Avançar para o conteúdo principal

"Pirinés Épic Trail - 4º. Dia - Castejon de Sos - El Puent de Suert"

4º. Dia - Castejon de Sos - El Puent de Suert . 60 Kms - 2288m acumulado + - 2286m altitude.
O último dia da Pirinéus Épic Trail chegou e com ele, a etapa rainha deste espetacular percurso de alta montanha, que nos levaria, desta vez, aos 2286m de altitude, no "terrível" Collado de Basibé.
recordei então, o pequeno texto num dos cartazes promocionais desta aventura.
"Hay que venir dispuesto para afrontar las dificuldades que nos depara esta experiencia, porque la Pirinés Épic Trail, no es una ruta rodadora . . . los kms se ganam en cada pedaleada mientras el itinerario discurre por pistas de tierra, con descensos vertiginosos y subidas de infierno; por senderos de encanto, más o menos técnicos y por los altos pastos del Pirineo"
Já passava das 09h, como habitual, quando abandonámos o Hotel Pirineo para esta última etapa.
Fizémos os últimos dois kms do dia anterior, agora em sentido inverso, até que numa viragem à direita, entrámos num "terrivel" trilho, com muito mau piso no primeiro km e com umas paredes, que no meu gps chegaram a marcar 21%, obrigando-nos a um aquecimento rápido e com as pulsações a rondar o umbral anaeróbico.
Passadas as primeiras centenas de metros, a pendente suavisou um pouco e assim se manteve até ao pequeno povoado de Sos.
Passamos Ramastué e Eresué, para logo a seguir virarmos á direita para uma nova subida . . . Camino del Solano . . . que nos levaria a Plana Estall e Collado Galinero, com as nossas retinas em abertura máxima com as espetaculares vistas sobre o Maciço de Posets, Collado de Sahún e Chia.
Passámos a "Telesilla de Les Pillanes" e iniciámos a descida para o Collado Galinero. À nossa frente e ao fundo, Cerler, que mostrava as suas modernas construções, fruto da grande movimentação turistica na época em que as pistas estão abertas. À nossa frente, os Altos de Ixeia e Perdigueiro. Uma beleza!!!
Voltámos então à direita para entrarmos no Barranco del Ampriu e iniciámos um duro percurso em pedra solta, com uma descida por grandes pedras que nos fizeram dançar até ao ribeiro que desce da estação de ski.
Agora em trilho cheio de grama, com muitos regos e pequenos drops, chegámos à estação de ski de Cerler, em Ampriu, após penosa subida.
Visão magnífica sobre Posets, Barranco de Eriste, Tucas de Ixeia e Perdigueiro, sobrepuseram-se às que ainda tinhamos na memória, sobre a Barragem de Eriste e Vale de Benasque.
Era agora imperioso descansar um pouco, beber e comer algo mais sólido, pois a próxima meta seria o Collado de Basibé.
Olhámos para cima . . . e aí vamos nós, era a grande e última conquista desta fenomenal aventura.
Basibé, aí vamos nós!!! Terreno muito pedregoso e inclinações entre os 16% e os 22 %, na sua maioria, tendo como mínimo 13% e como máximo 27%. Foi esta a leitura do meu GPS!!! E, como diz o outro . . . o algodão não engana. Eu digo!!! As minhas pernas certamente não me enganam, pois estava a ver que entortavam. Chiça!!! E isto, durante cerca de 4 longos Kms e uma boa "litrada" de suor!!!
Mas tanto eu como o amigo Silvério, "muito lenta, lentamente", com o corpo a dizer "arreia" e o subconsciente a dizer . . . és capaz, calma!!! Escorregadela aqui, escorregadela ali, nas pedras roliças e em fases de grande inclinação, mas ambos conseguimos.
Foi um bom momento de conquista para nós. Fomos dos que conquistámos o Collado de Basibé. "En horabuena, cojonudos". eh eh eh!!! Tivemos também a sorte pelo nosso lado, pois um mau escorreganço e arrancar dali, já não era para mim!!!
Lá encima . . . a paisagem . . . Oh meu Deus!!! Isto não existe . . . como afirmava o Silvério.
Não havia palavras para descrever tamanha beleza!!!
Parecia estarmos nas montanhas de um dos filmes do "Senhor dos Aneis"!!!
Vegetação. Essa não existia áquela altitude, por isso lhe chamam os altos prados dos Pirineus.
Muito movimento sim, mas com muitas vacas e largas dezenas de cavalos selvagens (garranos) espalhados até onde a nossa vista podia alcançar, em pura liberdade.
Demos então início à descida por trilhos que não existem, orientando-nos por umas estacas vermelhas e pelo traço do gps.
Metade com a bike à mão e outra metade a pedalar, foi assim que chegámos ao Refúgio de Tumo, pelo Collado de Baciver.
A partir do refúgio, foi puro gozo até ao final. Para mim e a nível de trilhos foi a "Pérola do Pirinés Épic Trail"!!!.
Descida vertiginosa pelas "Bordas de Plana de Obarra" até ao Refúgio de Pastores que víamos lá ao fundo, com uma vista fabulosa sobre o Valle de Castanesa e do Rio Valiera.
Pouco depois de passar o rio, chegámos a Fonchanina, parando na fonte para beber àgua fresquinha e atestar o camelbag.
Continuámos em asfalto com uma subida com mais pendente e chegámos a Castanesa, onde parámos no Restaurante Ca de Graus e, "mandámo-nos" a um valente bocadillo e uma valente caña de jarra (caneca). Mal sabiamos nós o jeitão que isso nos iria dar.
Voltámos à direita e entrámnos num trilho que logo se transformou numa sequência de single tracks que nunca irei esquecer. Pura loucura!!!
talvez incentivados pelas cañas, foi a loucura total durante muitos kms, até chegarmos ao Collado de la Forca.
Estávamos perto de Vilaller e já nos faltavam poucos kms para o final.
Se o dia começara ameaçador com nuvens baixas, transformou-se depois em bonito e caloroso, porém, o final teria mesmo que ser molhado.
Uma valente trovoada descarregou sobre de nós e, em apenas meia hora, o tempo que demorámos a chegar a El Pont de Suert, presenteou-nos com uma valente molha até aos ossos. Estávamos nos Pirinéus, pois então!!!
Entrámos então numa pista denominada "Camino del Regancho" até chegarmos à ponte do Rio Ribera Ribagorzana, onde há quatro dias atrás deramos início a esta intensa aventura.
Senti uma alegria imensa por ter terminado esta aventura, mas, por outro lado, uma tristeza por ter que abandonar tão fantástico território, onde cada kms se conquista e cada imagem se cola na nossa retina. Mas, a porta não está fechada. Ainda lá hei-de voltar um dia. Quando . . . ainda não sei!!!
No final, fomos levantar o nosso merecido e "suado" jersey de finisher, que como diz o pessoal da Aramonbikes . . . ni se puede comprar, ni te lo regalan, se gana km a km, desde el primero al ultimo!!!
Em jeito de estatística, aqui ficam alguns dados:
- Kms 238
- Dias 4
- Acumulado 7347m + (segundo o meu gps)
- Fotos 1418
- videos 211 clips
- Total 1629 clics

Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos
. . . ou fora deles.
AC
Filme em breve.

Comentários

Silvério disse…
Bom Dia à Noite António,

Falar aqui sobre a experiência que vivemos juntos, não é preciso, pois os 4 posts e o 1º filme da saga que já estreou, imbuídos do espírito do teu blog fazem jus ao espírito da "ruta" que realizamos e "mostram" claramente a quem estiver na posse do mesmo espírito, o que vivemos, ÚNICO.

Bem, vou apenas partilhar um pouco dos sentimentos que tenho vindo a viver durante todos os dias desde que regressámos, quase uma semana passada.
Cada vez que leio os posts e cada vez que revejo o resultado dos "1629 cliks" (admito que já o fiz várias vezes), não sei bem porquê (!?!?), os meus olhos humedecem-se e mais, ainda me custa acreditar que vivi tal experiência. Quando "olho para trás", continuo a dizer: OH MEU DEUS!!! ISTO NÃO EXISTE!!!

António, obrigado pela oportunidade de fazer parte desta parceria vencedora.
Só espero ter a possibilidade de fazer parte das muitas mais que, estou seguro, virão.

UM GRANDE ABRAÇO

Silvério
CLI disse…
Enhorabuena!!! Sois unos Matxakas. Grande abraço para os dois com muita inveja.
FMicaelo disse…
Ora cá está uma aventura á maneira, que qualquer amante da natureza em cima de uma bike gostaria de fazer. Incluio-me nesse lote, pois também já lhe tinhamos "piscado o olho".
Paisagens fantásticas, bem ao gosto cá da malta complementado com desafios com alguma dureza, bem ao meu gosto!
Contudo com a troika no terreno este tipo de coisas tem de ficar adiada por uns anos. Nem sempre há possiblidade de se fazer tudo quanto se deseja! Quem sabe isto arrebita e podemos vir a engrossar a lista dos trialeiros e arrebatar também um jersey, que a malta tb gosta desses pequenos "bombons"!

Parabéns aos dois e ás belissimas fotos!
Agnelo disse…
Parabéns pela aventura. Confesso que não li todos os relatos por falta de tempo mas dei uma vista de olhos nas imagens e imagino que tenha sido uma jornada memorável. O nosso mundo tem uma série de recantos que vale a pena visitar, temos é que ter cuidado para a vida não nos passar ao lado e depois já não termos tempo para o fazer... vocês são um bom exemplo de que nada é demasiado grande ou demasiado difícil para ser enfrentado. Cumprimentos.
AQ
Silvério disse…
Acabei de fazer mais uma (!!!) visita, aos posts e respectivos comentários deste nosso inesquecível cicloturismo, para mim o momento mais alto do ano nesta matéria.
O comentário do FMicaelo apelou-me a dizer qualquer coisa.
Por um lado fico satisfeito pelo contributo, modéstia à parte, que demos para a divulgação/validação de tão extraordinário destino na nossa comunidade, mas, por outro, não posso deixar de manifestar uma certa pena por só depois de concretizado surgirem pessoas a afirmar vontade de também o fazer, quando o mesmo foi dado a conhecer neste blog há quase um ano, Sexta-feira, 22 de Outubro de 2010.
Logo no momento em que eu e muitas outras pessoas vimos o vídeo, ainda lá está, “decidimos” que tínhamos de o fazer. Acabámos por ser só dois e foi muito bom, mas pelos vistos poderíamos ter sido mais, assim existisse COMUNICAÇÃO!!!
Quero também aproveitar a oportunidade para agradecer as bonitas palavras do Agnelo, com as quais concordo em absoluto.
Como reconheço que a conversa já vai longa, acabo dizendo:
Adoptem a politica dos 4P’s e vão ver como pedalar, em quaisquer circunstâncias, é possível e se torna num gozo para TODOS!

Um abraço para TODOS
Silvério
P.S. Já agora, pelo menos para os mais distraídos, no próximo fim de semana, 8 e 9 de Outubro de 2011, aí vamos nós, em total autonomia, em mais uma “peregrinação” a Fátima.
FMicaelo disse…
Companheiro Silvério, a vontade de embarcar em boas aventuras está cá sempre! Quando não alinho é simplesmente por um de dois factores: o principal: falta de tempo e/ou ás vezes também: falta de... tempo (€)! Ehehehehe Nada mais!

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel