sexta-feira, 24 de setembro de 2010

"Castelo do Bode > Fátima"

Está concluído, em termos gerais, o percurso que este ano me irá conduzir a Fátima, na companhia de alguns amigos, em Btt.
Hoje, acompanhou-me o amigo Carlos Sales, para concluir mais esta tirada, que acabou com 95 kms percorridos em Btt, de Fátima ao Castelo do Bode, por asfalto e regresso por trilhos.
Pelas 07h já estava à porta do Carlos. Carregámos a bike e rumámos a Fátima, onde deixámos a carrinha estacionada no Parque nº. 2.
Após os preparativos da praxe, começámos as nossas pedaladas de hoje, em direcção ao Castelo do Bode, sempre por asfalto.
Com uma única paragem em Vale dos Ovos, no snack bar da bomba de combustível para "morder" algo mais sólido e tomar a primeira dose cafeínica do dia, chegámos à barragem pelas 10h10.
às 10h15, iniciámos o regresso pelos trilhos que farão parte da ligação Castelo Branco > Fátima, em Btt.
Passámos em bonitas povoações, umas airosas, outras nem tanto, bonitos locais de interesse turístico, com especial realce para o imponente Aqueduto de Pegões, que em tempos idos abastecia o Convento de Tomar.
Divertimo-nos em grande nos bonitos e algo técnicos trilhos da Serra D'Aire, com passagem no Parque Eólico do Bairro - Sobral, onde pela primeira vez avistámos a magnífica Catedral, na Cova da Iria.
Ficou-me ainda na retina a bonita e alva zona de merendas, sobre uma antiga mina de água, onde ainda existe uma bomba manual, bastante antiga e, outra um pouco mais moderna, que utilizámos para tirar a água com que nos saciámos, apesar de um pouco ferrenha.
Não me vou alongar mais sobre a nossa aventura de hoje, apenas que nos divertímos em pleno, com alguma passagens em trilhos espectaculares, cruzando ainda neste trajecto, doze povoações e ladeado outras tantas.
O dia 9 de outubro já está quase a chegar. Só espero que o tempo não nos pregue nenhuma partida, pois algumas passagens terão uma dureza acrescida com o terremo húmido.
Mas não será nenhum problema que não possamos ultrapassar.
.
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos,
ou fora deles.
AC

Sem comentários: