Avançar para o conteúdo principal

"Parque Eólico da Gardunha por Ribeira D'Eiras"

"Hoje foi dia de "punição!"
Era para ter sido no passado domingo, mas o "caparro" negou-se, com a desculpa de que ainda estava um pouco cansado do dia anterior. Tudo bem!
Mas hoje tinha que ser, pois já há um tempinho que estava para lá ir acima e hoje, foi o dia.
pelas 07h45 já seguia montado na minha "ézinha" rumo à Milhã, para entrar na N.112 por onde segui até à Portela da Lameira, com passagem pelo Salgueiro do Campo e Lameirinha.
Virei à direita e fui até Almaceda, onde parei na padaria local, para o cafezinho matinal e pastelito de nata.
Calmamente sorvi aquela pequena dose cafeínica e fui mordiscando o bolinho, enquanto, pensava nas duras rampas que tinha que enfrentar até à central elétrica lá no alto.
Atravessei a aldeia pelas suas irregulares ruas empedradas e dei início à subida para o cruzamento do Violeiro.
Passei por esta aldeia e por Rochas de Cima, antes de chegar a Ribeira D'Eiras, onde ía começar o meu pequeno suplício.
Logo ao cruza a aldeia, o "instrumento" começou logo por marcar 15%.
A longa subida, de 3 kms e pouco curvilínea, lá ia sendo conquistada, com um assopro aqui, um assopro ali, com o aparelhómetro a marcar entre os 15% e os 18 % e um par de pequenas seções a 20%.
Mas o que me fez morder mais a língua, foi os últimos 200 metros a 22%. Só tive pena de lá mesmo no alto, junto à cerca da central elétrica não haver uma relvazinha, pois era ali mesmo que me "escarrapachava" de papo para o ar.
Brincadeira à parte, a coisa doeu um bocadinho, mas tudo numa boa. Foi uma boa subida e não é nada do outro mundo . . . faz-se, mas é necessário, no meu entender, já ter alguns quilometrozitos nas pernas, antes de se fazerem à "coisa". Vale sobretudo pela soberba paisagem que se alcança lá do alto.
E é isto que me move. A pequena conquista, sim, mas sobretudo, a grandiosidade da paisagem, aquela imensa solidão inóspita, um mundo que parece só meu! 
Depois de uns bons minutos de contemplação, estava na hora de regressar.
Voltei a descer ao Violeiro e no cruzamento, virei à esquerda para a Partida e mais à frente, como se ainda não chegasse de dor, voltei à direita para o Mourelo e Tripeiro.
Mais um bom par de rampas pela bonita estrada que liga aquelas duas aldeias e a aproximação ao Sobral do Campo, onde as pernitas já acusavam um pouco o esforço.
Depois de passar pela aldeia, fui compensado pelo "sr vento" que me ajudou bastante a chegar a casa "porreirinho" e a horas de almoçar descansadinho com a minha "Maria".
Antes de entrar na cidade, com 100 kms de boas pedaladas, passei ainda por Tinalhas, Freixial e Juncal, onde virei para a estreita estradinha que vem entroncar na M.551, depois das Quinta de Valverde.
Uma esplêndida manhã de pedalada asfáltica, com passagem por alguma das bonitas e castiças aldeolas cá do nosso condado e umas boas rampitas para acomodar um pouco mais o caparro para umas aventurazitas que estão em "banho maria" e que pretendo ir fazendo ao longo do ano.
Fiquem bem.
Vêmo-nos nos trilhos, ou fora deles.
AC

Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Passeio de Mota pela Galiza"

Mesmo com a meteorologia a contrariar aquilo que poderia ser uma bela viagem à sempre verdejante Galiza, 9 amigos com o gosto lúdico de andar de mota não se demoveram e avançaram para esta bonita aventura por terras "galegas"
Com o ponto de inicio no "escritório" do João Nuno para a dose cafeínica da manhã marcada para as 6 horas da manhã, a malta lá foi chegando.
Depois dos cumprimentos da praxe e do cafezinho tomado foi hora de partir rumo a Vila Nova de Cerveira, o final deste primeiro dia de aventura.
O dia prometia aguentar-se sem chuva e a Guarda foi a primeira cidade que nos viu passar. Sempre em andamento moderado, a nossa pequena caravana lá ia devorando kms por bonitas estradas, algumas com bonitas panorâmicas.
Cruzamos imensas aldeias, vilas e cidades, destacando Trancoso, Moimenta da Beira, Armamar, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Parada de Cunhos, Mondim Basto e cabeceiras de Basto, onde paramos para almoçar uma bela "posta", que es…

"Uma visita a Belgais"

Ontem foi dia de passeio asfáltico em solitário e decidi ir fazer uma visita a Belgais.
Apesar da ameaça de chuva da meteorologia, quando espreitei pela janela, o dia estava bastante bonito e solarengo. Bora lá pedalar!!!  Vesti o fatinho de licra e fui buscar a minha "ézinha", que está sempre prontinha para ser montada .  . por mim, claro, nada de confusões!!! Eram 9h00 quando me fiz à estrada em direção aos Escalos de Baixo. Pedalada calma, de cabeça levantada e a apreciar tudo o que se passava em meu redor . . . como eu gosto. Quando chego a casa gosto de ter sempre algo para contar sobre o que vi e não apenas os dados contabilizados pelo meu ciclo computador ou aplicação do telemóvel. Nos Escalos de Baixo parei no Café "O Lanche" e ali bebi o cafezinho matinal, enquanto trocava umas palavras com o João, ficando a saber que o antigo Restaurante "O Chafariz" vai por ele ser reaberto, lá para o final deste mês, início de Novembro, mantendo o belo leitão …

"Passeio de moto pelo Alto Douro Vinhateiro"

"O que é bonito neste mundo, e anima, é ver que na vindima de cada sonho fica a cepa a sonhar outra aventura."
(Miguel Torga)
Com a  excelente companhia dos amigos Luís Miguel, João de Deus e Marta Farias, fomos "desbravar" algumas das encantadoras estradinhas panorâmicas do Alto Douro Vinhateiro.
A saída foi programada para as 07h00 e, já na companhia do Luís Miguel, fomos até Penamacor, onde o João e a Marta já nos aguardavam junto às bombas de combustíveis locais.
Já agrupados rumamos ao norte cruzando Meimoa, Vale da Srª da Povoa, Terreiro das Bruxas, Santo Estevão e Sabugal.
A partir desta vila e com a bonita visão do seu famoso castelo das cinco quinas, entramos em terras de Ribacoa, onde o frescura matinal nos atormentou um pouco e nos fez reconhecer que o verão já lá vai e as temperaturas vão já sofrendo metamorfoses, sobretudo em algumas zonas e, esta é uma delas.
Logo após abandonarmos o Sabugal, viramos à direita para as Quintas de S. Bartolomeu e por Rap…