Avançar para o conteúdo principal

"Transpirenaica # Montory - S. Jean de Luz"

Dia 08Set.
6. ETAPA
MONTORY - S. JEAN DE LUZ

Última etapa e o fim duma bonita e grande aventura ciclística na Cordilheira Pirenaica.
Após uma bela noite de descanso numa pacata povoação já no País Basco Francês, levantei-me cedo e após um calmo pequeno almoço, preparei a bike pela última vez nesta aventura e fiz-me à estrada naquela que seria a última etapa, sem grandes problemas em termos de altimetria, nem quilometragem.
Em direcção ao Atlântico, pedalei calmamente durante cerca de 15 kms, altura em que cheguei a Musculdy, início da última passagem de montanha desta travessia, o Col de Osquich, cerca de 5 kms sem grande pendente, cuja única dificuldade foram os kms já acumulados nas etapas anteriores, mas que mesmo assim não impediram que o ultrapassasse sem probelas de maior.
Uma descida rápida e até S. Jean de Luz, cerca de 100 kms rolantes ultrapassados em velocidade de cruzeiro com os olhos postos nas belíssimas paisagens do bonito País Basco, bastante verdejante e também ele montanhoso, se bem que sem os grandes picos já deixados para trás.
Era com muita atenção que olhava as incríveis paisagens, consoante "galgava" kms e apesar de já denotar algum cansaço do esforço dispendido nesta explêndida aventura a solo, com o apoio das minhas filhas na minha viatura e que faziam a trasladação da minha "tralha" de hotel para hotel, era com alguma mágoa que presentia o fim de mais uma das minhas iniciativas em que envolvo a bike, minha fiel companheira de milhares de kms.
Cerca das 13h cheguei finalmente a S. Jean de Luz, uma metrópole cheia de vida e movimento.
Parei num parque e as minhas filhas estacionaram a viatura numa bela sombra e rápidamente arrumei a bike no seu saco de transporte, mudei de roupa e tomando agora eu as rédeas e o comando da viatura, depressa me pirei para Espanha, livrando-me assim das barreiras linguísticas e no tocante à alimentação.
Já em Espanha, pensei ficar lá para os lados de Miranda de Ebro, num hotel já conhecido e alí descansar para no dia seguinte continuar a viagem para Castelo Branco.
Mas apesar dos 117 kms percorridos de bike entre Montory e S. Jean de Luz, sentía-me ainda com fresquidão suficiente para conduzir durante algumas horas tendo ainda o apoio da minha filha mais velha para conduzir mais umas horitas, pelo quer numa breve reunião familiar e após um cálculo efectuado através do gps, concluímos que conseguiríamos estar em casa ainda antes das 21h e foi o aconteceu.
Já perto da fronteira portuguesa telefonei à minha esposa, pedindo-lhe que me cozinhasse um "bacalhauzinho", pois já vinha farto da comida francesa.
Foram assim, 711 kms percorridos com a minha asfáltica pelas fantásticas estradas da cordilheira pirenaica, numa travessia que começou em Argelés-sur-Mer no Mar Mediterrâneo e terminou junto ao Oceano Atlântico em S. Jean de Luz.
No próximo ano e se as "pernitas" ainda não tremelicarem muito, "cozinharei" outra aventura made in AC, sem stress e de competição caseira, com o pódio desde já garantido, cujo prémio é o conhecimento de novas terras, novas gentes, novas culturas, paisagens grandiosas e recantos que irão ornamentar a minha memória e que perdurará para sempre guardada na "prateleira" das aventuras de uma vida.

Fiquem bem
Vêmo-nos nos trilhos,
ou quem sabe,
no asfalto!!
AC

Comentários

Marcello Silva disse…
Os meus mais sinceros parabens por mais esta magnifica aventura , nessas paisagens grandiosas é de louvar a sua determinação em conseguir atingir os seus objectivos neste caso uma travessia com tanto acomulado ainda por cima sozinho na bike, um abraço
SALES disse…
CARO AMIGO É COM MUITO AGRADO QUE DIGO QUE A FRASE "UM HOMEM IDEALIZA LOGO EXECUTA" TEM O SEU SENTIDO NA CABEÇA DE ALGUNS E NA SUA CONCERTEZA QUE ESTÁ BEM VIVA E FORTE. QUERO FELICITA-LO DESTA SUA GRANDE E UNICA AVENTURA QUE COM MUITO SACRIFICIO E VONTADE VEIO A FINALIZAR DA MELHOR MANEIRA. QUANDO CHEGAR A SUA IDADE GOSTARIA DE FAZER PELO MENOS METADE DO QUE VC FAZ EHEHEH
PARABENS AMIGO CABAÇO
carneiro disse…
Parabéns. Ainda bem que correu tudo sobre "rodas".

Saudável inveja de alguém que o irá "copiar" um dia destes...
disse…
Os meus sinceros Parabéns por ter concretizado esta grande e belíssima aventura. A sua determinação por alcançar os seus objectivos é deveras contagiante e de louvar. É um exemplo a seguir para todos nós.
Vou ficando atenta a novas aventuras.
Boas voltas e até breve!

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Açudes da Ribeira da Magueija"

Com o dia a acordar liberto de chuva e com nuvens pouco ameaçadoras, juntei-me ao Jorge Palma, Vasco Soares, António Leandro, Álvaro Lourenço, David Vila Boa e Ruben Cruz na Rotunda da Racha e resolvemos ir tomar o cafezinho matinal ao Cabeço do Infante. Fomos ao encontro do Paulo Jales, que se juntou ao grupo na Avenida da Europa e lá fomos em pedalada descontraída e na conversa dar a nossa voltinha asfáltica. O dia, bastante fresco mas solarengo, convidava mesmo a um bom par de pedaladas. Passámos a taberna Seca e descemos à velha ponte medieval do Rio Ocreza, onde fomos envolvidos por um denso nevoeiro junto ao leito do rio e por um friozinho que se foi dissipando na subida aos Vilares, assim como a neblina, que nos abandonou logo que iniciámos a subida. Passámos por S. Domingos e paramos mais à frente, no Cabeço do Infante para a dose de cafeína da praxe. Dois dedos de conversa e cafezinho tomado, foi o mote para voltarmos às bikes. O David e Ruben separaram-