Avançar para o conteúdo principal

"Por singles e trialeiras do Parque Natural de Las Batuecas"

Este passado fim de semana foi bastante intenso.
Tinha inicialmente programado ir até La Alberca e ali percorrer alguns percursos do maravilhoso Parque Natural de Las Batuecas e Sierra da Peña de Francia.
Não consegui arranjar o alojamento pretendido em La Alberca e optei por alugar um bungalow no Camping Sierra de Francia em "El Casarito".
Como o bungalow alojava 5 pessoas, convidei mais três amigos, o Pedro Roxo, o Nuno Eusébio e o José Luís, para me acompanharem besta bonita aventura de três dias, sendo dois de bike de btt e uma com a bike de estrada.
Eu e o meu irmão saímos primeiro para tratar da logística e efetuar o check in no camping e a restante malta foi mais tarde.
No dia seguinte, sábado, tomámos o pequeno almoço logo pelas 07h e fizemo-nos aos trilhos.
Logo à saída do camping, a diversão começou com uns bonitos singles para abrir o apetite e mais à frente uma louca trialeira, que a malta adorou e nos levou até á fantástica aldeia de "La Alberca", uma das mais bonitas de Espanha e classificada como património mundial da UNESCO.
Alí nos divertimos um pouco e começámos, logo pela manhã, a obrigatória tarefa da "hidratação", com umas boas "cañas com limon".
Depois de uma pequena visita à aldeia, abrilhantada com algumas peripécias do Zé Luís, saímos da aldeia para pedalarmos no "hermoso" trilho de "las raízes", com passagem pela "laguna de S. Marcos" para depois descermos por um trilho com uma flora fantástica, a lembrar um pouco as florestas tropicais.
Cruzámos o Rio Francia e entrámos num trilho mediático pelo Bosque de los Espejos até às "Casas del Conde".
Passada a pequena aldeia, continuámos até "San Martin del Castañar" que visitámos, sendo também um dos povoados que merece bem a pena um visita mais demorada.
Passámos seguidamente pela Ermita de Santa Lucia, pedalando pela maravilhosa "Ruta de los Curas", que nos levou até "Sequeros", mais uma bonita aldeia cravada naquele espetacular Parque Natural.
Depois de uma pequena visita à "Ermita da Virgen de Robledo" e ao "Humilhadero" seguimos até "Villanueva del Conde", que ladeámos, para entrar noutro fantástico single, o "Camino de los Prodígios", que nos levou a "Miranda del Castañar", onde chegámos por uma bonita trialeira. (calçada romana)
O nosso próximo objetivo era a aldeia de "Cepeda" e onde acabámos por efetuar uma paragem para beber mais umas "cañas" e comer "un pincho".
De "Cepeda" fomos até "El Madroñal", sempre por excelentes e divertidos trilhos e depois "Herguijuela de la Sierra".
Aqui a rapaziada, bastante acalorada, não teve meias medidas e submergiu num tanque de fonte pública, em busca de fresquidão, pois as temperaturas quase rondavam os 50º.
A saída da aldeia foi feita por uma "parede", que nos levou ao "Molino de la Dehesa" e a partir daqui, seguiu-se uma longa subida por uma das encostas da Sierra de Francia, com uma envolvente panorâmica, simplesmente fantástica. Ficou na retina aquela bonita Sierra del Castillo.
Foram kms de lentas pedaladas, até alcançarmos um tanque de água límpida e cristalina, ali no meio de nenhures. Catchapun!!! . . .ninguém hesitou. E que fresquinha que ela estava. Um grande banho em altitude . . . não é todos os dias e, com aquela paisagem . . . mais parecia uma miragem!!!
Sempre contornando as encostas da serra, passámos mesmo abaixo do penedo do Santuário da Penha de Francia, para entrarmos seguidamente numa adrenalínica trialeira, em zig zag, que nos levou até a uma secção do GR10, que seguimos até ao pequeno PR que circunda o Camping onde estávamos alojados, em "El Casarito".
Chegámos um pouco cansados, mas repletos de aventura e bons momentos. Com o olhos ainda carregados de maravilhosas paisagens, as bikes carregadas de pó dos fantásticos trilhos percorridos e ainda um pouco "tremelicantes" da adrenalina das muitas trialeiras e numerosos singles por onde deambulámos.
Depois dum banhinho retemperador e de nos "mandarmos" a uma bela Paella, pois no dia seguinte tínhamos mais um belo percurso de puro divertimento pela "Senda de Alfonso XIII"

Fiquem bem.
Vemo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC

Galeria Fotográfica

 

www.flickr.com
antoniojsantoscabaco Sierra da Penha de Francia e Parque Natural de las Batuecas photoset antoniojsantoscabaco Sierra da Penha de Francia e Parque Natural de las Batuecas photoset

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela ...

PPS PR1 e PR2 - Caminho de Xisto do Fajão e Ponte de Cartamil,"

"Eu escolho viver, não apenas existir." (James Hetfield) Em dia de mais uma das minhas caminhadas, sempre na companhia da minha cara metade e excelente companheira nestas minhas passeatas pela natureza, fomos até à bonita Aldeia de Xisto de Fajão. Fajão, é uma aldeia de contos, que convive com as escarpas quartzíticas dos Penedos de Fajão, encaixada numa pitoresca concha da serra, alcandorada sobre  o Rio Ceira, perto da sua nascente, cuja configuração faz lembrar antigos castelo naturais. Chegamos à aldeia pouco depois das 08h30, sob intenso nevoeiro, que nos criou alguma apreensão sobre se daríamos, ou não, inicio à caminhada. Mas a impressão era de que a neblina estava a levantar e o sol começaria a iluminar o bonito Vale sobre o Rio Ceira, rodeado pelos impressionantes Penedos de Fajão e pela Bela Serra do Açor. A beleza que ainda não à muito tempo caracterizava aquela zona, era agora um pouco mais cinzenta, depois da devastação causada pelos fogos ...

"Sobrainho da Ribeira"

"Hoje foi dia de ir passear a minha "ézinha", em andamento relaxado, pois no próximo fim de semana, tenho a minha peregrinação anual a Fátima. Dois dias de puro btt, logo com o primeiro a chegar ao final, em Constância, após 125 kms em plena comunhão com a natureza, com a bica da cerveja preta e das belas sandes de presunto, ali para os lados da Aldeia do Mato. O segundo será mais "maneirinho" e também muito mais curto, orientado ao puro divertimento, pelos fantásticos singles de Almourol e Serra D'Aire. Saí de casa já um pouco tarde, com os ponteiros do relógio quase a posicionarem-se nas 08h30. Rumei ao Cabeço do Infante, com passagem pela Taberna Seca e Vilares e, ali efetuei a primeira paragem para o cafezinho matinal. Sempre de forma descontraída, continuei as minhas pedaladas passando Sarzedas e descendo ao cruzamento para o Salgueiral e Sobrainho da Ribeira. Escolhi o Sobrainho da Ribeira. Nesta bonita estradinha panorâmica, ...