Sexta feira passada, a "cambada" juntou-se novamente, para mais uma das suas diabruras.
Coisas simples . . . coisas nossas! Juntam-se uns amigos, mistura-se uma aventura, com alguma "coisita" nova para não enjoar, uns trilhos porreiros, umas dificuldadezitas para apimentar a "coisa", uns canecos, um petisco e bora lá . . . para mais uma diabrura da cambada.
Desta vez, fomos à conquista da eólica do Castelo Velho da Zimbreira, ali para os lados dos Envendos, também conhecida como "a vúva".
Carregámos a minha "ramona" com as bikes e ai vamos nós pelas 07h em direcção aos Envendos.
Parámos junto à capela, descarregámos e preparámos as bikes e fomos tomar a matinal dose de cafeína.
A algazarra do costume e lá nos fizemos aos trilhos. Entrámos um trilho que nos levou sempre à meia encosta até ao Castelo Velho, sempre com uma paisagem fantástica, sobre a aldeia da Zimbreira.
Já no alto, junto à eólica e posto de vigia, ficámos boquiabertos com as lindíssimas paisagens sobre a Barragem da Pracana e vales adjacentes. Espetacular!!!
Descemos depois por uma técnica e longa descida até junto à central elétrica da barragem, virando depois à esquerda pedalando pelo estradão, sempre pela margem esquerda da barragem, até chegarmos à bonita cascata do Pego da Rainha, onde a malta "pintou a manta" e se divertiu num verdadeiro espírito de companheirismo e amizade.
Saír dali, acho que foi a parte mais dificil.
Contornando serras, escarpas e um bom punhado de vales, com trilhos bastante diversificados, ziguezagueámos, subimos e descemos e visitámos algumas aldeias e lugarejos, por ali dispersos, como a Vilar da Mó, Furtado, Vale Coelho, Praia Fluvial da Ribeira D'Eiras, etc.
Já de novo nos Envendos, arrumámos as bikes na "ramona" e fomos para o café comer umas sandes e beber umas bjecas. Mas a coisa não estava bem, faltava qualquer coisa.
Voltámos à "ramona" e agora sim . . . rumo ao Vale da Mua!!!
Mesa na esplanada, umas travessas de barbo frito com molho vinagrete, duas litradas de branco fresquinho e umas bjecas para tirar o gosto, e claro, a algazarra do costume.
Brincadeira e sã camaradagem. Coisas de adultos à moda de adolescente. eh eh eh!!!
77 kms, muita aventura, amizade sem "esforço", convívio e bons momentos, foi a forma como a rapaziada comemorou o Dia de Portugal.
Isso das paradas militares e essas tretas não são para nós. Nós gostamos mesmo é de andar de bicicleta, diversão e por vezes, também bebemos um "canequito" ou umas bjecas e comemos um petiscozito. Naturalmente, claro . . . não queremos que "pegue" na moda!!!
Fiquem bem
Vêmo-nos nos trilhos
. . . ou fora deles.
AC
Slideshow
Comentários
Junto-me ao João, e obviamente a todos os outros elementos da "cambada", nos agradecimentos ao António por ter gerado mais um "filho" exemplar, embora com um tempo de gestação já na casa dos anos!!!
Neste caso, e modéstia à parte, tenho de o dizer, sei quem é o pai. Fui eu que "fecundei" o António com o objectivo de vistar aquela "ventoínha solteirona", prefiro a viúva, já há uns 2 anos atrás.
Conto com a fertilidade da "procriadora" para continuar a germinar passeizinhos destes.
Abraços
Silvério
P.S. Parabéns a todos pelo exemplar desempenho.
foi a interjeição que me ocorreu quando vi tais imagens...
foi com muita pena minha que me vi privado deste passeio!
Abraço, Tiago.