos o percurso pela levada de água que sai da barragem em direção à Casa Alta e logo depois, estávamos a cruzar a bonita Barragem do Covão do Forno, num bonito recanto, digno de postal.
descemos á câmara de carga da conduta e subimos à Lomba para visitarmos outra bonita bacia de água, desta vez a Charca dos Molinhos, qua passámos também pelo passadiço do paredão.
Mais uns trilhos ajeitados e ao chegar a alto, uma visão única com a Barragem do Lagoacho a nascer ante os nossos olhos. Simplesmente fabuloso!
Descemos ao passadiço daquela bonita bacia hidrográfica e continuámos pelo estradão do GR22 até à barragem do Vale do Rossim, também sem ver vivalma. Eramos os donos e senhores daqueles vales e cabeços. Que sensação!
Pedalámos ainda algum tempo pelo Vale do Rossim, que deixámos para ir ao encontro do Vale da Perdiz sempre em ligeira ascensão até ao Cerro do Covão da Costa e Cabeço da Carnazeda.
Agora em sentido descendente seguimos para o bonito pontão da Ribeira da Fervença e a partir daqui,
o terreno inclinou-se mais um pouco, em descida mais trialeira e com uma brutal visão sobre o Vale Glaciário do Covão do Urso.
Passámos depois a Várzea, onde tivemos o encontro com os primeiros habitantes da serra, um belo rebanho de cabras, que cruzaram o caminho à nossa passagem.
Chegámos ao Sabugueiro, por uma curta e arfante subida em empedrado e cruzámos as suas bonitas ruas, ainda despidas de gente.
Antes de cruzarmos a estrada principal que desce a Seia, abancámos numa daquelas lojas que tudo vendem, desde o casaco de peles à sandes mista de presunto e queijo.
Conhecemos o Sr Vitor que nos aviou uma fabulosa sandes, mista para mim e só de presunto para o Dário, em pão caseiro, como já à muito tempo que não comia. Qual Mondeguinho qual carapuça! Já comi nos dois lados e a minha escolha foi fácil. Sabugueiro! No estaminé do Ti Vitor, pois então!
Um par de jolas fresquinhas acompanharam este belo repasto e puseram-nos finos para o restante percurso. E que percurso. Se até aqui tinha sido fantástico, a partir daqui não consigo adjetivar. Até eu fiquei surpreendido, pela positiva. Que trilhos!!!
Descemos à levada e acompanhado o bonito Rio Alva, seguimos a sua margem esquerda até ao Poço Negro e CHE do Sabugueiro.
sempre em single track, fomos descendo até á central do Desterro, onde entrámos na sua frondosa mata, rasgada de trilhos de encantar. Parecia termos entrado na Amazónia. Fabuloso!
Por ali nos entretivemos um pouco, à laia de turista, pois o encanto do local não nos deixava sair dali.
Acabámos por ir até ao castiço singular restaurante "Margarida" para nos refrescarmos com mais uma bjeca.
O sol radioso do alto do Sabugueiro, transformou-se em ténue neblina, que transformava o nosso passeio em algo quase surreal, consoante nos íamos embrenhando no famoso trilho dos Cornos do Diabo.
A primeira parte, logo à saída do restaurante, seguiu paralela à levada de água até ao cabeço do Castro.
A partir daqui, foi só adrenalina, pelo arrepiante trilho junto a uma antiga levada e zona escarpada, onde cair estava completamente fora de questão. Um espetáculo brutal e adrenalina a rodos!
A chegada aquele local único foi espantosa. "Cornos do Diabo” é o sugestivo nome do curioso rochedo localizado junto às águas da ribeira da Caniça, naturalmente ornamentado, mas que quase parece ter sido esculpido por mão humana. Tem quase seis metros de altura, em que no topo, devido à erosão, tem duas pontas em pedra aguçadas, semelhantes a uns cornos.
O local não tem saída pelo que tivemos que voltar atrás. E ainda bem, pois iriamos percorrer de novo, parte daquele adrenalínico trilho.
Sensivelmente a meio virámos à esquerda e por uma brutal trialeira, maioritariamente em calçada romana, descemos à Ponte da Caniça, onde se situa a bonita Praia Fluvial da Lapa dos Dinheiros.
mais uma pequena visita aquele bonito local e subimos á aldeia da Lapa dos Dinheiros, que cruzámos para entrar depois noutro longo e brutal single track que nos levou até às Ramilas e Cabeço do Castro.
A partir daqui, apenas serra pura e dura.
Uma longa e desgastante subida de cerca de 25 kms  que nos foi desgastando pela Eira velha, Chão do Poço, Selada e Portela.
A chegada à Pedra da Vista, foi um momento de interregno e de algum descanso, enquanto descíamos até à estrada que vem de Vide em direção ao cruzamento da lagoa Comprida.
O sol escaldante voltou a fazer-nos companhia, enquanto íamos vencendo lentamente a subida até ao alto.
A vista sobre a lagoa comprida, foi uma lufada de alegria. Estávamos de regresso ao local de partida, mas . . . tinha ainda uma pequena surpresa!
Uma espetacular chegada pelo muro de uma levada de água e pelos paredões da barragem até chegarmos à fragonete, que na sua quietude nos aguardou pacientemente.
Voltámos a devolver-lhe as bikes e restante material, mudámos parcialmente de roupa e fomos até ao bar desfrutar do ambiente turístico que se vive naquela zona, ocupando a única mesa da esplanada, de vista privilegiada.
bebemos umas bjecas e voltamos a "roer" mais umas sandes serranas, aviadas em formato XXXL, que nos obrigaram a estar por ali bastante tempo. Era muita matéria prima, para tão pouco dente. Fenomenal. Que dia! Paisagens deslumbrantes, trilhos do melhor, companhia de exceção, um dia só para nós e as nossas biclas, que mais se pode desejar.
Assim foi mais um dia de volta vadia com a minha fiel santa, na companhia  do grande amigo Dário e a sua trek com visual de "vaca leiteira", que desfrutámos de forma lúdica e divertida.
 
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC

Vídeo - parte 1
 



Vídeo parte 2

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel