Avançar para o conteúdo principal

"V Raid Btt de Castelo Branco às Termas de Monfortinho"

Cumpriu-se ontem pela quinta vez consecutiva a ligação de Castelo Branco às Piscinas do Clube de Caça e Pesca das Termas de Monfortinho.
Um raid idealizado pelo amigo Abílio Fidalgo e que além do convívio gerado pelos participantes nestes cerca de 80 kms de percurso junta ainda os familiares que connosco partilham uma bela tarde naquela bonita piscina.
Um evento que começou em 2009 e que tinha como "brinde" no final, um fantástico almoço de bufet servido pelo "Ô Hotels & Resorts" que deliciava toda a gente.
Este ano o raid sofreu uma ligeira alteração, não havendo almoço servido no final, nem abastecimentos durante o percurso, levando as famílias a "merenda" para a piscina.
Uma ideia que me agradou bastante, pois fomenta e reforça o convívio entre os participantes e famílias.
Apenas 8 os que aderiram este ano e de todos estes anos de raid, foi para mim o mais "participativo!!!"
Não pela quantidade de participantes, mas pelo são convívio e forte camaradagem durante todo o percurso.
No final as famílias esperavam-nos como sempre com um agradável espaço previamente reservado, onde a sombra nos manteve um pouco mais frescos durante toda a tarde.
Juntaram-se mesas e merendas, uniram-se amigos e familiares e o são convívio, mostrou a correta e educada forma de socializar.
Ficou aqui provado que nem sempre sermos muitos, somos mais!!!
Este ano vi mais gente junta, mais sociabilidade e mais camaradagem entre os participantes.
Como sempre, ainda meio "remelado" lá me dirigi às Docas para me reunir ao grupo, com hora agendada para as 06h30.
Depois da malta reunida lá partimos em direção à Fonte Santa e nos Escalos de Baixo efetuámos a primeira paragem para o cafezinho da manhã,
Continuámos o nosso raid sempre em amena cavaqueira, agora em direção a Idanha-a-Nova, com nova paragem numa pastelaria onde nos refrescamos com bebida fresca e comi o meu já habitual pastelinho de nata.
A Barragem Marechal Carmona (de Idanha) esperava-nos com a sua sempre bela panorâmica, mas este ano, com as suas águas com uma coloração diferente por estar infestada de microalgas, que lhe dão aquele tom esverdeado.
Ali tirámos a fotografia de grupo e rumámos a Alcafozes onde fizemos nova paragem no Café Texas para comermos uma bela sandocha de presunto e queijo que estava divinal.
Já bem recompostos seguimos para Toulões e sem qualquer paragem continuámos para a Torre.
O calor pela campina fazia-se sentir e os 35º que marcava o meu aparelhómetro, pareciam muito mais por aquelas zonas quase descampadas.
Na Torre fomos em busca de água para beber, atestar calmebaks e bidons e também para nos refrescarmos, pois estava uma "calina" dos diabos.
Os últimos cinco quilómetros foram feitos já a pensar naquela boa água da piscina e nas belas merendas que nos aguardavam trazidas pelas famílias que nos esperavam.
Pouco antes das 13h entrámos no recinto das piscinas.
Arrumámos as bikes, tomámos um banhinho "grosso modo" e "pimba", água com eles!!!
Que bem soube aquele primeiro mergulho, o contato com as famílias e os pais com os filhos presentes.
Seguiu-se um belo e salutar convívio com merendas à disposição de toda a gente e com o Fidalgo a presentear-nos com umas "guloseimas". Umas quantas litrosas de loira e fresquinha cerveja sagres que tão bem limpou toda aquela poeira que se tinha agarrado ás nossas gargantas. Maravilha!!!
Este foi o ano em que mais tempo permaneci na piscina. Adorei o convívio e o conceito.
Conta comigo para o ano!

Fiquem bem.
Vemo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC

Comentários

Agnelo disse…
Um belo dia de BTT, pelas já conhecidas, mas sempre agradáveis paisagens raianas, com um grupo coeso de amigos. Destes, venham mais que eu vou...
Belas fotos e relato.
Abraço

Mensagens populares deste blogue

Alvaiade, Perdigão e Vila Velha de Rodão"

Hoje, com um pelotão mais numeroso, fomos tomar o cafézinho matinal à Bolaria Rodense, em Vila Velha de Rodão. Abandonamos a cidade pouco depois das 08h30 e rumamos ao Perdigão, com passagem por Sarnadas de Rodão e Alvaiade. Seguimos depois pela estradinha panorâmica que liga o Perdigão a Vila Velha de Rodão, usufruindo da bonitas paisagens sobre a Serra das Talhadas e Vilas Ruivas. Depois da pequena tertúlia na Bolaria Rodense e já com os níveis repostos, rumamos à cidade, com passagem pelo Coxerro e Sarnadas. Aqui voltamos a encontrar o Joaquim Cabarrão e o Salvado, que deram uma volta mais pequena e juntos seguimos até à entrada da cidade, onde nos voltamos a separar, pois o restante grupo foi pela variante à Carapalha. Numa manhã já bem primaveril, alinharam para esta bonita volta, além de mim, o Jorge Palma, Tó Pinto, Fernando "Caraíbas", Sr. Silva, António Leandro e o João Salavessa.  Foram 75 kms, repletos de divertidas pedaladas, na companhia deste animado grupo de …

"Hoje fomos à romaria"

A manhã acordou hoje límpida e solarenga, num bom incentivo para um bom par de pedaladas asfálticas. Quando saí da garagem já o Álvaro e o Leandro me esperavam. Juntos fomos até à Rotunda das Violetas, ao encontro do Luís Lourenço e do Nuno Eusébio. Pouco depois chegou o Jorge Palma. Para não perder a prática tive ainda que mudar a câmara de ar da minha roda traseira que vinha com um pequeno furo, originado por uma limalha. Já com a "ézinha" pronta a rodar, fizemo-nos à estrada, abandonando a cidade pela Milhã, rumo ao Juncal do Campo pela estradinha panorâmica da Quinta de Valverde. Cruzamos a aldeia e entroncamos na N.12, onde fletimos à direita, rumo ao Padrão, uma pequena aldeia que este fim de semana se encontra engalanada para a festa da Nossa Senhora da Saúde. Entramos na aldeia e fomos tomar o cafezinho matinal no bar junto ao adro da igreja, gentilmente servido por um senhor, creio que festeiro, que fez questão de oferecer os cafezinhos e que agradecemos. Descemos …

"Rota do Bucho/2016"

Pelo segundo ano consecutivo, resolvi editar a Rota do Bucho, com um passeio pelos trilhos de Malpica do Tejo, uma bonita aldeia onde tenho raízes, que termina à mesa com um belo bucho de ossos à boa moda malpiqueira. Convidei um "magote" de amigos, dos quais dezasseis disseram presente. O ponto de reunião, foi desta vez na Pastelaria Cantinho dos Sabores, na Rotunda da Racha, onde tomamos o cafézinho matinal. Pelas 08h20 partimos em pelotão auto rumo a Malpica do Tejo, onde o Rui e a Sandra Tapadas já nos aguardavam. A previsão era de vento forte e alguns aguaceiros e desta vez o S. Pedro não nos "despontou", mandou mesmo umas belas rajadas de vento e umas belas bátegas de água, que nos atingiram por três vezes, um pouco no início desta pequena aventura, sensivelmente a meio, quando estávamos à vista de um local de abrigo, a aldeia de Lentiscais e no final, em jeito de banho. Pelas 09h00, como planeado, abandonávamos a aldeia rumo ao Monte do Couto do Alberto, en…