Avançar para o conteúdo principal

"Volta Saudável"

Pensamento:
"O melhor espelho è um velho amigo"
(George Herbert)


.o0o.

Altimetria

Percurso no Google

.o0o.

Linda manhã solarenga e límpida

4 companheiros alegres e bem dispostos, comigo 5, que também não sou mau "rapaz". (AC; Micaelo; Filipe; Martim e Dino) Trilhos fáceis e rolantes, tirando a "excepçãozinha"
Cafézinho na Lardosa com conversa animada e boa camaradagem.
Zero furos e avarias. 57 kms com partida ás 08h15 e chegada ás 11h45.
Pois claro!!! Foi assim que decorreu a nossa manhã de BTT.

Saímos da Pires Marques pelas 08h15 pelo portal do frigorífico, agora a precisar de reparação, por ter sido vítima duma "patada" de alguém que ali descarregou a sua fúria incontida!!! e rumámos em direcção à Lardosa.
Passámos por Sta Apolónia, hortas de Escalos de Cima, cruzando seguidamente a N.18-7 para apanharmos o estradão para a Ribeira do Freixo.
Aí demos início a cerca de 500 metros de subida sem grande dificuldade, virando à esquerda para o estradão que vem da Ribeira de Alpreade.
Umas centenas de metros à frente virámos à direita em descida para a zona da Barroca do Sol Mar, para depois enfrentarmos a subida para a zona do Carapeteiro, bastante inclinada e com dificuldade acrescida por ter sido aplanada por máquinas, não prevenção aos fogos flolestais.
O pessoal aproveitando o facto da terra estar bem mexida, aproveitou para efectuar um teste ao rasto das sapatilhas e compartilhou as "ditas" com os pedais da bicla e a terra mole, por falta de aderência dos pneus da bike.

Terminada a única dificuldade do percurso seguimos o estradão que nos conduziu à Lardosa.


Alí parámos no Café para tomar a "bica" e darmos dois dedos de conversa.


Saímos em direcção ao Vale do Nuno, Casa da Fonte Caiada, Folha da Lardosa e Alcains, que cruzámos em direcção a Santa Apolónia e Atacanha.
Chegámos a Castelo Branco pelas 11h45 com 57 kms percorridos e em boa forma física.

No próximo Domingo è o dia do Raid à Gardunha.
Partida às 08h do Parque Infantil da Pires Marques
(Durante o percurso hà fontes de àgua fresca para abastecer os "camelbacks"
Até lá
AC

Comentários

rider disse…
Olá amigo AC

No Domingo lá estarei.

Não sei se vou conseguir pedalar o percurso todo, mas já tenho a minha assistência em viagem de prevenção. É que por aqueles lados não há nem estações nem apiadeiros :)

No entanto vou tentar. Espero que o ritmo não seja demasiado elevado.

É que estou de férias e não tenho pedalado nada :(
E estrear-me logo com 85 deles :<>

Um abraço, conte comigo para Domingo.
Quem vai mais? do meu ritmo claro.
rarn

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela ...

PPS PR1 e PR2 - Caminho de Xisto do Fajão e Ponte de Cartamil,"

"Eu escolho viver, não apenas existir." (James Hetfield) Em dia de mais uma das minhas caminhadas, sempre na companhia da minha cara metade e excelente companheira nestas minhas passeatas pela natureza, fomos até à bonita Aldeia de Xisto de Fajão. Fajão, é uma aldeia de contos, que convive com as escarpas quartzíticas dos Penedos de Fajão, encaixada numa pitoresca concha da serra, alcandorada sobre  o Rio Ceira, perto da sua nascente, cuja configuração faz lembrar antigos castelo naturais. Chegamos à aldeia pouco depois das 08h30, sob intenso nevoeiro, que nos criou alguma apreensão sobre se daríamos, ou não, inicio à caminhada. Mas a impressão era de que a neblina estava a levantar e o sol começaria a iluminar o bonito Vale sobre o Rio Ceira, rodeado pelos impressionantes Penedos de Fajão e pela Bela Serra do Açor. A beleza que ainda não à muito tempo caracterizava aquela zona, era agora um pouco mais cinzenta, depois da devastação causada pelos fogos ...

"Passeio de moto pelo Alto Douro Vinhateiro"

"O que é bonito neste mundo, e anima, é ver que na vindima de cada sonho fica a cepa a sonhar outra aventura." (Miguel Torga) Com a  excelente companhia dos amigos Luís Miguel, João de Deus e Marta Farias, fomos "desbravar" algumas das encantadoras estradinhas panorâmicas do Alto Douro Vinhateiro. A saída foi programada para as 07h00 e, já na companhia do Luís Miguel, fomos até Penamacor, onde o João e a Marta já nos aguardavam junto às bombas de combustíveis locais. Já agrupados rumamos ao norte cruzando Meimoa, Vale da Srª da Povoa, Terreiro das Bruxas, Santo Estevão e Sabugal. A partir desta vila e com a bonita visão do seu famoso castelo das cinco quinas, entramos em terras de Ribacoa, onde o frescura matinal nos atormentou um pouco e nos fez reconhecer que o verão já lá vai e as temperaturas vão já sofrendo metamorfoses, sobretudo em algumas zonas e, esta é uma delas. Logo após abandonarmos o Sabugal, viramos à direita para as Quinta...