Avançar para o conteúdo principal

"Aldeia de Santa Margarida"

Hoje, quando pelas 07h00 espreitei pela janela, a "coisa" estava um pandemónio, com o vento a dobrar as árvores do jardim do vizinho.
Mesmo assim e porque já estava decidido a ir dar umas pedaladas asfálticas, resolvi sair.
Tomei calmamente a primeira refeição do dia, vesti o fatinho das intempéries e fui buscar a minha "ézinha", a minha companheira asfáltica de muitos e muitos kms.
Resolvi ir até à Aldeia de Santa Margarida, criando um percurso circular.
Esta aldeia, situada em terras da antiga Egitânea e de acordo com alguns registos, terá nascido à volta de um velho Castro, em época remota muito anterior à formação de Portugal.
Abandonei a cidade pelas 07h45 em direção à Póvoa de Rio de Moinhos, com passagem por Caféde.
Era minha intenção parar no Café "A Flor do Outeiro", na Povoa, para o cafezinho matinal e o pastelzinho da praxe, mas desta vez fui defraudado nas minhas intenções, pois o café estava fechado. Sem stress!!
Segui pela estrada da barragem em direção à Lardosa e parei no café do "Ti Maurício" e ali bebi o cafézinho.
Tomei depois o rumo à Orca, passando pelo Vale da Torre e Zebras, bem abanado pela forte ventania, obrigando-me a concentração acrescida e mesmo a ter que tirar o pézinho do pedal uma ou outra vez, em curva mais apertada. Já tenho conduzido com "o copinho" mais direitinho do que hoje . . . livra!!!
Cheguei à Orca e continuei pelas Martianas até à Aldeia de Santa Margarida, onde à saída da povoação entronquei na N.233.
A partir daqui usufrui do vento favorável que me ajudou bastante a recuperar do esforço que tinha feito até ali. Tive alturas que até em pé tinha dificuldade em fazer subidas na ordem dos 4/5%.
Por outro lado foi uma gincana constante a desviar-me de pequenos ramos, folhagem e até algumas pernadas de árvores espalhadas pelo asfalto. De vez em quando lá levava com alguns ramos no capacete!
Em S. Miguel D'Acha voltei à esquerda e cruzei a aldeia para fazer a bonita e panorâmica estradinha que segue para Olêdo, ou Proença a Velha, depende da intenção e voltei ao vento frontal.
Passei Olêdo e a coisa melhorou um pouco, voltando a beneficiar do vento favorável a partir de S. Gens.
Nunca meio empenado tinha feito a subida ao alto da Lousa com tanta facilidade!
Entrei nos Escalos de Cima e optei por seguir pelos Escalos de Baixo, para ter um pouco mais de gozo com o empurrãozinho do vento. Era uma espécie de vingançazinha pelo que já me tinha feito sofrer.
Cheguei a casa com o ponteiro a alcançar as 12h00, debaixo de uma forte ventania, hoje imprópria para passeios velocipédicos, mas, seja como for, esta já está e agora . . . até foi giro! Inté!!!
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas" Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando. Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura. O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas. Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela &quo

"Rota do Volfrâmio <> Antevisão"

A convite do meu amigo Nuno Diaz, desloquei-me no passado sábado à bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo para marcar um percurso em gps a que chamou "A Rota do Volfrâmio". É um percurso circular inserido em paisagens de extrema beleza e percorrido em trilhos diversificados maioritáriamente ladeando a Ribeira de Bogas e o Rio Zêzere em single tracks de cortar a respiração. Soberbo!!! Como combinado, pelas 07h passei pela Carapalha, onde mora o Nuno, para partirmos na minha "jipose" em direcção à Aldeia de Janeiro de Baixo. Parámos ainda no Orvalho para bebermos o cafézinho matinal e pouco depois lá estávamos nós a estacionar a "jipose" no parque da bonita Praia Fluvial de Janeiro de Baixo. Depois de descarregar as bikes e prepararmos o material, lá abalámos calmamente em amena cavaqueira, guiados pelo mapa topográfico rudimentarmente colocado no "cockpit" da bike do Nuno, pois parte do percurso também era desconhecido para ele, pelo menos a pe

"Açudes da Ribeira da Magueija"

Com o dia a acordar liberto de chuva e com nuvens pouco ameaçadoras, juntei-me ao Jorge Palma, Vasco Soares, António Leandro, Álvaro Lourenço, David Vila Boa e Ruben Cruz na Rotunda da Racha e resolvemos ir tomar o cafezinho matinal ao Cabeço do Infante. Fomos ao encontro do Paulo Jales, que se juntou ao grupo na Avenida da Europa e lá fomos em pedalada descontraída e na conversa dar a nossa voltinha asfáltica. O dia, bastante fresco mas solarengo, convidava mesmo a um bom par de pedaladas. Passámos a taberna Seca e descemos à velha ponte medieval do Rio Ocreza, onde fomos envolvidos por um denso nevoeiro junto ao leito do rio e por um friozinho que se foi dissipando na subida aos Vilares, assim como a neblina, que nos abandonou logo que iniciámos a subida. Passámos por S. Domingos e paramos mais à frente, no Cabeço do Infante para a dose de cafeína da praxe. Dois dedos de conversa e cafezinho tomado, foi o mote para voltarmos às bikes. O David e Ruben separaram-