quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

"Ruta por la Sierra de Gata"

Hoje, aproveitando a excelente companhia do Nuno Eusébio, fomos até à bonita Sierra de Gata dar umas pedaladas.

Fui buscá-lo pelas 06h30 e calmamente, rumámos a Villasbuenas de Gata, onde daríamos início à nossa aventura de hoje.
Estacionámos a viatura no largo junto à igreja matriz, preparámos as bikes e restante material e aí vamos nós em busca dos trilhos.
Eram 08h30, quando saímos de Villasbuenas, em direção à Ponte Romana sobre o Arroyo de S. Blás.
Entrámos depois num curto e pedregoso single track e por trilhos bem "catitas", rumámos ás ruinas do Monastério de Nossa Sra de Monteceli, ali parando, para apreciar o abandonado e bastante degradado monumento.
Seguimos depois até à Aldeia de Gata, onde parámos num bar na Plaza Mayor e apreciando calmamente o ambiente, "devorámos" um "bocadillo de lomo e una caña con limon".
Já com o estômago aconchegado e a sede saciada, voltámos aos trilhos. A próxima paragem estava programada na Aldeia de Torre de D. Miguel e, foi para lá que nos dirigimos, pedalando por trilhos fantásticos e apreciando toda a beleza sobre as serranias que nos envolviam e os longos vales que a nossa vista alcançava até para lá de Moraleja, onde sobressaíam o Pântano e a Barragem de Borbollon.
A nossa aventura de hoje valeu pelo seu todo, mas o single track na falda do "Castillo de La Almenara" foi algo de fantástico, técnico, com cerca de 4 kms e com uma envolvente fabulosa.
Passámos no alto da Aldeia de Cadalso e descemos para Torre de D. Miguel, onde efetuámos a segunda e ultima paragem, também num bar da Plaza Mayor.
Novo "bocadillo de lomo e caña com limon", repuseram as calorias entretanto gastas.
restava-nos a última secção do percurso hoje delineado. Por entre trilhos pedregosos e bosques de carvalhos, chegámos de novo a Villasbuenas de Gata. Terminámos os 62 kms do percurso, com um sorriso nos lábios de satisfação, por mais esta pequena aventura, em "tierras de nuestros hermanos"!!!
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos
. . . ou fora deles.
AC
Clip de vídeo

Sem comentários: