Avançar para o conteúdo principal

"Diabruras da Cambada, continuação. . . ."

Sexta feira passada, a "cambada" juntou-se novamente, para mais uma das suas diabruras.
Coisas simples . . . coisas nossas! Juntam-se uns amigos, mistura-se uma aventura, com alguma "coisita" nova para não enjoar, uns trilhos porreiros, umas dificuldadezitas para apimentar a "coisa", uns canecos, um petisco e bora lá . . . para mais uma diabrura da cambada.
Desta vez, fomos à conquista da eólica do Castelo Velho da Zimbreira, ali para os lados dos Envendos, também conhecida como "a vúva".
Carregámos a minha "ramona" com as bikes e ai vamos nós pelas 07h em direcção aos Envendos.
Parámos junto à capela, descarregámos e preparámos as bikes e fomos tomar a matinal dose de cafeína.
A algazarra do costume e lá nos fizemos aos trilhos. Entrámos um trilho que nos levou sempre à meia encosta até ao Castelo Velho, sempre com uma paisagem fantástica, sobre a aldeia da Zimbreira.
Já no alto, junto à eólica e posto de vigia, ficámos boquiabertos com as lindíssimas paisagens sobre a Barragem da Pracana e vales adjacentes. Espetacular!!!
Descemos depois por uma técnica e longa descida até junto à central elétrica da barragem, virando depois à esquerda pedalando pelo estradão, sempre pela margem esquerda da barragem, até chegarmos à bonita cascata do Pego da Rainha, onde a malta "pintou a manta" e se divertiu num verdadeiro espírito de companheirismo e amizade.

Saír dali, acho que foi a parte mais dificil.
Contornando serras, escarpas e um bom punhado de vales, com trilhos bastante diversificados, ziguezagueámos, subimos e descemos e visitámos algumas aldeias e lugarejos, por ali dispersos, como a Vilar da Mó, Furtado, Vale Coelho, Praia Fluvial da Ribeira D'Eiras, etc.
Já de novo nos Envendos, arrumámos as bikes na "ramona" e fomos para o café comer umas sandes e beber umas bjecas. Mas a coisa não estava bem, faltava qualquer coisa.
Voltámos à "ramona" e agora sim . . . rumo ao Vale da Mua!!!
Mesa na esplanada, umas travessas de barbo frito com molho vinagrete, duas litradas de branco fresquinho e umas bjecas para tirar o gosto, e claro, a algazarra do costume.
Brincadeira e sã camaradagem. Coisas de adultos à moda de adolescente. eh eh eh!!!
77 kms, muita aventura, amizade sem "esforço", convívio e bons momentos, foi a forma como a rapaziada comemorou o Dia de Portugal.
Isso das paradas militares e essas tretas não são para nós. Nós gostamos mesmo é de andar de bicicleta, diversão e por vezes, também bebemos um "canequito" ou umas bjecas e comemos um petiscozito. Naturalmente, claro . . . não queremos que "pegue" na moda!!!
Fiquem bem
Vêmo-nos nos trilhos
. . . ou fora deles.
AC
Slideshow


.o0//0o.
Video

Diabruras da Cambada, continuação. . . . from Antonio Cabaco on Vimeo.

Comentários

Jorge Palma disse…
Eheheh... o vídeo é lindo de ver! Nem faltaram os "biquinis" da última moda!!!
Silvério disse…
Os nossos pequeninos passeios não param de surpreender, até aos intervenientes directos, nós próprios. Há sempre algo de novo à nossa espera, "cantinhos" mais bonitos, cascatas maravilhosas que nem imaginamos existir aqui ao pé de nós, etc, etc,...
Junto-me ao João, e obviamente a todos os outros elementos da "cambada", nos agradecimentos ao António por ter gerado mais um "filho" exemplar, embora com um tempo de gestação já na casa dos anos!!!
Neste caso, e modéstia à parte, tenho de o dizer, sei quem é o pai. Fui eu que "fecundei" o António com o objectivo de vistar aquela "ventoínha solteirona", prefiro a viúva, já há uns 2 anos atrás.
Conto com a fertilidade da "procriadora" para continuar a germinar passeizinhos destes.
Abraços
Silvério
P.S. Parabéns a todos pelo exemplar desempenho.
Anónimo disse…
Ohhhhh,
foi a interjeição que me ocorreu quando vi tais imagens...
foi com muita pena minha que me vi privado deste passeio!
Abraço, Tiago.

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel