Avançar para o conteúdo principal

"Pirinés Épic Trail - 3º Dia - Plan - Castejon de Sos"

3º. Dia - Plan - Castejon de Sos - 59 Kms - 2018m acumulado + - 2024 m alt.
Saímos de Plan pela hora habitual, depois dum pequeno almoço à descrição e descemos a bonita rua do Hotel até à ponte sobre o rio Cinqueta, que iria ser o nosso companheiro durante muitos kms, onde o som provocado pelas suas águas, batendo na pedra, pelas diversas cascatas e correndo ao longo do seu estreito leito, eram música para os nossos ouvidos, aliado à exuberante beleza da vegetação das suas margens.
Voltámos a cruzar o rio para entrarmos em San Juan de Plan, percorrendo as suas castiças ruas empedradas e de forte inclinação, que nos fizeram disparar as pulsações, num aquecimento rápido e inesperado.
Entrámos na estrada para Gistain ás portas do bonito Vale de Chistau.
Pouco depois, virámos à direita e entrámos num estradão, sempre em subida, em direção a Biadós e Parque Natural Posets - Maladeta
.
O Rio Cinqueta, foi nossa companhia até Forcallo, onde o trilho piorou e aumentou a sua inclinação, talvez para merecermos o que se seguiria!!!
Após 830 metros de forte pendente, chegámos de novo ao paraíso, onde se encontrava o Refúgio de Biadós, onde fizémos novo controle de passagem com o nosso chip.
Ficámos simplesmente boquiabertos com deslumbrante paisagem.
Um lindíssimo vale "semeado" de pequenas casas de montanha ao longo dum bonito trilho de caras ao imponente Maciço de Posets . Que espetáculo!!!
Já dali não queriamos sair. Tinhamos chegado ao céu, apesar de ao longo das nossas vidas termos cometido algumas maldadezitas. teriamos sido perdoados!??!!
Mas tinhamos consciência que havia ainda muita beleza para ver, muita adrenalina para "gastar" e muitos e longos momentos de diversão com as nossas bikes.
Se as nossas digitais aquecessem com o volume de fotos, teríamos que as colocar no frigorífico, no final do dia e todos os dias.
Com alguma dificuldade, não física, mas por não querer privar a nossa visão de tamanha beleza, voltámos a descer para Forcallo, onde virámos à esquerda para um engraçado single track até à ponte de madeira, de novo sobre o Rio Cinqueta.
Do outro lado, esperava-nos um bonito trilho ao longo dum verdejante bosque, onde as vacas competiam com o arvoredo, pois eram às largas dezenas e enormes.
Numa viragem à esquerda, começámos nova subida em trilho pedregoso e com algumas passagens mais técnicas, ziguezagueando de vez em quando entre vacas que pachorrentamente ocupavam o trilho ora mordiscando a erva que o rodeava ou deitadas calmamente sobre o mesmo.
Durante cerca de 3 kms, foi uma constante, até que chegámos ao Collado, na Balsa del Abeto.
Paisagens incriveis, esperavam-nos, com a visão a sul sobre o majestoso Maciço de La Cotiella, a norte El Montó e Bachimala e a Oeste a Punta Suelza. Um espetáculo!!!
Estávamos a cerca de 1900 metros de altitude e ainda tinhamos que atingir o Puerto de Sahún, a 2224 m de altitude, onde faríamos um controle no Refúgio de Marradetas.
Seguiu-se uma rápida descida com bonitas vistas à nossa direita sobre o Vale de Chistau, onde se vislumbravam as povoações de Gistain e S. Juan de Plan, Embalse de la Escun e El Congosto de La Inclusa.
Numa curva arrematada, virámos à esquerda para um single track, onde durante cerca de 100 metros tivemos que carregar as bikes na travessia do rio, práticamente sem caudal nesta altura e subir uma pequena encosta, com escalões de madeira, para entrar no trilho que, aternando com uns "suculentos" single tracks, nos conduziu até ao Puerto de Sahún e Chia, com uma boa visão sobre o Collado de La Cruz e Barbaruens.
Chegámos ao Collado de Cozibirón e seguimos um largo estradão de "serrisca" até ao refúgio no Cerro Marradeta, que se encontrava fechado e onde efetuámos o controle com o nosso chip.
Espetacular panorama sobre o Monte Perdido e o Pico Aneto.
Voltámos então a descer, até entrarmos num bonito e técnico single track (PR-HU51), passando por uma fonte (Fuen Roya), já em direção a Vilanova.
Entrámos em Vilanova, através dum single track, com muitas zonas não cicláveis, cruzando a aldeia até à A-139, virando á esquerda, cerca de 600 metros, para efetuar novo controle no Hotel Casa Arcas.
Voltámos atrás e continuámos pela A-139 até à Ponte sobre o Rio Ésera, onde saímos para um trilho que nos levou até Castejón de Sós, final da nossa etapa e onde ficámos aojados, no bonito Hotel Pirinéos.

Fiquem bem

Vêmo-nos nos trilhos

. . . ou fora deles.
AC
Filme em breve.

Comentários

Pinto Infante disse…
vou vos fazer só uma precura; se perguntassem onde ficava a Póvoa de Rio de Moinhos, essa malta sabia-vos orientar?!eh eh
que bela aventura, esta digna de ficar na V/memória.belas paisagens, belos trilhos...enfim...dignas de um reformado cheio de pujança...bem o Silvério, de reforma penso que ainda não, mas vontade não lhe deve faltar para te acompanhar...
aquele abraço e parabéns pela aventura.
Pinto Infante
Anónimo disse…
É com especial atenção que vejo estas fotos deste par de jovens a passear em plenos Pirinéus. A cambada está no estrangeiro e à conquista da Europa!

P.S. António essa fatiota está um primor!

Tiago
Tiaguss disse…
Excelente passeio. Dá muito gosto e (muita saudade) ao ver estas fotografias.
Continuem assim.
Abraço e boas pedaladas
Tiago Lages

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel