sexta-feira, 14 de junho de 2013

"Proença-a-Velha"

História:
 
"Com uma vida que ronda seguramente os mil anos, Proença-a-Velha é uma das mais antigas povoações de Portugal. Temos notícia da sua existência desde os alvores da nacionalidade, quando o rei Afonso Henriques desenvolvia a sua política de recuperação e povoamento indispensáveis à identidade geográfica do seu reino. (...)
Num Crescimento inequívoco até ao séc. XVI, a vitalidade de Proença viria progressivamente a decair até que, em 1835, lhe foi retirado o estatuto de Concelho. Mas a sua gente continuaria, no labor quotidiano, a escrever páginas da mesma História."  (excerto da obra - "Proença-a-Velha - uma Povoação com História" da autoria da Profª Doutora Manuela Mendonça - Edições Colibri )
 
Hoje a nossa voltinha asfáltica, foi por Proença-a-Velha.
Juntámo-nos na Rotunda da Racha, eu, o Jorge Palma, o Pedro Roxo e o Vasco Soares, em busca de mais uma manhã divertida na prática deste nosso desporto lúdico que tanto apreciamos.
 
Fomos pelos Escalos de Baixo e Escalos de Cima e em S. Gens, voltámos à direita em direção a Idanha-a-Nova, com passagem por Oledo.
À chegada a Idanha, cruzámo-nos com o amigo Zé da Mata, hoje muito madrugador, que já regressava à cidade.
"Abancámos" na pastelaria do Ecomarchê e ali tomámos o cafezinho matinal, para depois continuarmos o nosso passeio, agora em direção a Proença-a-Velha.

Cruzada aquela bonita vila, pelo seu terrível empedrado, seguimos em frente em direção ao cruzamento de Pedrogão de S. Pedro, onde virámos à esquerda para S. Miguel d'Acha.

Parámos na fonte um quilómetro antes de entrarmos na povoação, para abastecermos os bidons e nos saciarmos com aquela  saborosa água, pois hoje as temperaturas já ultrapassavam os 30 graus.
Depois de cruzar S. Miguel, descemos a S. Gens para darmos início à ultima subida do dia, para aos Escalos de Cima.

Seguimos depois para os Escalos de Baixo e chegámos à cidade pelas 12h00, com 94 kms pedalados numa manhã já a antecipar o verão e em excelente companhia.

O Pedro e o Vasco, com compromissos despediram-se de nós junto ao local de partida, a Rotunda da Racha e, eu e o Jorge, fomos ainda até à Esplanada das Laranjeiras, onde calmamente pusemos a conversa em dia enquanto bebericávamos uma bebida fresca.
Excelente manhã de pedaladas na companhia de amigos.
 
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC 

Sem comentários: