Avançar para o conteúdo principal

"Mourelo e Tripeiro"

Hoje, na companhia dos amigos Nuno Maia, Paulo Jalles, António Leandro e José Luís, fomos fazer uma visita de passagem pelas bonitas e peculiares aldeias do Mourelo e Tripeiro.
Saímos da cidade pelas 08h e fomos ao encontro do Zé Luís, na Lardosa, passando por Escalos de Baixo e Escalos de Cima.
Tomámos o cafezinho matinal no "Tá-se Bem", onde o Zé se nos juntou e seguimos para Louriçal do Campo com passagem pela Barragem da Marateca, um ícone de beleza aquática na região.
Cruzámos o Louriçal pela rua principal com o seu terrível empedrado e subimos ao Casal da Serra, parando na fonte à entrada da aldeia, para arriar um pouco da canseira da "magana" daquela subida.
Bebemos água fresquinha na fonte e depois de atestarmos os bidons, seguimos para S. Vicente da Beira, em cuja descida tenho sempre que parar ou abrandar, para com mais atenção apreciar aquela bela panorâmica até perder de vista e com a Barragem do Pisco a sobressair como uma estampa, naquela magnânima paisagem.
Parámos na pastelaria junto aos bombeiros para nos refrescarmos com umas colas e uns ice teas e eu, como já vem sendo habitual, não abri mão do meu pastelinho de nata.
Uns bons minutos de conversa na esplanada, deram-nos de novo ânimo para continuarmos o nosso passeio de hoje.
Seguimos depois pelo Casal da Fraga e Pereiros, entrando depois na estreita e panorâmica estradinha municipal em direção ao Mourelo, uma pequena aldeia, quase desprovida de habitantes e onde quase sempre me engano, no labirinto das suas estreitas ruelas.
Lá demos com a saída e fomos até à também castiça Aldeia do Tripeiro, cravada numa pequena encosta e banhada pela ribeira com o mesmo nome.
Até ao Sobral do Campo, foi um constante sobe e desce e a partir dali, as dificuldades praticamente desapareceram, para numa pedalada mais fluída, rapidamente chegarmos a Tinalhas.
Descemos à Póvoa de Rio de Moinhos onde nos despedimos do Zé Luís, que seguiu para a Lardosa via Marateca e nós virámos o azimute a Cafede, para cerca das 12h30 entramos na cidade com 89 kms pedalados num bonito e panorâmico circuito.
Manhã quentinha e boa camaradagem, contribuíram para mais um belo dia de pedaladas na companhia de amigos.

Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Passeio de Mota à Serra da Lousã"

"Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela." (Albert Einstein) Dia apetecível para andar de mota, com algum vento trapalhão durante a manhã, mas que em nada beliscou este esplêndido dia de passeio co amigos. Com concentração marcada para as 08h30 na Padaria do Montalvão, apareceram o José Correia, Rafa Riscado, Carlos Marques e Paulo Santos. Depois do cafezinho tomado acompanhado de dois dedos de conversa, fizemo-nos à estrada, rumo a Pampilhosa da Serra, onde estava programada a primeira paragem. Estacionamos as motas no estacionamento do Pavilhão Municipal e demos um pequeno giro pelo Jardim da Praça do Regionalismo e Praia Fluvial, indo depois comer algo à pastelaria padaria no beco defronte do jardim Abandonamos aquela bonita vila, não sem antes efetuarmos uma pequena paragem no Miradouro do Calvário, com uma ampla visão sobre aquela vila tipicamente serra, cruzada pel