Avançar para o conteúdo principal

" Um passeio descontraído"

Hoje, sexta feira santa, brindou-nos com uma manhã radiante de sol e propícia à pratica da modalidade que mais gostamos, ressalvo as devidas excepções, que é o Btt na sua vertente lúdica.
Tal como sempre, lá nos juntámos no Parque Infantil da Pires Marques, 5 "amantes" desta "trepidante" modalidade, para calcorrearmos alguns dos belos e imensos trilhos deste nosso não menos belo interior.
AC, Álvaro, João Afonso, Fidalgo e o João, que vindo de Lisboa passar a Páscoa com a família, nos deu o previlégio da sua companhia, assim como o João Afonso, que me pareceu um pouco receoso no início em alinhar connosco, também nos priveligiou com a sua companhia e boa disposição.
Fizémo-nos aos trilhos com saída da cidade pelo velho portal do frigorífico, sem contudo termos um rumo definido.
Assim conforme fomos pedalando, fomos inventado e acabámos por fazer 57 kms num circuito que nos levou à Lousa, onde tomámos café no Clube lá do sítio.
Continuámos depois em direcção à Mata e pensámos em "repisar" um trilho já bastante antigo que pelo cume segue quase paralelo à Ribeira de Alpreade, onde não descemos e que com algum sobe e desce, termina no alto da Monheca.
Foi contudo com alguma decepção que verificámos que a maior parte do citado trilho fora destruído pelas máquinas de desmatação e cuja àrea é agora um pouco desoladora, mas que ainda assim, deu para a malta se divertir um pouco.
Na Monheca, seguimos cerca de 1 km em alcatrão até entramos no caminho que passa à Teixeira, para rumarmos seguidamente ao Monte Brito e ali desfrutarmos algumas passagens interessantes com uns curtos singles, até entrarmos de novo em alcatrão na Capa Rota e seguirmos até à cidade, onde nos foi oferecido o "folar", cortesia do amigo Fidalgo, que constou dumas saborosas minis, para alguns, que outros não vão muito com "cachopada" (minis) e optaram por um tamanho mais condizente, eh eh eh!!!. . . e uns salgadinhos para empurrar a "coisa", que maravilha!!!
A hora de almoço chegou rápidamente e a "rapaziada" lá se despediu, seguindo a dupla de "Joões" em direcção à zona da Carapalha e eu e o Álvaro para a Pires Marques, onde moramos.
Foi uma manhã divertida, com a junção ao grupo de dois novos companheiros que contribuíram para este bonito passeio, bem descontraído e animado.

Fiquem bem
Vêmo-nos nos trilhos
AC
Vídeo
<>

Comentários

Anónimo disse…
Só para deixar aqui uma palavra de apreço ao pessoal de CB que tão bem me recebeu neste dia e pelas paisagens maravilhosas a que me apresentou. Pronto, a mini também não caiu mal, hehe.
Vou fazer por estar presente na volta de Domingo!!
Anónimo disse…
Eh- pááá... este vídeo tá d+++++... nem faltaram as minis nem nada!
Belos trilhos... e pessoal 5 estrelas tb ;)
Abraços de Abrantes e boas pedaladas. ZMilhas

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de moto pelo Alto Douro Vinhateiro"

"O que é bonito neste mundo, e anima, é ver que na vindima de cada sonho fica a cepa a sonhar outra aventura." (Miguel Torga) Com a  excelente companhia dos amigos Luís Miguel, João de Deus e Marta Farias, fomos "desbravar" algumas das encantadoras estradinhas panorâmicas do Alto Douro Vinhateiro. A saída foi programada para as 07h00 e, já na companhia do Luís Miguel, fomos até Penamacor, onde o João e a Marta já nos aguardavam junto às bombas de combustíveis locais. Já agrupados rumamos ao norte cruzando Meimoa, Vale da Srª da Povoa, Terreiro das Bruxas, Santo Estevão e Sabugal. A partir desta vila e com a bonita visão do seu famoso castelo das cinco quinas, entramos em terras de Ribacoa, onde o frescura matinal nos atormentou um pouco e nos fez reconhecer que o verão já lá vai e as temperaturas vão já sofrendo metamorfoses, sobretudo em algumas zonas e, esta é uma delas. Logo após abandonarmos o Sabugal, viramos à direita para as Quinta