quinta-feira, 4 de julho de 2013

"De "fininha" à Barragem Marechal Carmona"

Mais uma vez, eu o Jorge Palma e o António Leandro "arrancámos" do paddock da Racha para mais um passeio cicloturístico, desta vez planado até à bonita Barragem Marechal Carmona em Idanha-a-Nova.
Logo pelas 08h o termómetro já marcava 29º, ultrapassando os 40º depois das 11h00, tornando esta nossa voltinha de hoje bastante escaldante.
Rumámos aos Escalos de Baixo e parámos no Ladoeiro para a matinal dose de cafeína.
Só eu tomei café, pois os meus companheiros já só queriam era molhar o bico . . . já fervia!!!
Apreciando aquelas terras de campina, que num passado ainda recente era raro ver um palmo de terra sem cultivo, encontra-se hoje menos "povoada" de cultura, talvez devido à falta de incentivos, fomos pedalando até à Senhora da Graça, onde virámos para a Barragem.
Tínhamos planeado refrescar-nos no bar do restaurante local, mas o mesmo encontrava-se fechado.
Completámos o circuito da barragem apreciando a bonita paisagem daquela bacia hidrográfica e voltámos pelo mesmo trajeto até à Sra da Graça, subindo a Idanha-a-Nova onde acabámos por parar na pastelaria do Ecomarché, onde comi o meu pastelinho de nata acompanhado de uma bebida fresca.
Tomámos seguidamente a direção de S. Gens com passagem por Oledo com a sua terrível secção de paralelo.
Com o calor quase no seu auge subimos aos Escalos de Cima e por Escalos de Baixo, rumámos à cidade, onde entrámos pelas 12h15, com 87 kms pedalados numa manhã "acalinada".
A paragem no "laranjal" (Qta das Laranjeiras) já é quase obrigatório, onde numa pequena tertúlia de dois dedos de conversa e uma última bebida à laia de sossega, serve de despedida e marcar novos encontros.
 
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC

Sem comentários: